Brasileirão: Tolerância zero no apito põe ordem na casa

Ao todo, foram 21 cartões apresentados aos atletas ou técnicos que tentaram pressionar os árbitros

Aquelas rodinhas ao redor dos árbitros após cada marcação de falta ou as reclamações intempestivas de alguns treinadores foram punidas

Flaco Lopez Palmeiras 2023 1
Flaco Lopez no Palmeiras (Foto: Cesar Grecco - SEP)

Campinas, SP, 16 – Não sei o que vocês acharam, mas eu gostei muito da nova “regra” criada e imposta pelo diretor de arbitragem da CBF, Wilson Seneme, nos jogos disputados no último final de semana pela Série A do Brasileiro. Aquelas rodinhas ao redor dos árbitros após cada marcação de falta ou as reclamações intempestivas de alguns treinadores à beira do gramado foram punidas com o maior rigor pelos árbitros que trabalharam nos jogos disputados no último final de semana.

Ao todo, foram 21 cartões apresentados aos atletas ou técnicos que tentaram pressionar os árbitros em 18 dos 20 jogos disputados sábado e domingo passados. Apenas nos jogos entre Botafogo x São Paulo, no Rio, e Red Bull x Bahia, em Bragança Paulista, não houve essa necessidade. Lógico que a “nova regra” foi espalhada pelos clubes, técnicos e jogadores e, quem foi punido, sabia que receberia um cartão amarelo ou vermelho conforme fosse a maneira como ele fez sua reclamação. 

IMPÔS RESPEITO
Nos jogos que assisti, percebi que o “tolerância zero” impôs muito mais respeito às marcações dos árbitros e impediu que os jogos fossem paralisados a toda hora pelas reclamações indevidas de alguns dos principais personagens dos jogos. Pelo que pude observar, nenhum árbitro extrapolou em sua missão. Todos os cartões amarelos ou vermelhos apresentados, foram justos.

E ninguém precisaria ser vidente para antecipar que o técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, seria um dos punidos pela nova regra da arbitragem. No jogo estreia do Verdão no Brasileirão 2023, ele levou um cartão amarelo logo depois da primeira reclamação e, no final da partida, ainda por reclamar de uma marcação do árbitro, levou o vermelho e foi obrigado a deixar a beira do gramado um pouco antes do apito final.

Abel, para quem não sabe, já havia sido expulso 6 vezes (portanto, chegou a sétima) neste ano. Ele ficou muito irritado com a punição e chegou até a declarar que “essa nova regra, vai tirar dele todo o entusiasmo que tem para ser técnico do Palmeiras”.  Pressionado pela esposa e filha, que moram com ele em São Paulo, Ferreira até contratou uma psicóloga para ajudar a melhorar seu gênio, mas, pelo visto, ainda vai demorar algum tempo até ele conseguir frear sua impulsividade toda vez que considerar injusta uma marcação do árbitro.

SOTELDO FOI EXPULSO
No jogo do Santos contra o Grêmio, em Porto Alegre, o atacante Soteldo, resolveu cobrar o árbitro por uma marcação que ele achou injusta e também recebeu o amarelo. Na sequência, acabou levando o vermelho. (dois exemplos do que técnico e jogador não devem fazer mais isto nos jogos da Série A, daqui para frente).

E já que falamos do Brasileirão, vamos falar dos resultados que aconteceram na primeira rodada desta competição. No sábado, a estreia do campeão Palmeiras foi boa sem ser brilhante. O Verdão fez  2 a 1  no Cuiabá, com toda justiça. Em BH esperava mais do América de Vagner Mancini. O time mineiro levou um passeio do Fluminense, que mostrou estar com o mesmo pique do Cariocão.

O Botafogo venceu o limitado São Paulo por 2 a 1. Exibição medíocre do time de Rogério Ceni. O Red Bull sofreu mas venceu o bom time do Bahia, em Bragança, por 2 a 1. Tricolor baiano perdeu mas mostrou bom futebol. Em Curitiba, o Athletico PR venceu o Goiás, por 2 a 0. Era o que se esperava. Em Fortaleza, o Fortaleza só empatou com o Inter, de Mano Menezes. Normal.

VASCO SURPREENDE GALO
Em BH, o Vasco surpreendeu o Atlético-MG e venceu por 2 a 1. Todo mundo diz que o Galo é um dos três melhores times do País. Não concordo. Tem muitos times superiores ao dele. No Rio, o Flamengo deixou a crise para trás. Venceu o Coritiba por 3 a 0 e provou que tem mesmo um bom elenco. Só falta arrumar a casa, o que Sampaoli, seu novo técnico, deve conseguir em curto espaço de tempo.

Em São Paulo, Corinthians 2 a 1. Muito bom resultado. Foi difícil, mas foi justo. E Renato Augusto não participou do jogo. Em Porto Alegre, o Santos merecia ao menos um empate, mas o Grêmio venceu por 1 a 0. Suarez foi o pior em campo. Até pênalti ele perdeu. O terceiro em quatro batidos.

Confira também: