BRASILEIRÃO: Cruzeiro abre 11 pontos e Lusa rouba a cena na 24.ª rodada

Raposa venceu Internacional e ficou 11 pontos na frente de Grêmio e Botafogo, seguido pelo Atlético-PR

A grande atropelada da 24.ª rodada, neste domingo, foi sem dúvida a goleada histórica da Portuguesa sobre o Corinthians, por 4 a 0, com a Lusinha enterrando o Timão na crise.

0002048111601 img

Campinas, SP, 29 (AFI) – A grande atropelada da 24.ª rodada, neste domingo, foi sem dúvida a goleada histórica da Portuguesa sobre o Corinthians, por 4 a 0, com a Lusinha enterrando o Timão na crise (VEJA ESTES GOLS). Mas quem continua passando por cima dos seus concorrentes é o Cruzeiro, que desta vez derrubou o Internacional, por 2 a 1, em Novo Hamburgo (RS) e ampliou a sua vantagem na liderança e segue firme rumo ao título da temporada.

O Cruzeiro chegou aos 53 pontos, abrindo 11 pontos de diferença para dois clubes com os mesmos 42 pontos: Grêmio e Botafogo. A Raposa está invicta há 10 jogos e tem o melhor ataque, com 50 gols.

O Tricolor Gaúcho venceu o São Paulo, por 1 a 0, no Morumbi, enquanto o Atlético-PR perdeu para o Vitória, em Curitiba, num jogo atípico. O time baiano abriu 3 a 0, mas depois sofreu o empate – 3 a 3. No final, porém, o Vitória marcou seu quarto gol, depois o quinto e venceu por 5 a 3. Mesmo assim, o Furacão completa o G4, com 41 pontos.

No sábado, cada vez mais cansado, o Botafogo perdeu para a Ponte Preta, por 1 a 0, no Maracanã. Esta foi uma vitória histórica da Macaca, que em 113 anos nunca tinha vencido dentro do “maior estádio do mundo”.

0002048111666 img

ABAIXO DO G4
Atrás dos times que estão na zona de quem poderá ter vaga na Taça Libertadores da América, aparece, em plena reação, o Atlético Mineiro, com 35 pontos, em quinto lugar, após vencer o Santos, por 3 a 1, na Arena Independência.

O instável Vitória, agora, aparece em sexto lugar, com 34 pontos, ao lado do Internacional, com 34 pontos, mas beirando a uma crise que pode derrubar o técnico Dunga. São três derrotas seguidas. Em reação, o Fluminense já tem 33 pontos – sábado fez 2 a 1 sobre o Goiás, no Serra Dourada. Santos e Bahia também têm os mesmos 33 pontos.

CONTRA O DESCENSO
A rodada foi curiosa porque o lanterna Náutico, após 14 rodadas, voltou a vencer ao fazer 3 a 0 sobre o Coritiba, na Arena Pernambuco. Mas ainda é o lanterninha, com apenas 14 pontos. Que coincidência.

A vice-lanterna Ponte Preta, em reação sob o comando de Jorginho Campos, venceu o Botafogo, chegou aos 22 pontos, e ganhou ânimo para lutar contra o rebaixamento. O Vasco da Gama, que empatou sem gols com o Bahia, em Salvador, é o 18.º colocado, com 25 pontos, enquanto o Criciúma completa a zona de degola, também com 25 pontos, após ser goleado pelo Flamengo, por 4 a 1, no Maracanã. O placar foi elástico para o que se viu em campo, pela valentia do Criciúma sob o comando do técnico Argel Fucks.

0002048111601 img

OS AMEAÇADOS
Perto do Z4 estão clubes tradicionais, como o São Paulo, que perdeu pela segunda vez seguida com Muricy Ramalho (tinha perdido para o Goiás, por 1 a 0), com 27 pontos, enquanto o Flamengo respirou e atingiu os 30 pontos, em 15.º. O Coritiba, que começou muito bem a temporada, despencou e agora tem 31 pontos, em 14.º.

Mas se o Coxa corre risco, então o Corinthians, com 31 pontos, e a Portuguesa, em excepcional reação, com 31 pontos, também ficam ameaçados. Só que o Corinthians não vence há oito jogos e dos 12 últimos jogos, perdeu cinco e empatou sete.

Já a Portuguesa não sofre gols há três rodadas e venceu cinco jogos seguidos como mandante, mesmo neste domingo quando mandou seu jogo no Estádio Morenão, em Mato Grosso do Sul. Antes bateu no Canindé: Bahia (4 a 2), Ponte Preta (2 a 1), Vasco da Gama (2 a 0) e Náutico (3 a 0).

Com a briga pelo título praticamente definida, a luta contra o descenso promete se estender até as últimas rodadas.

No meio de semana tem rodada. Confira!

Confira os resultados da 24ª rodada
Goiás-GO
1
x
2
Fluminense-RJ
Náutico-PE
3
x
0
Coritiba-PR
Botafogo-RJ
0
x
1
Ponte Preta-SP
Portuguesa-SP
4
x
0
Corinthians-SP
Flamengo-RJ
4
x
1
Criciúma-SC
São Paulo-SP
0
x
1
Grêmio-RS
Bahia-BA
0
x
0
Vasco da Gama-RJ
Internacional-RS
1
x
2
Cruzeiro-MG
Atlético-MG
3
x
1
Santos-SP
Atlético-PR
3
x
5
Vitória-BA

Veja a Classificação!