Brasil x Alemanha - Passo final para a glória

Rio de Janeiro, RJ, 29 (AFI) – Neste domingo, às 9 horas de Brasília, Brasil e Alemanha decidem o título da Copa do Mundo de Futebol Feminino, em Xangai, na China. Enquanto as brasileiras venceram todas as suas partidas, as alemãs não sofreram um gol sequer e possuem o melhor ataque, com 19 gols.

Mais uma vez os dois países fazem a final de uma competição oficial da FIFA em solo asiático, como já havia acontecido na Copa de futebol masculino em 2002.

O Brasil, pela primeira vez finalista do torneio, quer também o primeiro título. A jogadora Daniela Alves chegou a brincar, dizendo que a CBF terá que pôr uma estrela rosa no uniforme da seleção.

Além disso, segundo ela, as jogadoras sabem que a conquista do Mundial é o que falta para que se acabe a falta de apoio por parte da confederação nacional. O time não tem nenhum desfalque para o jogo deste domingo.

A Alemanha é a atual campeã e favorita ao título. No entanto, nesta sexta-feira, a FIFA publicou a lista das candidatas a melhor jogadora da Copa do Mundo e as duas seleções tiveram três indicadas.

As brasileiras são Marta, Formiga e Cristiane. Pelo lado alemão, Stegemann, Prinz e Lingor. Também estão concorrendo a norueguesa Stensland, a norte-americana Lilly, a australiana Vanna, a inglesa Smith e a chinesa Li Jie.

A vencedora será anunciada logo após a final deste domingo. Em campo, a única dúvida do time alemão é a meia Behringer, que se recupera de contusão.

Mulher de preto
A FIFA definiu também quem apitará a decisão. Será a australiana Tammy Ogston. A imprensa especializada criticou esta atitude pelo fato de a árbitra, de 37 anos, ter sido escalada para o jogo de abertura. As auxiliares serão as mexicanas Isabel Tovar e Rita Muñoz.

E agora?
Jamais houve uma goleada na final da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Por outro lado já houve disputa por pênaltis (1999) e gol de ouro (2003). Brasil e Alemanha se enfrentaram duas vezes na história das Copas: em 1995, 6 a 1 para as alemãs e em 1999, empate por 3 a 3.

Futuro
Para a próxima edição, em 2011, a FIFA recebeu as candidaturas de Alemanha, França, Suíça, Austrália, Canadá e Peru e ainda não decidiu que será a sede.

Brasil
Andréia; Elaine, Aline, Tânia e Ester; Renata Costa, Formiga, Maycon e Daniela Alves; Marta e Cristiane.
Técnico: Jorge Barcellos.

Alemanha
Nadine Angerer; Kerstin Stegemann, Annike Krahn, Linda Bresonik e Melanie Behringer (Fatmire Bajramaj); Sandra Smisek, Brigit Prinz, Renate Lingor e Ariane Hingst; Kerstin Garefrekes e Petra. Wimbersky.
Técnica: Silvia Neid.