Brasil vence por três e técnico Tite faz bela estreia
Uma grande vitória da Seleção Brasileira, que agora é dirigida pelo competente técnico Tite, que recupera a imagem do nosso futebol
Brasil 3 x Equador 0. Lá em Quito. Uma grande vitória da Seleção Brasileira, que agora é dirigida pelo competente técnico Tite, que recupera a imagem do nosso futebol e que nos coloca novamente rumo a Copa do Mundo de 2018, depois de um período negro em que Dunga mesmo tendo os jogadores, jamais teve um time competitivo nas mãos, por pura falta de competência.
A vitória sobre o Equador foi justa e indiscutível. Foi o time mais arrumado em campo. Além disso, ficou patente a melhor qualidade técnica dos jogadores brasileiros. Brasil jogou como o Corinthians de Tite que ganhou o Brasileirão do ano passado. Privilegiou a defesa e usou os contra ataques para fazer os seus gols. No primeiro tempo o Equador mostrou mais domínio da partida mas não teve qualidade para fazer seu gol.
No segundo período, mais cansados, os equatorianos lacearam na marcação e permitiram que os brasileiros fizessem seus gols. O primeiro deles foi de pênalti, legítimo e sobre o jovem e eficiente Gabriel Jesus, que foi a figura do jogo. Ele foi derrubado dentro da área equatoriana, o árbitro marcou o pênalti corretamente e Neymar se encarregou de fazer o primeiro gol.
Depois disso, numa jogada pela ponta esquerda, Marcelo cruzou na medida e Gabriel só precisou tocar para dentro do gol. Três minutos depois, Neymar fez um passe milimétrico para Gabriel que deu um giro sobre o adversário e colocou a bola no canto esquerdo do goleiro do Equador. Três a zero e nenhuma dúvida. O Brasil foi muito melhor e venceu uma das forças das Eliminatórias Sulamericanas.
Tite mostrou como se dirige um time. Jogou contra um adversário bem treinado e líder da disputa e conseguiu fazer três gols num tempo só. Muita qualidade. É por isso que quando Tite foi escolhido para ser o novo treinador da Seleção, eu aplaudi. Tinha certeza de que ele estava preparado, maduro, pronto para dirigir a Seleção que mais ganhou mundiais até hoje.
Tite é um grande treinador. A CBF lhe deu tudo o que ele queria. A chance dele fazer um grande trabalho é grande. A amostra foi dada nesta quinta feira em Quito, no Equador. Na sequência, muitas coisas boas virão. Poderá haver um ou outro tropeço, como é normal no futebol, mas a partir de hoje, confio ainda mais na classificação do Brasil para a Copa do Mundo da Rússia.
Mais do que nunca, estamos no caminho certo. É só manter o rumo.
C * U * R * T * A * S
* BRASIL entrou em campo com Allison, Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Marcelo. Casemiro, Renato Augusto, Paulinho e William. Gabriel Jesus e Neymar. Allison cumpriu sua missão. Mas não é o meu goleiro preferido. Daniel Alves é experiente, é competente. Fez ótima exibição. Miranda é mesmo o melhor zagueiro para nossa Seleção. Marca bem e é intransponível pelo alto.Bela atuação. Marquinhos, do PSG, também mostrou sua qualidade. Compôs bem o miolo de zaga com Miranda. E Marcelo é muito qualificado. Está no lugar certo.
* CASEMIRO vem num crescimento no Real Madrid. Acabou chegando a Seleção por seus próprios mérito. Justificou sua escalação. Renato Augusto é um guerreiro, Mas eu não o escalaria na minha Seleção. Não compromete, mas tem gente melhor. Paulinho jogou seu futebol costumeiro. Foi melhor na defesa do que no ataque. Mas está jogando bem e merece ser titular. William foi o mais fraco do time. Não estava inspirado.Gabriel Jesus foi a sensação do jogo. Grandes jogadas e três gols. Foi um dos responsáveis pela brilhante vitória do Brasil.
* NEYMAR foi mais discreto. Deixou suas papagaiadas e procurou jogar futebol. Ainda se jogou no chão e discutiu algumas vezes com o árbitro. Mas produziu o que se esperava dele. Merece aplausos. Em resumo. Boa atuação do Brasil, onde todos os setores do time produziram bem. A defesa foi intransponível. O meio campo marcou e soube criar e o ataque fez três gols o que prova sua competência. Mesmo porque, o Brasil não jogou contra um adversário qualquer. Em Quito o Equador é um adversário muito indigesto. E o Brasil soube derrubá-lo.
* SOBRE Tite não preciso dizer mais. Ele está à vontade na direção da Seleção. Pelo que já mostrou, vai fazer história. Não duvido que acabe entre os primeiros colocados nas Eliminatórias da América do Sul. Ele tem dialogo aberto com os jogadores, tem uma bela comissão técnica e tem o respeito da imprensa. Muita gente tinha receio de ver Tite na Seleção por causa da atual direção da CBF. Acho que não há motivos para preocupações. Tite isola o elenco dos cartolas e dá conta do recado. Daí meu otimismo com a sequência de seu trabalho.
* PRÓXIMO jogo do Brasil será na próxima terça feira contra a Colômbia, em Manaus. Um adversário também difícil e que exigirá muito do time brasileiro. Mas depois do jogo desta quinta feira não há o que temer. É só manter o time e jogar com a mesma personalidade. A chance de vencer o bom time colombiano é grande. Detalhe: Paredes, do Equador, foi expulso de campo aos trinta minutos do segundo tempo. Lógico que isso ajudou o Brasil na marcação de seus gols. Ainda assim, posso garantir que não foi por isso que o Brasil ganhou por 3 a 0.
* PALMEIRAS e Corinthians jogaram neste meio de semana pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O Palmeiras venceu o Botafogo da Paraíba por 3 a 0 e praticamente garantiu sua vaga nas quartas de final da competição. Já o Timão conseguiu um empate de 1 a 1 com o Fluminense, em Mesquita, e vai decidir a vaga no Itaquerão onde é quase imbatível e com a vantagem de poder perder por 1 a 0 ou empatar em 0 a 0 para conseguir a classificação. O jogo do Verdão foi mais fácil. O Botafogo é um time limitado e mereceu ser derrotado.
* OS GOLS palmeirenses foram marcados por Rafael Marques (2) e Tchê Tchê. O primeiro tempo do jogo foi muito ruim e os dois times pouco fizeram. Mas no segundo período o Verdão embalou, fez três gols e ainda criou outras oportunidades para marcar. Foi superior.
O gol corintiano foi marcado por Rodriguinho aos 17 minutos do segundo tempo. Antes, aos 36 minutos do segundo tempo, Marquinhos fez para o Fluminense. O jogo foi bem equilibrado e o resultado justo. Vaga está bem mais perto do time de Cristovão Borges.
* OS JOGOS de volta estão marcados para 21 de setembro. O Palmeiras jogará contra o Botafogo podendo perder até de 2 a 0. Por isso disse acima que o Verdão está classificado. Já o Corinthians precisa só de um empate em zero a zero que a vaga será sua. O Flu, ao contrário, precisa vencer por dois gols de diferença. Mas como a partida será no Itaquerão, onde o Corinthians não perde a um ano, dificilmente acontecerá uma zebra. Em razão disso aposto na classificação dos dois times paulistas para as quartas de final desta competição.
* CAMPEONATO Brasileiro Série A, terá sequência só no meio da próxima semana. Na quarta feira jogam Botafogo x Fluminense, um clássico carioca. Bem equilibrado. Figueirense x Atlético Paranaense. Outro jogo onde tudo pode acontecer. O Santa Cruz recebe a Chapecoense. Jogo bem difícil para o time da casa, já que a equipe de Chapecó faz boa campanha neste Brasileiro. Atlético Mineiro x Vitória. Dá Galo, que está em grande fase. Flamengo x Ponte Preta. Os dois times estão bem. A Macaca, mesmo como visitante pode ganhar.
* PALMEIRAS x São Paulo. Um grande clássico. Um dos melhores do Brasil. O Tricolor está em baixa. O Verdão em grande fase. Aposto em vitória verde. O Coritiba encara o Grêmio. Jogo difícil, mas o tricolor gaúcho tem mais time. Deve vencer. Na quinta-feira o Corinthians recebe o Sport como favorito em Itaquera. O Internacional encara o Santos. Time da Vila está melhor. Seria o meu favorito. América-MG x Cruzeiro. Um clássico mineiro com total favoritismo do time dirigido por Mano Menezes. Esta será a 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
* NO G4 estão Palmeiras com 43 pontos ganhos. Flamengo com 40. Atlético Mineiro com 39 e Corinthians com 37. Na zona de rebaixamento estão Internacional com 24 pontos. Figueirense também com 24. Santa Cruz com 19 e América Mineiro com 13. Encerrada essa rodada faltarão quinze para o final do campeonato. No momento quem pinta com maiores possibilidades de ser campeão é o Palmeiras. Já no que se refere ao rebaixamento o América de Minas é o mais ameaçado. Acho até que ele já não tem chance de conseguir sua recuperação.
* A SÉRIE B do Campeonato Brasileiro também terá rodada neste rush de final de semana. Nesta sexta feira, Brasil x Goiás e Luverdense x Paysandu. No sábado, Vila Nova x Atlético GO, Oeste x Paraná,Tupi x Bragantino, Bahia x Vasco da Gama, Londrina x Joinvile, Sampaio Correa x Náutico e Criciúma x CRB. No domingo, Ceará x Avaí. No G4 estão Vasco da Gama, líder isolado, com 41 pontos ganhos. Atlético GO com 38, CRB e Ceará com 37. Na Z4 estão Tupi com 22, Joinville com 22, Bragantino com 21 e Sampaio Correa com 14 pontos.
* ESTA será a vigésima terceira rodada do campeonato. Depois dela, vão faltar quinze para a competição chegar ao seu final. Pelo andar da carruagem o Vasco será um dos clubes que voltarão a série A. Sua produção e seu número de pontos ganhos o credenciam a chegar lá e até a ser o campeão. Credenciados também estão Atlético de Goiás, CRB e Ceará. Eles tem mantido uma regularidade surpreendente e tem tudo para atingir seus objetivos. Quanto ao rebaixamento, já existe um favorito para cair. O limitado Sampaio Correa, que está muito mal.
* VOU FAZER uma rápida análise sobre o São Paulo que, no momento, é entre os clubes paulistas o que está em pior fase. A crise que o envolve é iniciada na diretoria que tem um presidente de má qualidade que não toma as providências necessárias quando problemas acontecem. Na invasão das torcidas, por exemplo, ele nem apareceu no CT. Fugiu de sua obrigação. Não é dirigente para o São Paulo. Nas novas eleições do clube que estão próximas, seria importante tirar o atual presidente e colocar alguém mais competente na vaga.
* O TÉCNICO não me agrada. Acho que sua contratação para substituir Bauza foi errada. Não vejo nele condições de montar uma equipe forte e confiável no São Paulo. Já o elenco não é tão ruim como muita gente diz. Os problemas nessa área são poucos.Denis, por exemplo, é muito irregular. Não passa confiança. Deveria ser afastado. Na linha de zagueiros, Maicon é o melhor. Bom no desarme, tem saída de bola e é um líder. Seu companheiro não pode ser Lugano, que é um ex jogador. Mas Rodrigo Caio, campeão olímpico, pode dar conta do recado.
* NA LATERAL esquerda Mena é limitado. É preciso achar outro jogador para a posição. No meio campo, Hudson é regular e o menino João Schmidt me parece ainda verde para ser titular. Talvez fosse o caso de reforçar o setor. Thiago é bom com a bola nos pés. Mas faz muitas faltas. Precisa ser melhor trabalhado. Na meia o peruano Cuevas é bom de bola. Mas está perdido na posição. Cabe ao técnico prepará-lo melhor. Na frente, Chaves é ótimo centroavante. Já Kelvin, que joga pela direita, é bastante limitado. Não merece ser titular da posição.
* ASSIM, se o São Paulo contratar um bom goleiro, pode acertar a defesa. No meio campo precisa um volante de alto nível. É preciso comprar. Falta também um meia armador de qualidade. No ataque, Michel Bastos é bom mas tem sido bastante irregular em suas atuações. Se não reagir nas próximas semanas merece ser reserva, desde que o clube contrate alguém para substitui-lo tanto na criação como nas conclusões. Acertado isso, o time deve crescer e pode até sonhar com uma Sulamericana. Caso contrário, vai lutar muito para não cair.





































































































































