Campeão da primeira edição da Copa Paulista, Paulo Roberto segue livre no mercado

Quando o assunto é conquistar vagas em competições nacionais, Paulo Roberto tem um currículo extenso

Esse foi um dos títulos mais expressivos da carreira de Paulo Roberto, que atualmente está livre no mercado e tem o desejo de voltar a disputar a competição nesta temporada

Copa Paulista
Foto: Arquivo Pessoal

São Paulo, SP , 17 (AFI) – Neste último final de semana teve início a Copa Paulista 2025, com 22 clubes em busca do título que garante vagas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro. Criada em 1999, a competição já teve diversos nomes, como Copa Estado de São Paulo, Copa Coca-Cola e Copa Federação Paulista de Futebol.

Desde 2008, passou a se chamar oficialmente Copa Paulista, e o primeiro técnico campeão sob o novo formato foi Paulo Roberto, conhecido como “Rei do Acesso”. Na ocasião, ele comandava o Atlético Sorocaba-SP e teve uma campanha memorável: 26 jogos, com 13 vitórias, 10 empates e apenas 3 derrotas. Na final, enfrentou o XV de Piracicaba e, com uma sequência de 19 jogos de invencibilidade, venceu por 3 a 2 no estádio Barão de Serra Negra, calando os mais de 20 mil torcedores presentes.

Cnbs9wLI image

TÍTULO MAIS EXPRESSIVO DE PAULO ROBERTO

Esse foi um dos títulos mais expressivos da carreira de Paulo Roberto, que atualmente está livre no mercado e tem o desejo de voltar a disputar a competição nesta temporada. Sua participação mais recente foi em 2023, comandando o próprio XV de Piracicaba, onde fez grande campanha: chegou à semifinal de forma invicta em 13 jogos e ficou mais de 810 minutos sem sofrer gols.

“É uma competição especial para mim, pois conquistamos um título inédito para o clube, e ainda mais inédito foi garantir uma vaga na Copa do Brasil. Era uma edição com 32 dos clubes mais tradicionais do estado de São Paulo”, relembrou Paulo Roberto.

O treinador também esteve à frente do São José na Série A2 do Campeonato Paulista, assumiu o time a três pontos da zona de rebaixamento e o conduziu até as quartas de final. Antes disso, comandou o Uberlândia-MG no Campeonato Mineiro da Primeira Divisão. Apesar de ter deixado o clube invicto, foi o principal responsável pela montagem do elenco que chegou à final do Troféu Inconfidência. Recentemente, recebeu proposta para disputar a Série D do Brasileiro, mas não houve acerto. Agora, mira o retorno à tradicional Copa Paulista.

CONQUISTAS E ACESSOS

Quando o assunto é conquistar vagas em competições nacionais, Paulo Roberto tem um currículo extenso. Já garantiu três vagas na Série D e três vagas na Copa do Brasil, com destaque para o vice-campeonato da Copa Paulista com o Rio Claro-SP e o título da Copa Paulista com o Atlético Sorocaba, além de campanhas sólidas com o São Bento no Paulistão.

ACESSOS:

  • 1988 – Pouso Alegre: 2ª Divisão de MG → 1ª Divisão
  • 1989 – Minas Boa Esperança: 2ª Divisão de MG → 1ª Divisão
  • 1993 – Unaí: 2ª Divisão de MG → 1ª Divisão
  • 2001 a 2007 – Rio Claro-SP: Da 5ª à Série C do Brasileiro
  • 2013 – Rio Claro: Acesso à 1ª Divisão Paulista
  • 2014 a 2017 – São Bento: Série D → Série B
  • 2022 – São Bento: Paulista A2 → A1
  • 2022 – Pouso Alegre: Série D → Série C

Títulos:

2012 – Campeão do Interior – Arapongas-PR (vaga para Copa do Brasil e Série D)

1988 – Campeão Mineiro 2ª Divisão – Pouso Alegre-MG

1989 – Campeão Mineiro 2ª Divisão – Minas Boa Esperança

1994/1998 – Bicampeão – Gama-DF

2002 – Campeão Paulista Série B1 – Rio Claro

2007 – Campeão Troféu Lúcia Penedo – Paysandu-PA

2008 – Campeão Copa Paulista – Atlético Sorocaba-SP

Confira também: