BRASILEIRÃO FEMININO A1: Novatas desafiam o Flamengo na abertura

Brasileirão Feminino Série A1 2026 começa nesta quinta com Mixto-MT x Flamengo, em Cuiabá, e 18 clubes na disputa.

IMG 7923
Competição inicia nova fase com mais clubes, visibilidade e transmissão exclusiva. (Reprodução/Mixto)

Cuiabá, MT, 10 (AFI) – O Brasileirão Feminino Série A1 2026 começa oficialmente nesta quinta-feira (12) marcando um novo capítulo para o futebol feminino nacional. A partida de abertura será entre Mixto-MT e Flamengo, às 21h, no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, em Cuiabá, dando início à primeira rodada da elite da modalidade.

A competição chega à edição de 2026 com mudanças importantes na estrutura, ampliação no número de clubes e aumento no volume de jogos, consolidando o torneio como uma das principais vitrines do futebol feminino na América do Sul.

MIXTO x FLAMENGO ABRE A COMPETIÇÃO

O confronto entre Mixto e Flamengo inaugura a Série A1 em um palco simbólico. Representante do Mato Grosso, o Mixto volta a disputar a elite nacional diante de um dos clubes mais tradicionais do país, em jogo que também reforça a interiorização do futebol feminino brasileiro.

Do outro lado, o Flamengo estreia cercado de expectativa, buscando começar o campeonato com vitória fora de casa e se colocar desde cedo na briga pelas primeiras posições da tabela.

TRANSMISSÃO E VISIBILIDADE

A partida de abertura terá transmissão exclusiva da TV Brasil, que inicia a jornada esportiva às 20h45, com pré-jogo especial direto de Cuiabá. Pelo terceiro ano consecutivo, a emissora pública exibe partidas do Brasileirão Feminino Série A1, reforçando o compromisso com a ampliação da visibilidade da modalidade.

As transmissões contam com uma equipe formada integralmente por mulheres, com narração de Luciana Zogaib, comentários de Brenda Balbie e Rachel Motta, além das reportagens de Marília Arrigoni e Verônica Dalcanal. A cobertura também é ampliada por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

FORMATO E PARTICIPANTES

A edição 2026 do Brasileirão Feminino Série A1 reúne 18 equipes, que se enfrentam em turno único na fase classificatória. Os oito melhores avançam às quartas de final, iniciando a fase mata-mata, disputada em jogos de ida e volta até a decisão.

Participam da competição:

América-MG, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Ferroviária, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Juventude, Mixto-MT, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vitória.

Atual campeão, o Corinthians inicia a defesa do título como uma das principais forças do campeonato.

AGENDA DA 1ª RODADA

Quinta-feira – 12/02

21h – Mixto-MT x Flamengo – Eurico Gaspar Dutra (Cuiabá-MT)

Sexta-feira – 13/02

21h – Palmeiras x América-MG – Arena Barueri

21h – Atlético-MG x Corinthians – Arena MRV

Sábado – 14/02

15h – Fluminense x Vitória – Moça Bonita

16h – Botafogo x Juventude – Nilton Santos

18h – Bahia x Cruzeiro – Pituaçu

Domingo – 15/02

17h – Red Bull Bragantino x Ferroviária – CPD Atibaia

Segunda-feira – 16/02

19h – Santos x Grêmio – Vila Belmiro

20h – Internacional x São Paulo – Sesc Protásio Alves