Brasileirão Série B terá mata-mata para definir acesso em 2026
17 clubes votaram a favor, somente os Náutico, Sport e Ceará foram contra a mudança
Em Conselho Técnico realizado na CBF, clubes da Série B votam a favor de mata-mata para definir acesso
Campinas, SP, 5 (AFI) – Os clubes participantes do Campeonato Brasileiro Série B em Conselho Técnico realizado neste quinta-feira, discutiram e aprovaram a mudança no formato de acesso para a elite do futebol nacional. Agora, ao invés do tradicional G-4, a competição contará com um mata-mata para a definição de duas vagas para Série A. Além disso, o campeonato não será paralisado durante Copa do Mundo.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
Dos 20 clubes, 17 votaram a favor, somente Ceará, Náutico e Sport que foram contra o novo regulamento. Agora, os dois primeiros colocados garantem o acesso direto, enquanto as outras duas vagas serão definidas em um playoff com confrontos de ida e volta, onde o terceiro colocado enfrenta o sexto e o quarto encara o quinto.
MUDANÇA HISTÓRICA
Apesar das mudanças apresentadas pela CBF no último ano a respeito do calendário do futebol brasileiro não ter previsto essa mudança, os clubes se reuniram na sede da CBF, no Rio de Janeiro e votaram por uma mudança que é histórica.
A última vez que o acesso para a Série A foi decidido em confrontos de caráter elimintário foi em 2002. Depois disso, entre 2003 e 2005, houve um quadrangular final e a partir de 2006, começou o formato de pontos corridos que perdurava até hoje. Ou seja, 23 anos depois, as emoções de um mata-mata estão de volta a Série B.
OUTRAS LIGAS COM O FORMATO
O modo de disputa será abstante parecido com o que há adotado na segunda divisão do Campeonato Inglês, em que os clubes do terceiro ao sexto lugar disputam a última vaga de acesso em confrontos eliminatórios, mas diferente daqui, esse formato já é da cultura europeia há decadas.





































































































































