Brasil vai ter janela nacional de transferências a partir de 2022

Será um período em cada semestre

Medida será válida apenas para times da séries A e B do Campeonato Brasileiro

cbf sefe
CBF anuncia mudanças em transferências nacionais para 2022 — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Campinas, SP, 8 (AFI) – Atendendo uma exigência da FIFA, a CBF anunciou a criação de duas janelas de transferências para negociações envolvendo times nacionais, que entra em vigor a partir de 2022.

Por enquanto, as janelas serão válidas apenas para os times das séries A e B do Campeonato Brasileiro. Em 2023, deve ser estendida para outras divisões.

AS JANELAS

Em 2022, a primeira janela será entre os dias 19 de janeiro e 12 de abril, período da disputa dos estaduais. Já no segundo semestre, o prazo para as transferências acontece entre 18 de julho e 15 de agosto.

Nenhuma transação nacional poderá ser realizada fora desses prazos. Novos empréstimos e retorno de jogadores que estiverem emprestados também só pode acontecer dentro do período estabelecido. Já no caso dos atletas sem contrato ou jovens que vierem da base, contratos podem ser assinados fora destas datas.

EXPLICAÇÃO

“Os períodos de transferência internacional e nacional vão coincidir, sob as mesmas regras e exceções. A Fifa já tinha colocado isso no regulamento, e fizemos o pleito para termos um período de adaptação”, explicou Reynaldo Buzzoni, diretor de registro, transferência e licenciamento de clubes da CBF.

“Vai ter que ser feita uma melhor gestão dos elencos. A janela fecha após a primeira rodada do Brasileiro (em 2022), e o clube terá que utilizar aquele time por três meses até a abertura do período seguinte, em agosto”, completou.

Confira também: