Brasileirão: Aqui vai minha Seleção. Veja se gosta !

Cuca comanda a Seleção do Brasileirão que tem jogadores que devem ser aproveitados por Tite

Dúvida no gol, laterais conhecidos e Hulk no ataque ao lado de Bruno Henrique e Gabigol, todos selecionáveis para Tite

Categorias: Colunas

Por: SÉRGIO CARVALHO - -, 15/12/2021

Atletico Divulgacao 03 ori
De lavar a alma. (Foto: Divulgação)

Brasileirão. É praxe na imprensa esportiva brasileira fazer uma seleção de cada campeonato que termina. Cada um, usando seus critérios, escala os onze melhores jogadores e o melhor técnico. É o que vou fazer agora em relação ao Campeonato Brasileiro de Futebol de 2021.

Deixei passar algum tempo para verificar quais os jogadores mais citados e, com base em minhas observações, também escalei meu time. Em relação ao melhor treinador, não tinha como não escolher Cuca, técnico do Atlético Mineiro, clube campeão do Brasil depois de cinquenta anos.

Um título merecido, conquistado dentro de campo com muita competência e que transformou o Galo Mineiro num exemplo a ser seguido. Mostrou ter um bom elenco e um futebol eficiente que durante trinta e oito rodadas o transformou na melhor equipe do País do futebol. Vamos aos nomes dos selecionados.

DÚVIDA NO GOL
No gol eu cheguei a ter alguma dúvida. Hoje temos bons goleiros no Brasil. Por defender o time campeão e que teve a defesa menos vazada, a escolha normal seria Everson. Mas como vi boa parte dos jogos dos times mais qualificados, cheguei à conclusão de que Everson é bom mas Weverton, do Palmeiras, é tecnicamente superior.

Por isso fiquei com o goleiro do Verdão que, em minha opinião, deveria ser sempre convocado por Tite para defender a Seleção Brasileira. Weverton é bom demais.

Nas laterais fiquei com Fagner, do Corinthians, que, se não foi tão brilhante como em outras vezes, foi o mais regular, o mais confiável. Na outra lateral, a esquerda, um ex-corintiano, Arana, do Atlético Mineiro. Ele é bom no desarme e no apoio. E ainda faz gols. Eu o chamaria para defender o Brasil na próxima Copa. Tite não tem ninguém melhor que ele para escalar. Arana é o melhor da posição em nosso País.

OS ZAGUEIROS
No miolo de zaga escalei Nathan Silva e Junior Alonso, ambos do Atlético de Minas. Eles formaram a melhor dupla de zagueiros internos do País. Jogaram muito. Por isso a defesa atleticana foi a menos vazada do campeonato.

Na cabeça de área, Allan, também do Atlético MG. Ele marca e sabe sair para o jogo. Sabe criar jogadas. Foi um dos destaques do atual campeão brasileiro. Na composição do trio de meio campo, além de Alan, escalei Artur, do Bragantino e Raphael Veiga, do Palmeiras. Ambos jogaram muito e merecem essa vaga.

Aliás, Raphael Veiga além de passes medidos sabe como poucos arrematar contra o gol adversário. Cansou de fazer gols decisivos para o Palmeiras. Por isso o escalei nesta seleção. Artur, do Braga, faz muitos gols e ajuda na criação de jogadas. Ótimo jogador. Logo será vendido para o Exterior.


HULK E FLAMENGUISTAS

hulk atletico mg e1639597496868
Hulk é o artilheiro do Brasileirão. (Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG)

No ataque escalei Bruno Henrique pela direita, Gabigol e Hulk pelo meio. Eles são verdadeiras máquinas de fazer gols. Também são velozes e têm espírito coletivo. Se tivesse um time, gostaria de tê-los no ataque.


A forma física e técnica dos três o recomendam para a Seleção Brasileira. Se Tite não os chamar, será  pior para a seleção. Até aqui, falei só dos jogadores. Agora vou elogiar Atlético Mineiro e Flamengo pela brilhante campanha que fizeram.
GALO CAMPEÃO
O Galo foi campeão com 84 pontos, 26 vitórias, 6 empates e 6 derrotas. 67 gols pró e 34 contra. Saldo de 33 gols. O Flamengo fez 71 pontos, teve 21 vitórias, 8 empates e 9 derrotas. 69 gols pró e 36 contra. Saldo de 33 gols.

Como grande surpresa destaco o Fortaleza, clube modesto até outro dia mas que cresceu demais e se classificou para a Copa Libertadores. Tem hoje um belo time. Também o Red Bull merece ser citado pela boa campanha.

Piores clubes do Brasileiro foram Grêmio, Bahia, Sport e Chapecoense. Estão rebaixados. Mas acho que o Grêmio volta no ano que vem. .  

Confira também: