Brasil x EUA - Dunga pode confirmar seu melhor ano

Campinas, SP, 27 (AFI) – Chegou a hora de Dunga confirmar seu melhor ano com a Seleção Brasileira. Na tarde deste domingo, a Seleção Canarinho enfrenta os Estados Unidos, às 15h30, pela grande final da Copa das Confederações, em busca da supremacia da competição. Pressionado, Dunga pode colocar o Brasil mais uma vez na lista dos melhores.

Confira também:
Espanha x África do Sul – Para esquecer as semifinais!

Bicampeão do torneio (97 e 2005), a Seleção pode desbancar a França e conquistar o tricampeonato inédito, tornando-se o maior campeão da Copa das Confederações. De quebra, o time pode renovar o título, já que venceu a competição em 2005, com goleada por 4 a 1 sobre a Argentina.

Além disso, Dunga pode colocar o Brasil novamente na primeira posição do ranking da Fifa. Desbancada desde o título mundial da Itália, o time verde e amarelo também perdeu seu lugar para a Espanha. Mas, com a eliminação da Fúria nas semifinais, os brasileiros precisam apenas de uma vitória na final para reassumir o posto de melhor seleção do mundo.

Busca pela regularidade
Dunga assumiu o Brasil em agosto de 2006, e desde então realizou campanhas irregulares. Venceu a Copa América, em 2007, com vitória sobre a Argentina na final, mas perdeu os Jogos Olímpicos de 2008, eliminado pela própria Argentina nas semifinais.

O rival
Os EUA chegaram à decisão da Copa das Confederações com uma campanha irregular, com derrotas nas duas primeiras partidas, para Itália (3 a 1) e Brasil (3 a 0). No último jogo da fase de grupos, os norte-americanos derrotaram o Egito por 3 a 0 e conseguiram uma improvável classificação, eliminando italianos e egípcios nos critérios de desempate.

Na semifinal, os adversários do Brasil na final derrubaram o favoritismo da campeã europeia Espanha, com vitória por 2 a 0 em Bloemfontein.

Deve se manter igual
O último treinamento da Seleção Brasileira foi marcado pela descontração. Os jogadores fizeram o famoso rachão, que terminou empatado em 5 a 5. Kaká foi o capitão de um dos times, enquanto Robinho comandou o adversário. O treinamento transcorreu sem problemas, e manteve o mistério em relação à escalação que Dunga colocará em campo contra os Estados Unidos.

O mais provável é que o Dunga mantenha o time que enfrentou a África do Sul na semifinal. A vitória suada, por 1 a 0, não mudou a percepção do treinador. Autor do gol da vitória, Daniel Alves deve começar no banco de reservas.

Eles acreditam
Segundo o técnico Bob Bradley, todos na Seleção Norte-americana estão confiante, principalmente depois de verem a África do Sul dar muito trabalho aos comandados de Dunga.

“A África do Sul realizou um grande trabalho contra o Brasil, encurtou o espaço de Kaká e Robinho e não deixou eles jogarem. Por isso foi um jogo tão duro”, comentou o técnico Bob Bradley. Além disso, o comandante norte-americano citou o slogan “Yes, we can!” (Sim, nós podemos!), que o presidente Barack Obama usou em sua campanha.

“Funcionou com ele, então acho que podemos usá-lo também”, finalizou o comandante. Como não está com nenhum problema de contusão ou suspensão, o técnico deverá escalar contra o Brasil o mesmo elenco que venceu a Espanha, na semifinal, por 2 a 0.

Ficha Técnica

Brasil x EUA

Local: Estádio Ellis Park, em Johannesburgo, África do Sul.
Data: 28/06/2009
Horário: 15h30
Árbitro: Martin Hansson-SUE

Brasil
Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão e André Santos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.
Técnico: Dunga

Estados Unidos
Howard; Spector, Onyewu, Bocanegra e DeMerit; Dempsey (Bornstein), Bradley, Clark e Donovan; Davies (Feilhaber) e Altidore.
Técnico: Bob Bradley.