Série D: Briga entre artilheiros esquenta com o início da segunda fase

No topo da artilharia está Marcelo Toscano, camisa 9 do ASA de Arapiraca. Toscano marcou nove dos 27 gols do time alagoano

Na segunda colocação, dividida entre cinco jogadores, está o folclórico Ciel, do Ferroviário. Dos 15 gols do Tricolor da Barra, Ciel fez oito — mais de 50% do total

Série D
Foto: @apollofotografiaefilms

Por: Rivail Oliveira

Campinas, SP , 29 (AFI) – Encerrada a primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D, agora com os 32 times classificados para a fase de mata-mata, que começa no próximo final de semana, as atenções da quarta divisão se voltam também para a disputa pela artilharia da competição. A briga pelo título de goleador está acirrada.

NA LIDERANÇA, TOSCANO DO ASA

No topo da artilharia está Marcelo Toscano, camisa 9 do ASA de Arapiraca. Toscano marcou nove dos 27 gols do time alagoano. Veterano, com 40 anos, tem passagens por várias equipes do futebol brasileiro, como Gama e Portuguesa (RJ).

Também atuou pelo Oeste Barueri, onde fez dois gols em 2023, além de Mirassol, Paulista de Jundiaí e União São João de Araras. Revelado pelo Santos em 2003, teve sua melhor temporada em 2023, marcando 15 gols pela Portuguesa-RJ.

CIEL, DO FERRÃO

Na segunda colocação, dividida entre cinco jogadores, está o folclórico Ciel, do Ferroviário. Dos 15 gols do Tricolor da Barra, Ciel fez oito — mais de 50% do total. Aos 43 anos, o atacante tem uma longa trajetória pelo futebol brasileiro e internacional.

Sua melhor campanha recente foi em 2022, com 18 gols pelo Tombense. Pelo Ferroviário, nas últimas três temporadas, marcou 48 gols. No Sampaio Corrêa, em 2021, fez 11 gols. Artilheiro nato e exímio cobrador de faltas, Ciel nunca atuou no futebol paulista. Foi revelado em 2003 no Porto de Pernambuco, após passagem pelo Santa Cruz.

GEOVANE, DO ZECA

Também com oito gols, Geovane Gomez é destaque do São José-RS. Ele soma 14 gols na temporada pelo time gaúcho, sendo oito no Brasileiro. Aos 30 anos, vive uma das melhores fases da carreira. Geovane jogou no Manauara, Caxias, Novo Hamburgo e até no futebol dos Emirados Árabes, onde fez cinco gols. No Pelotas, chegou a marcar 18 gols em uma temporada.

GOLEADOR DO TREM

Jonas Silva, com oito gols, foi destaque pelo Trem-AP, apesar de a equipe não ter avançado de fase. Ele marcou oito dos 23 gols do time do Amapá. Aos 34 anos, Jonas é artilheiro tradicional do futebol do Norte. Em 2024, marcou oito gols pelo Princesa, e em 2022 fez cinco pelo Parintins.

ARTILHEIRO DO SERTÃO

Outro com oito gols é Júnior Mandacaru, goleador do Altos-PI. O atacante marcou oito dos 22 gols do time piauiense. Aos 32 anos, natural de João Pessoa, Mandacaru já soma 12 gols em 16 jogos na temporada. Revelado pelo Santos da Paraíba em 2012, passou por Miramar e Treze-PB, e se destacou no CSP, com 11 gols em 2021. Atuou por Icasa, River-PI e brilhou no Maracanã-CE em 2024, com seis gols.

GOLEADOR DA TUNA

Fechando a lista dos jogadores com oito gols está Ronaldy, de 28 anos, artilheiro da Tuna Luso Brasileira. Já marcou 10 gols em 2024, sendo oito pela Série D. Com passagens por vários clubes do Rio de Janeiro, brilhou no Campo Grande em 2020, com 12 gols em 15 jogos.

ARTILHEIRO DA INTER DE LIMEIRA

Entre os jogadores com sete gols está Miguel Bianconi, da Inter de Limeira. Dos 21 gols do Leão, ele marcou sete — um terço do total. Aos 33 anos, Bianconi, ítalo-brasileiro revelado pelo Palmeiras em 2007, rodou o mundo: Coreia do Sul, Japão, Romênia, Grécia, Espanha, Tailândia e Bolívia. Em 2024, já soma 10 gols em 14 partidas pela Inter.

GOLEADOR DA LUSA

Outro nome forte é Cristiano, atacante da Portuguesa. Fez sete dos 22 gols da Lusa no campeonato. Aos 38 anos, atua como meia e já marcou 14 gols nas últimas duas temporadas pelo clube.

Revelado pelo Coritiba em 2005, passou por Toledo, Marcílio Dias, Chapecoense e Juventude. No exterior, brilhou no Red Bull Salzburg (Áustria) e teve grande fase no Kashiwa Reysol (Japão), com 94 gols entre 2015 e 2021. Antes da Lusa, jogou pelo Paraná Clube, onde fez quatro gols em 2024.

GTA, GOLEADOR DA ÁGUIA PARAENSE

Daniel GTA marcou sete gols pelo Águia de Marabá, principal referência ofensiva da equipe, mesmo sem classificação. No total, já fez 11 gols na temporada. Com passagens pelo futebol pernambucano e paulista, atuou por Assisense e Manthiqueira. No Guarani-SE, em 2024, balançou as redes 13 vezes em 13 jogos.

HOMEM GOL CAPIXABA

Diego Fernandes, do Rio Branco-ES, também tem sete gols. Dos 19 gols do Capa-Preta, sete foram dele. Aos 23 anos, revelado pelo Atlético-GO, Diego já teve bons momentos no Atlético de Três Corações (9 gols) e passou por Tombense, Coimbra-MG e Nova Venécia, onde marcou seis vezes.

GOLEADOR DO CAMALEÃO

No Aparecidense, Kaio Nunes é o homem-gol. Dos 32 gols do time, marcou sete. Revelado pelo Brasília em 2013, passou por Goianésia, Goiás, Ituano, Paraná, Brasiliense, Real Brasília, América-RN e CSA até chegar ao Camaleão.

ARTILHEIRO DO ROBÔ

Encerrando a lista, Manoel, do Manauara-AM, marcou sete dos 27 gols do “Robô amazonense”. Aos 36 anos, teve passagens por Camboriú, Anapolina e Anápolis. No exterior, jogou no Penafiel (17 gols) e Braga (9 gols), ambos de Portugal. No Brasil, brilhou no Altos-PI entre 2016 e 2022, com 75 gols, e no Cascavel, onde fez cinco gols em 2023.

Confira também: