Brasil x México - E agora, o quadrado mágico fará falta?
Campinas, SP, 26 (AFI) – Em meio às dispensas e rejeições de suas maiores estrelas, o Brasil estréia na Copa América na noite desta quarta-feira, às 21h45, contra o México, reconhecido como um duro adversário tupiniquim nas últimas temporadas.
O Brasil começa a caminhada rumo ao 8º título continental, para se aproximar de Uruguai e Argentina, com 14 conquistas cada. Mas, para isso, não contará com os meias Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Zé Roberto, que pediram dispensa da Seleção.
Estréia
Será a primeira partida oficial do técnico Dunga pelo time amarelo, após a Copa do Mundo de 2006, em que o time brasileiro foi eliminado pela França, por 1 a 0, nas quartas-de-final. Sua contratação, em julho do ano passado, foi criticada pois o capitão do tetra nunca havia trabalhado como treinador.
Além disso, alguns jogadores também fazem sua primeira participação em um torneio oficial pelo Brasil. São os casos do goleiro Doni, do zagueiro Alex Silva, do volante Josué e do atacante Afonso.
De 1 a 11
Quando a numeração oficial foi divulgada, o técnico Dunga fez questão de negar que o time titular seria formado por aqueles que vestem as camisas de 1 a 11. Apesar da rejeição, o novato treinador deu o braço a torcer e confirmou os titulares de acordo com seus números.
Desta forma, Hélton venceu a disputa no gol, contra Doni. A lateral-direita, após 16 longos anos de Cafu, ficou a cargo de Maicon, que se aproveitou da ausência de Daniel Alves nos últimos treinamentos. A zaga, além do remanescente Juan, ganhou a companhia de Alex, ex-Santos.
Depois de Roberto Carlos, a ala esquerda encontrou Gilberto como seu novo dono. A dupla de volantes será formada pelos experientes Gilberto Silva (capitão) e Mineiro, mais uma das novidades. Na criação de jogadas, a dupla que se destacou no Santos: Elano e Diego (novo camisa 10, que tenta acabar com a mística de que não existem mais organizadores de jogo no futebol mundial).
Se na Copa do Mundo o ataque era formado pelos galácticos Adriano e Ronaldo, tudo mudou. Os “leves” Robinho e Vágner Love tem a missão de fazer com que o Brasil não tenha carência de gols, e passe a sonhar com a volta do Fenômeno. Love, inclusive, protagoniza ferrenha batalha com Fred pela camisa 9.
México tem desfalques
A Seleção Mexicana, literalmente uma pedra no sapato nos últimos confrontos contra o Brasil, tem dois desfalques certos para a partida desta quarta-feira. O meia Guardado e o atacante Borghetti, duas esperanças da equipes, estão lesionados e ficam de fora desta vez.
O atacante, que marcou o gol da vitória dos mexicanos contra o Brasil, na Copa América de 2001, corre o risco até de ficar fora da competição. O jogador sofreu uma lesão muscular de segundo grau, e deve ficar fora pelas próximas duas semanas.
Já a lesão de Guardado não é tão grave. O meia foi descartado pelo departamento médico para o jogo contra o Brasil, mas não deve ser problema para o restante da competição. Os substitutos dos atletas ainda não foram confirmados.
Ficha Técnica
Brasil x México
Local: Estádio Cachamay, em Puerto Ordaz (VEN)
Data: 27/06/07
Horário: 21h45
Árbitro: Sergio Pezzota (ARG)
Brasil
Hélton; Maicon, Alex, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Elano e Diego; Robinho e Vágner Love.
Técnico: Dunga
México
Oswaldo Sanchez; Magallón, Osorio, Rafa Marquez e Castro; Medina, Pardo, Lozano e Bautista; Blanco e Castillo.
Técnico: Hugo Sanchez





































































































































