Brasileirão: Um novo líder isolado após 10 rodadas

Campinas, SP, 24 (AFI) – Depois de dez rodadas nas mãos do Flamengo, o Campeonato Brasileiro da Série A tem um novo líder. É o Grêmio, que goleou o Figueirense, por um indiscutível 7 a 1, nesta quinta-feira à noite, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, no fechamento da 14.ª rodada. Este foi o maior placar do Brasileirão. O time catarinense já tinha apanhado de 5 a 0 – até então o maior placar da competição – para o ex-líder Flamengo.

Veja a disputa da Artilharia

Confira o balanço de quarta-feira

O tricolor gaúcho atingiu os 28 pontos, um a mais do que o time carioca. No clássico paulista, uma chuva de gols na vitória do Palmeiras sobre o Santos, por 4 a 2. O Sport sofreu, mas venceu com justiça, ao Atlético Paranaense, por 1 a 0, na Ilha do Retiro.

Gols uruguaios
Bem armado na defesa e rapido nos contra-ataques, o Grêmio superou o Figueirense, com dois gols do uruguaio Perea – um deles de cabeça. Cleiton Xavier diminuiu, de pênalti, fez para o time catarinense, que fica com 19 pontos, em nono lugar. Esta foi a sua segunda derrota seguida, porque na rodada anterior caiu diante do Fluminense, por 1 a 0, no Maracanã.

No segundo tempo, o tricolor desandou a fazer gols, começando com Marcel, em boa fase, que fez o terceiro. Depios marcaram, pela ordem: Perea e Reinaldo (três gols em três finalizações). Há quase cinco anos o Grêmio não vencia dentro do Orlando Scarpelli. Esta foi a primeira derrota do Figueirense dentro de seus domínios.

Show de gols
Mordido pela derrota para o Goiás, por 3 a 2, o Palmeiras foi para cima do Santos e nem respeitou o adversário, abrindo logo 3 a 0, com Leandro (2) e Alex Mineiro. O Peixe ensaiou uma reação com Kléber Pereira e Apodi, mas levou o quarto gol com Gladstone, ainda no primeiro tempo.

No segundo tempo, os dois times resolveram se fechar. O Palmeiras para garantir a vitória e não se desgatar, enquanto o Santos para evitar um vexame maior. O Palmeiras volta à quarta posição, com 24 pontos, igual ao Cruzeiro, em quinto. O Santos é o penúltimo colocado, com 11 pontos, só na frente do Ipatinga, que tem 10.

Reação na Ilha
Ainda longe de mostrar – nem poderia – o mesmo futebol que o levou ao título da Copa do Brasil, o Sport Recife suou para superar o bom bloqueio defensivo armado pelo técnico Roberto Fernandes com o Atlético Paranaense.

O Furacão segurou o zero a zero somente no priemiro tempo. Depois sofreu o gol de Luciano Henrique e não conseguiu reagir. A vitória deixou o rubro-negro com 18 pontos, em 12º lugar. O Furacão fica com 16 pontos, em 15º. Curiosidade: o time ainda não marcou gol e nem venceu fora de casa sob o comando de Bob Fernandes.

Confira os resultados da 14ª rodada do Brasileirão:

Quarta-feira
Quinta-feira