"Bugrinos" estreia no cinema em Campinas e em DVD para todo Brasil
O longa metragem do Guarani Futebol Clube começa a ser vendido em DVD e será exibido em três cinemas
Campinas, SP, 26 (AFI) – O filme “Bugrinos” nasce pioneiro. Fruto da paixão pelo clube campineiro, o filme aborda diversos episódios e relata passagens de destacados jogadores em momentos decisivos na trajetória do Guarani Futebol Clube. A partir de 27 de março, além do início da exibição nos cinemas, o DVD do documentário estará disponível para compra.
Para quem quer assistir nos cinemas, o filme será exibido no MIS nos dias 27/03 e 02/04 e no Cine Topázio em 31/03. Os torcedores também poderão conferir o documentário no auditório do Memorial do Guarani em 28/03, 29/03, 04 e 05/04. Para quem quer garantir sua cópia, o DVD será vendido na loja virtual do Guarani com entrega para todo Brasil e na loja fisica do clube.
Quem mora em Campinas poderá adquirí-lo nas bancas do Alemão (Rua General Osório, 986 – Centro), do Careca (Rua 13 de maio, próximo à Igreja Catedral) e do Bosque (Avenida Moraes Sales, 1748). Os bugrinos que comprarem o DVD também levam um compilado dos gols mais bonitos da história do Guarani, como o marcado por Zenon na Copa Libertadores de 1979 e o de bicicleta de Luisão contra o Esporte Clube Bahia no Campeonato Brasileiro de 1994.
Projeto selecionado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas, mantido pela Prefeitura Municipal, o filme reúne depoimentos de quem participou dos grandes momentos do time e do clube nos últimos 100 anos. O documentário recupera episódios relevantes, como a ascensão do clube à primeira divisão do futebol paulista em 1950, o trabalho do técnico Carlos Alberto Silva para levar o time ao campeonato brasileiro, o protagonismo das torcidas e a participação de renomados craques na construção de uma história recheada de esforço, dedicação e conquistas.

Através de um extenso trabalho de pesquisa e de produção, “Bugrinos” combina a cinematografia digital em alta definição captada por câmeras de última geração com imagens garimpadas em arquivos de emissoras de televisão do País. O filme conta com o registro da paixão de torcedores pelas câmeras que gravaram as mais recentes campanhas do Guarani.
O documentário exigiu uma edição cuidadosa, que procurou encaixar cada informação visual numa narrativa ritmada e rica em detalhes sobre os personagens selecionados. Dois encontros ilustram a conquista do título de campeão brasileiro do clube de 1978. Carlos Alberto Silva, técnico do time, e Careca, centroavante, relembraram aquele momento na companhia de torcedores que vibraram com a vitória sobre o Palmeiras no estádio Brinco de Ouro da Princesa.
O filme também recorda momentos polêmicos, como a final do Brasileiro de 1986 contra o São Paulo. O jogo foi rememorado por torcedores e João Paulo, ponta esquerda do time na época, no tradicional restaurante Rosário, em Campinas. Neto explicou a maluquice de fazer um gol de bicicleta em plena final de Campeonato Paulista. E da fase mais recente, Amoroso, talento revelado no Guarani, relembrou seu golaço na vitória de 4×0 em cima do Santos, no Brasileiro de 1994.
“O Guarani sempre foi um protagonista do futebol brasileiro, e possui uma história muito bonita, vivida dentro de campo e nas arquibancadas. Por isso, considero o documentário um registro importante da história do futebol no Brasil e da paixão que os brasileiros possuem por seus clubes”, detalha Samir Cheida, diretor e idealizador do documentário.
O documentário lembra os momentos de vitória do Guarani para refletir o momento que o clube vive e pensar novos caminhos para o futuro. O filme se encerra ao registrar a semifinal do Campeonato Paulista de 2012, último grande momento do Guarani.





































































































































