Brasileiro da Série B está uma delícia

Brasileiro da Série B está uma delícia

O Campeonato Brasileiro da Série B é hoje o mais empolgante da temporada, consolidando-se como a segunda melhor competição nacional, superando todos os estaduais e até a Copa do Brasil. Fruto de um trabalho criativo da FBA – Futebol Brasil Associados – a Série B chega na reta final com quase todos os times brigando por algo significativo.

Faltando onze rodadas, apenas o Coritiba parece garantido no acesso e, para efeito de rebaixamento, Ituano e Remo já foram. Mas as 17 outras equipes brigam, ou para subir, ou para se garantir na divisão. Alguns times, ao mesmo tempo que lutam para ficar entre os quatro primeiros que irão para a Série A, também correm risco de ficar entre os quatro últimos que caíram para a Série C.

Fruto de um trabalho bem planificado na base e com a experiência do técnico Renê Simões, o Coritiba tem levado grande número de torcedores a seus jogos e o elenco soube absorver o espírito guerreiro da competição, assim como a Portuguesa, que parece ser o clube paulista com mais possibilidades de acesso. Aliás, a Lusa é o único time que não trocou de treinador, mantendo Vágner Benazzi, principal responsável pela campanha da equipe.

A surpresa é o caçula Ipatinga, do interior mineiro, que entrou na Série B como mero figurante e está entre os quatro primeiros, mas que pode perder fôlego na reta decisiva para equipes tradicionais como Criciúma e Vitória. O Criciúma liderou a competição por muitas rodadas, mas depois foi caindo e hoje é uma incógnita, assim como Vitória, Marília, Ponte Preta, Gama, Santa Cruz e Barueri, todos brigando pelo acesso. O Marília, se não subir, será por culpa da Federação Paulista, que fez o time perdeu seis decisivos pontos pela escalação irregular do zagueiro Leandro Camilo.

Triste é a zona de rebaixamento, onde exagerados três times de São Paulo estão em situação de risco. O Ituano já caiu e Santo André e até mesmo o organizado Paulista surgem como candidatos. Ceará, Fortaleza, São Caetano, CRB e Avaí são outros ameaçados.

Se este ano a Série B já está maravilhosamente empolgante, imagine na próxima temporada com as possibilidades de Atlético Mineiro e Corinthians estarem entre os participantes.

Rebelião
Até que enfim os clubes do interior se revoltaram contra o protecionista da FPF em relação ao SEV de Hortolândia. Além da equipe estar bionicamente na Série A-3, o SEV utilizou um jogador irregular sem receber punição. Os demais setes clubes que disputam a Copa Renegados já encaminharam representação ao Tribunal Desportivo.

Mari Futy no Futebol Interior
Depois de fazer sucesso no jornal “Agora”, a jornalista Fernanda Factory é a nova atração do Portal Futebol Interior (www.futebolinterior.com.br). A partir da próxima semana, Fernanda estréia o “Blog da Mari Futy”, contando fofocas dos jogadores. Vale a pena conferir!

Copa FPF
A Copa FPF continua equilibrada e mais interessante que na temporada passada, quando somente Ferroviária e Bragantino se organizaram e foram bem. Nesta segunda fase, Linense, São José, do treinador Toninho Moura (foto), Botafogo e Juventus lideram seus grupos e brigam pelo título.

Bragantino com chance
Único time paulista vivo na Série C, o Bragantino chega na última rodada da terceira fase com chance. Depois de perder os três primeiros jogos, a equipe se recuperou e se vencer o já classificado CRAC no domingo, estará no octogonal que apontará os quatros times que subirão para o Brasileiro da Série B em 2008.

* Mande sua opinião para o e-mail: [email protected]

* Esta coluna é publicada toda terça-feira no Jornal Agora, de São Paulo, com distribuição nacional. E também nos seguintes órgãos de comunicação:

Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Folha da Cidade, de Araraquara
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Tribuna de Ribeirão Preto
Correio de Lins

Portais
Valenet.tv (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Araras Virtual