Brasileiro, preparador físico do Twente fala sobre pré-temporada do clube holandês
Natural de Holambra-SP, Schoenmaker trabalhou em clubes como Guarani e Primavera
A temporada do Twente, equipe holandesa da primeira divisão começou com um brasileiro na preparação física, Alessandro Schoenmaker já está na Europa há quase dez anos.
Campinas, SP, 23 (AFI) – Jogadores brasileiros na Europa são comuns. No entanto, treinadores e outros profissionais da comissão técnica nem tanto, mas existem. A temporada do Twente, equipe holandesa da primeira divisão começou com um brasileiro na preparação física, Alessandro Schoenmaker já está na Europa há quase dez anos.

O campineiro falou sobre o trabalho visando à temporada que irá se iniciar.
“A pré-temporada 2013/14 iniciou dia 26 de junho exatamente apos quatro semanas de férias. Na temporada anterior, terminamos em sexto lugar, apos perder as finais dos playoffs para FC Utrecht (0-2 / 1-2). Devido a perda na final, esta é a primeira vez em seis anos que o Fc Twente não disputa a Champions League ou Europa League. Por este motivo, optamos por uma pré-temporada mais dosada, com menos jogos amistosos. O último jogo treino será contra os escoceses do Aberdeen, no sábado, 27”, disse.
Como a equipe não classificou para as competições da Europa, o elenco foi reformulado. O preparador físico falou sobre o grupo e destacou alguns nomes que podem chamar a atenção na temporada.

“Durante a pré-temporada, alguns dos titulares deixaram o clube, como, Leroy Fer (Norwich City) e Nacer Chadli (Tottenham). E três lesionaram, casos de Dusan Tadic, Sonny Stevens e Kyle Ebecilio. Comparada a equipe da temporada anterior, a média de idade diminuiu drasticamente, principalmente após as saídas do brasileiro Douglas (Dynamo Moscow) e do Edson Braafheid (Hoffenheim). Este ano o clube decidiu por optar em não investir em novos jogadores e sim, dar chances a jogadores da base. Podemos destacar alguns deles: Quincy Promes, Tim Holscher, Eghan Shadrach, Timo Plattel, Dario Tanda, com média de idade entre 18 a 20 anos”, completou.
O primeiro jogo do Twente na primeira divisão holandesa será em casa, no dia 03 de agosto contra o RKC.
Alessandro é natural de Holambra, interior de São Paulo. Formado na Unicamp trabalhou no Guarani e no Primavera, no Brasil. Na Europa já passou por Utrecht (HOL), Wolfsburg (ALE) e Nottingham Forest (ING).





































































































































