Campeão paulista em 1990, Bragantino completa 90 anos de história

Em 1943 o clube estreia no Campeonato Amador do Interior, enquanto no ano seguinte conquistou o Campeonato Municipal

Em 1943 o clube estreia no Campeonato Amador do Interior, enquanto no ano seguinte conquistou o Campeonato Municipal

0002050287335 img

Bragança Paulista, SP, 08 (AFI) – Campeão paulista em 1990 e vice-campeão brasileiro no ano seguinte, o Clube Atlético Bragantino completa 90 anos de fundação nesta segunda-feira.

Fundado por formadores de um tradicional time amador de Bragança Paulista -o Bragança Futebol Clube- nesta data de 1928, o Bragantino realizou a sua primeira partida somente em 23 de julho de 1933. No mesmo ano, foi inaugurado o campo denominado de Marcelo Stéfani, ex-presidente do time, que posteriormente, em 2009, veio a ser alterado para Nabi Abi Chedid, também ex-presidente e pai do atual, Marquinho Chedid.

Em 1943 o clube estreia no Campeonato Amador do Interior, enquanto no ano seguinte conquistou o Campeonato Municipal. No Campeonato Paulista, a sua primeira participação foi em 1949 na Segunda Divisão, equivalente a Série A2.

Bragança Paulista está em festa pelos 90 anos do Bragantino (Foto: Facebook Atlético Clube Bragantino)

Bragança Paulista está em festa pelos 90 anos do Bragantino (Foto: Facebook Atlético Clube Bragantino)

Após anos seguidos alcançando resultados expressivos, mas sem levantar o troféu a primeira grande conquista foi em 1965, com Nabi Abi Chedid na presidência, quando conquistou o título deste torneio diante do Barretos e carimbou a sua vaga à elite estadual do ano seguinte.

Na primeira divisão estadual o time ficou apenas por uma temporada, e logo retornou à Segunda Divisão, onde ficou até 1971. Porém, uma das melhores fases do Bragantino foi a partir do final da década de 1980, quando o clube conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro de 1989 contra o São José.

AUGE DO MASSA BRUTA
No ano seguinte, o Bragantino despontou no Campeonato Paulista e, comandado pelo técnico Vanderlei Luxembugo e com Mauro Silva entre um de seus destaques, o time do interior conquistou o título na decisão diante do Novorizontino. Na sequência, em sua estreia na elite nacional, o time ficou em oitavo entre os 20 clubes que disputavam.

Em 1991, Carlos Alberto Parreira substituiu Luxemburgo no comando técnico e, com a permanência do elenco campeão paulista, a equipe melhorou seu desempenho no torneio nacional. Ficou na segunda colocação da primeira fase, eliminou o Fluminense nas semifinais e foi derrotado pelo São Paulo, obtendo o vice-campeonato nacional. A estreia em torneios internacionais foi em 1993, quando enfrentou o Grêmio na Copa Conmebol. Após dois empates, o Bragantino foi derrotado nas penalidades.

ALTOS E BAIXAS
Em uma fase complicada, o Bragantino foi rebaixado para a A2 em 1995 e teve o descenso para a segunda divisão nacional em 1998. Quatro anos depois, em 2002, disputou a Série B do Brasileirão após ser novamente rebaixado. Na Série C do ano seguinte, ficou em sexto entre 93 times, mas sem obter o acesso.

Com o acesso no estadual em 2005 diante do comando do técnico Marcelo Veiga, o Bragantino permaneceu na elite do Paulistão até 2015. Em nove anos, foi semifinalista em 2007. A volta para a Série B do Brasileirão veio em 2008, sendo que em 2011 o time disputou até a última rodada o acesso para a primeira divisão. Na Copa do Brasil, a estreia foi em 2002, sendo a melhor participação em 2014, quando chegou as oitavas e tendo eliminado o São Paulo anteriormente.

Após o rebaixamento no Paulista de 2015, o ano seguinte também não foi dos melhores, já que caiu para a Série C. Entretanto, o ano de 2017 voltou a reanimar os torcedores alvinegros com o vice-campeonato do Paulistão A2 Itaipava e a vaga garantida no Paulistão Itaipava de 2018.