Brasileirão Sub-20: Campeão com o Atlético-MG, diretor de futebol valoriza competição

Júnior Chávare acredita que a competição tem um grande nível técnico

junior chavare com taça de campeão
Júnior Chávare, diretor de futebol do Atlético-MG. (Foto: Divulgação/Atlético-MG)

Belo Horizonte, MG, 09 (AFI) – O Campeonato Brasileiro Sub-20 tem início neste sábado (10), com os 20 melhores times colocados no Ranking Nacional de Clubes de 2022. A competição está dividida em dois grupos de 10 equipes cada, com as quatro melhores de cada grupo avançando às quartas de final.

Para essa edição, a competição passou por uma mudança no formato. Em 2021, as equipes fizeram mais partidas na primeira fase com os 20 times jogando entre si. O campeão foi o Internacional.

Esta é a oitava edição do Brasileirão Sub-20 e os clubes tem valorizado muito a competição, que acaba sendo uma grande vitrine para surgimento de grandes atletas visando a equipe profissional. O estado do Rio de Janeiro já conquistou três edições: Fluminense em 2015, Botafogo 2016 e Flamengo em 2019. Já Minas Gerais vem em seguida com Cruzeiro campeão em 2017 e Atlético-MG, que tinha como diretor da base Júnior Chávare, em 2020.

BRASILEIRÃO SUB-20 VALORIZADO

Diferente de outras competições, o Sub-20 é muito valorizado pelos analistas porque é a única competição que consegue juntar três faixas de idade na mesma categoria, uma vez que também pode englobar atletas com 18 e 19 anos. O experiente diretor de futebol com grandes trabalhos de captação de atletas com passagens por Atlético-MG, Grêmio, São Paulo, Bahia, Juventus (ITA), entre outros. Júnior Chávare vê o Brasileiro Sub-20 com um grande nível técnico.

“Quanto mais jogos você conseguir com equipes de excelência, mais agregará valor para formação dos atletas. Essa é uma fase importante para os jogadores adquirirem desenvolvimento tático e técnico para atuarem no profissional. Uma competição como essa permite uma minutagem necessária para chegar à equipe principal”, disse ele.

Junior Chávare foi um dos grandes responsáveis pela conquista inédita do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2020. Dos atletas que fizeram a final diante do Athletico-PR, a maioria atuou no ano seguinte na equipe profissional, como os laterais Talison e Kevin, o zagueiro Micael, os meias Julio César, Rubens e Wesley, e os atacantes Echaporã (emprestado a Ponte Preta), Guilherme Santos, Giovani entre outros.

Confira também: