CAMPEÕES PELO BRASIL: Campeões estaduais não mantêm forma e sofrem no Brasileiro

Maioria dos times que brilharam nos Estaduais e nas Copas de início de ano não conseguem manter sequência e passam sufoco no Brasileiro

Marcada por grandes rivalidades, provocações e grandes jogos, a temporada de 2015 do futebol brasileiro mal chegou ao fim e já começa a deixar saudades

0002050134328 img

Campinas, SP, 30 (AFI) – Marcada por grandes rivalidades, provocações e grandes jogos, a temporada de 2015 do futebol brasileiro mal chegou ao fim e já começa a deixar saudades. Em um ano que muitos escândalos políticos vieram à tona no mundo do futebol, inclusive no Brasil, e que a casa caiu para muitos cartolas, a bola não deixou de rolar com emoção nos gramados pelo Brasil e você irá conferir todos os campeões espalhados pelo país.

Os Campeonatos Estaduais deram início à temporada 2015 e foram neles que alguns clubes já demonstraram que teriam um bom ano, caso do Santos, do Atlético-MG e do Santa Cruz, por exemplo. Mas os estaduais também deram impressões erradas sobre o ano de alguns times, caso do Vasco, campeão carioca, mas que acabou sendo rebaixado para a Série B do Brasileirão.

Comemoração vascaína do título carioca

Comemoração vascaína do título carioca

Após a realização da Copa do Nordeste e da Copa Verde, tiveram início as competições nacionais. Com hegemonia das equipes paulistas e um ano para ser esquecido pelos cariocas, as principais competições nacionais, divisões do Brasileiro e Copa do Brasil, tiveram seus destaques.

ESTADUAIS
Foram 27 torneios Estaduais espalhados por todos os estados do Brasil em 2015.

Um dos mais tradicionais do Brasil, o Campeonato Baiano teve uma final bastante peculiar. Bahia e Vitória da Conquista fizeram a final em dois jogos. Após o resultado de 3 a 0 para o Vitória da Conquista na ida, parecia que iria pintar uma zebra no Baiano, mas o Bahia superou as expectativas e venceu a partida de volta por 6 a 0. A decepção do campeonato foi o Vitória, que caiu nas quartas-de-final.

Em uma temporada de altos e baixos, o Ceará, campeão da Copa do Nordeste, não teve o mesmo sucesso no estadual. Na grande final, o Fortaleza se deu melhor sobre os rivais Alvinegros, vencendo por 4 a 3 no agregado, e ficou com o título do Campeonato Cearense.

Galo tem dificuldades, mas bate Caldense e leva a taça

Galo tem dificuldades, mas bate Caldense e leva a taça

O Campeonato Mineiro teve uma equipe carismática chegando bem perto do título. A Caldense lutou até os últimos minutos contra o Atlético na grande final, mas não deu pra equipe Alviverde. Com vitória de 2 a 1 no agregado e muitas reclamações contra a arbitragem, o Galo levou a melhor na final e deu o primeiro indicio de que teria um bom ano.

O ano de 2015 foi assustador para o futebol Carioca, com um rebaixado em cada divisão do nacional, o estado teve a sua melhor campanha na Copa do Brasil, com o Fluminense chegando à semifinal, e nenhum outro destaque. No estadual o Vasco iniciou seu bom desempenho em clássicos no ano e fez diferente do restante da temporada, ganhando do Botafogo na final.

O Internacional ficou com a taça do Campeonato Gaúcho. A final esperada se concretizou e os Colorados bateram o Grêmio pela soma de 2 a 1 em dois jogos na grande decisão.

Palmeiras e Santos tiveram uma guerra de egos durante esse ano mais acirrada do que o normal. Essa briga cheia de provocações entre as duas equipes teve início no Campeonato Paulista. Com o resultado final de 2 a 2, a decisão do Paulistão não pôde ser decidida com a bola rolando. Nas penalidades, o Santos foi impecável, venceu o Palmeiras por 4 a 2 e segurou o caneco.

COPAS
Liderado por Magno Alves, o Ceará ficou com o título da Copa do Nordeste ao bater o Bahia por 3 a 1 na final. Depois disso, o Vovô decaiu e lutou contra o rebaixamento na Série B do Brasileirão até a última rodada.

Em sua segunda edição, a Copa Verde teve como campeão o Cuiabá, que passou pelo Remo em uma final de muitos gols. Após perder por 4 a 1 na ida, o Cuiabá venceu por 5 a 1 em seu estádio e levou a melhor, 6 a 5 no agregado.

Com muita provocação, Palmeiras vence o Santos na final da Copa do Brasil

Com muita provocação, Palmeiras vence o Santos na final da Copa do Brasil

Em meio à muitas provocações na reedição da final do Paulistão, o Palmeiras foi para os pênaltis e se vingou do Santos na final da Copa do Brasil. O título valeu uma vaga na Copa Libertadores da América e foi o tricampeonato do Palmeiras, que já tinha conquistado a copa duas vezes, em 1998 e 2012.

CAMPEONATO BRASILEIRO
Juntando velhos conhecidos do futebol nacional, como Rogério Ceni, Dida, Zé Roberto, Marcelinho Paraíba e outros nomes, com jovens promissores que chamaram a responsabilidade, como Alisson, Lincoln, Marlon e Gabriel Jesus, o Brasileirão teve um ano de grandes partidas e de boa qualidade técnica. Houve também uma invasão de argentinos, 22 disputaram a competição este ano.

Corinthians quebra recordes no Campeonato Brasileiro

Corinthians quebra recordes no Campeonato Brasileiro

O título da Competição ficou com o imbatível Corinthians. Dono do melhor ataque, com 71 gols, da melhor defesa, com apenas 31 gols sofridos, o Timão passou o Cruzeiro e agora é o campeão com mais pontos desde que os pontos corridos passaram a ter 20 clubes: a campanha vitoriosa rendeu ao time de Tite 81 pontos.

Na Série B o Botafogo não decepcionou e ficou com o título sem tomar muitos sustos. Santa Cruz, Vitória e América-MG acompanharam o clube carioca e garantiram o acesso para a elite do nacional.

O Vila Nova atropelou o Londrina fora de casa na grande decisão da Série C e ficou com o título da competição. Além de Londrina e Vila Nova, Tupi e Brasil de Pelotas ficaram com o acesso.

Fechando as divisões dos Nacionais, a Série D teve uma equipe tradicional levando seu caneco. Com muito sofrimento, o Botafogo de Ribeirão Preto segurou o 0 a 0 na volta contra o River-PI e ficou com o título após o resultado de 3 a 2 no jogo de ida. Ypiranga-RS e Remo também subiram para a Série C.

CONFIRA OS CAMPEÕES PELO BRASIL
Acre: Rio Branco
Alagoas: CRB
Amapá: Santos
Amazonas: Nacional
Bahia: Bahia
Ceará: Fortaleza
Distrito Federal: Gama
Espírito Santo: Rio Branco
Goiás: Goiás
Maranhão: Imperatriz
Mato Grosso: Cuiabá
Mato Grosso do Sul: Comercial
Minas Gerais: Atlético Mineiro
Pará: Remo
Paraíba: Campinense
Paraná: Operário Ferroviário
Pernambuco: Santa Cruz
Piauí: River
Rio de Janeiro: Vasco
Rio Grande do Norte: América
Rio Grande do Sul: Internacional
Rondônia: Genus
Roraima: Náutico
Santa Catarina: Figueirense
São Paulo: Santos
Sergipe: Confiança
Tocantins: Tocantinópolis
Copa Paulista: Linense

Campeonato Brasileiro: Corinthians; Série B: Botafogo; Série C: Vila Nova; Série D: Botafogo-SP

Copa do Nordeste: Ceará

Copa Verde: Cuiabá

Copa do Brasil: Palmeiras