São Bento avalia duas propostas de SAF; Brunoro apresenta projeto em Sorocaba

Segundo apurado pelo FI, nesta proposta, Brunoro seria o responsável pela gestão da área esportiva da nova SAF

O nome da empresa interessada, no entanto, não foi divulgado. A diretoria do São Bento ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto

São Bento
Foto: Divulgação/Palmeiras

Sorocaba, SP , 31 (AFI) – O tema SAF (Sociedade Anônima do Futebol) volta a ser pauta no São Bento. Nesta semana, estão previstas as apresentações de duas propostas para transformar o clube centenário de Sorocaba em uma SAF, segundo apuração do Futebol Interior junto à fontes do clube.

Entre as manifestações de interesse enviadas à diretoria executiva — e repassadas ao Conselho Deliberativo, responsável por analisar a viabilidade do negócio — destaca-se uma proposta que conta com a participação do CEO José Carlos Brunoro, conhecido por sua atuação na “época de ouro” da parceria Palmeiras/Parmalat.

BRUNORO EM SOROCABA

Brunoro esteve em Sorocaba no dia 30 de julho, acompanhado de um representante do grupo interessado, para apresentar o projeto aos conselheiros e demais membros do clube. Segundo apurado pelo FI, nesta proposta, Brunoro seria o responsável pela gestão da área esportiva da nova SAF.

O nome da empresa interessada, no entanto, não foi divulgado. A diretoria do São Bento ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

OUTRA PROPOSTA EM ANÁLISE

Além da proposta liderada por Brunoro, uma segunda empresa também demonstrou interesse e deve apresentar seu projeto nesta semana, possivelmente na quinta-feira (31), a conselheiros e dirigentes do São Bento.

Com isso, caberá à diretoria executiva e ao Conselho Deliberativo avaliar ambas as propostas e se posicionar sobre o futuro do clube em relação à transformação em SAF.

HISTÓRICO DE NEGOCIAÇÕES FRUSTRADAS

Não é a primeira vez que o São Bento se aproxima da criação de uma SAF. Em fevereiro do ano passado, o empresário Rubens Takano, proprietário do AVS Futebol SAD, de Portugal, chegou a oferecer R$ 40 milhões por 90% das ações do clube. No entanto, o negócio não foi concretizado.

Em março deste ano, uma nova negociação surgiu, dessa vez com o Flashforward Group, que tem entre seus sócios o ex-jogador Zé Roberto. A proposta, de R$ 130 milhões pelo mesmo percentual, chegou a ser aprovada pelo Conselho, mas também não saiu do papel.

BRUNORO: DO VÔLEI À GESTÃO NO FUTEBOL

José Carlos Brunoro, que pode assumir a gestão esportiva em uma eventual SAF do São Bento, tem uma carreira de destaque tanto no voleibol quanto no futebol brasileiro. No vôlei, foi treinador da Pirelli e da Seleção Brasileira, conquistando oito títulos nacionais entre 1981 e 1988, além de dois títulos sul-americanos (1981 e 1983).

No futebol, Brunoro foi diretor de esportes da Parmalat na América Latina entre 1992 e 1997, período em que a empresa italiana mantinha uma parceria com o Palmeiras. Sob sua gestão, o clube conquistou três Campeonatos Paulistas (1993, 1994 e 1996) e dois Campeonatos Brasileiros (1993 e 1994).

Sua atuação foi marcada pela profissionalização do futebol brasileiro e por grandes investimentos que se estenderam até 2000. De 2003 a 2013, Brunoro também atuou como diretor do Pão de Açúcar Esporte Clube (atual Audax), além de passar pelo Desportivo Brasil, Goiás e Chapecoense, onde trabalhou como consultor.