Brasil vai sofrer na altitude de La Paz contra a Bolívia pelas Eliminatórias

Bolívia, que faz péssima campanha neste torneio leva a vantagem de contar com a altitude a seu favor

Bolívia, que faz péssima campanha neste torneio (é penúltima colocada na classificação geral) mas leva a vantagem de contar com a altitude de La Paz para tentar complicar o time br

0002050271724 img

A Seleção Brasileira de Futebol disputa nesta quinta feira à noite seu penúltimo jogo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia. Seu adversário será a Bolívia, que faz péssima campanha neste torneio (é penúltima colocada na classificação geral) mas leva a vantagem de contar com a altitude de La Paz para tentar complicar o time brasileiro.

Há quem diga que esse negócio de altitude é balela. Que não há nenhuma influência de jogar no topo da Cordilheira dos Andes ou jogar numa cidade como o Rio de Janeiro, que é à beira do mar. Isso não é verdade.

William deve começar no banco contra os bolivianos

William deve começar no banco contra os bolivianos

Estive várias vezes em La Paz e senti os efeitos da altitude mesmo não sendo jogador (fui como repórter de jornal ou de rádio para cobrir jogos da Seleção). A gente começa a sentir os efeitos da altitude quando chega ao aeroporto. Falta de ar, enjoo e tontura são alguns sintomas.

Há uma sugestão aos visitantes para que não apressem o passo ou tentem andar mais depressa carregando o peso de uma mala. Quem fizer isso está ameaçado de sentir-se mal e até sofrer um rápido desmaio.

Só por esse detalhe já dá para perceber como a altitude ajuda a Bolívia, cujos jogadores já estão acostumados com o problema e por isso mesmo não sentem nenhum efeito negativo ao jogar num estádio que fica de 3 a 4 mil metros acima do Oceano Pacífico.

Digo tudo isso para justificar o fato de ter colocado na manchete deste texto de que “o Brasil vai sofrer na altitude de La Paz”. E vai mesmo. Mas, para sorte do time brasileiro o nível técnico dos bolivianos hoje em dia é dos mais baixos.

Assim, mesmo sofrendo com a falta de ar e com o possível cansaço, o Brasil, m esmo com dificuldade, tem condições de ganhar esta partida no topo da Cordilheira. Vamos ver no que dá!

C * U * R * T * A * S

*O TÉCNICO Tite resolveu fazer algumas experiências no jogo diante da Bolívia. Thiago Silva deve entrar em lugar de Marquinhos. Alex Sandro será o lateral esquerdo no lugar que é de Marcelo. E Phillipe Coutinho começa o jogo como meia titular. No mais, os jogadores são os mesmos que tem jogado nas Eliminatórias da Copa.

Bolívia quer surpreender o Brasil depois de 'matar' o Chile

Bolívia quer surpreender o Brasil depois de ‘matar’ o Chile

* ACREDITO que o time brasileiro terá Allisson; Daniel Alves, Miranda, Thiago SIlva e Alex Sandro; Casemiro, Renato Augusto, Paulinho e Phllippe Coutinho; Gabriel Jesus e Neymar. Na verdade, esse é o melhor time que o Brasil pode escalar nesse momento. Um time entrosado, tecnicamente bem dotado e pronto para jogar no Mundial.

* ATÉ AGORA o Brasil não perdeu nenhum jogo oficial sob o comando de Tite. Nas Eliminatórias, está invicto sob o comando do ex-técnico do Corinthians. E isso deve continuar assim. Acho que nossa Seleção passa pela Bolívia (mesmo que com alguma dificuldade por causa da altitude) e deve ganhar do Chile no próximo dia dez.

* SE O BRASIL surpreender e fizer mais gols do que o esperado logo no primeiro tempo, Tite pode aproveitar o segundo para testar alguns jogadores. Caso de Firmino, que ainda não convenceu o técnico de que é o jogador ideal para substituir Gabriel Jesus. Também há dúvida em relação a Renato Augusto que não atravessa uma boa fase.

JOGOS DA SELEÇÃO EM LEILÃO

* SÓ PARA seu controle, o jogo que será disputado nesta quinta-feira à noite começa as 21h45. Será transmitido pela TV Globo. Isso já é certeza. O que não é certeza é se a Globo transmitirá os jogos amistosos do Brasil antes da Copa e se dará cobertura especial a participação brasileira no Mundial. CBF e Globo estão em guerra.

* CBF QUER vender o pacote e receber perto de cinco milhões de dólares por jogo da Seleção. Globo paga 2 milhões. O impasse está aí e não existe nesse momento possibilidade de um acordo. A SporTV que é afiliada da Globo, nem vai mandar narrador e comentarista para esse jogo na Bolívia. A coisa está feia e longe de acordo.

* OUTROS jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Colômbia x Paraguai, Venezuela x Uruguai, Chile x Equador e Argentina x Peru. Todo mundo está de olho no time argentino que precisa vencer o peruano nesta noite de qualquer jeito. Se não o fizer pode até ficar fora da Copa. Jogo será na Argentina. Ainda assim é perigoso.

* NO MOMENTO a classificação deste torneio mostra o Brasil como líder e com 37 pontos ganhos. O Uruguai é segundo com 27. A Colômbia está em terceiro com 26. Depois vem Peru com 24 e 7 vitórias, Argentina com 24 e 6 vitórias, Chile com 23, Paraguai com 21, Equador com 20, Bolívia com 13 e Venezuela com apenas oito.

BRASILEIRÃO DE FOLGA
* SÓ PARA você lembrar. Próxima rodada do Brasileirão será disputada dias 11 e 12 de outubro. Os jogos de quarta: Botafogo x Chapecoense, Atlético PR x Atlético GO, Corinthians x Coritiba, Atlético MG x São Paulo, Grêmio x Cruzeiro, Avaí x Vasco. Quinta, Flamengo x Fluminense, Vitória x Sport, Ponte x Santos e Palmeiras x Bahia.

* O CORINTHIANS é o líder do campeonato da Série A com 55 pontos ganhos. Santos tem 47. O Grêmio, 46. O Palmeiras, 43. O Cruzeiro, 41 e o Botafogo, 40. Na Zona de Rebaixamento estão Sport com 30. Avaí, também com 30. Coritiba com 28 e Atlético Goianiense com 25. Ponte bateu no Flamengo (1 a 0) e saiu do Z4 segunda-feira.

* MEIA GABRIEL, do Corinthians, foi suspenso por dois jogos devido a sua postura inconveniente depois do gol de empate no clássico contra o São Paulo. Suspensão justa. O jogador fez gesto obsceno sem se preocupar com torcedoras e crianças que estavam naquele lado das arquibancadas do Morumbi. Foi o STJD quem o puniu.

LÍDER DE TORCIDA

* SÃO PAULO superou o Corinthians em média de público no Campeonato Brasileiro de 2017. Um feito e tanto já que todo mundo sabe que o número de torcedores do Tricolor é inferior ao de corintianos. Média do São Paulo é de 33.362 por jogo. Corinthians, 33.007. Palmeiras, 31.733. Santos, 12 mil por jogo. Ponte Preta, 5 mil.

São Paulo jogando com público superiores a 50 mil torcedores

São Paulo jogando com público superiores a 50 mil torcedores

* BOM LEMBRAR ainda que nos últimos seis jogos o São Paulo levou mas de 40 mil torcedores ao estádio. Um recorde que igualou outro de 1980 e que já completava trinta e sete anos. Curioso é que nas redes sociais torcida sãopaulina foi batizada de “modinha”, mas a verdade é que ela conseguiu provar sua força neste campeonato.

* FABIO CARILLE, técnico do Corinthians, está preocupado. É que além de Fagner e Romero que estão suspensos ele pode não contar com Jô, que ainda se recupera de uma contusão, Balbuena, convocado para jogar pela seleção paraguaia e Gabriel, que, como disse acima, está suspenso. Próximo jogo do Timão é contra o Coritiba.

PARANÁ DÁ LARGO PASSO

* O PARANÁ deu um passo gigantesco rumo a série A do Brasileirão. Nesta terça feira venceu o Internacional, que é o líder do campeonato, por 1 a 0 em Curitiba, e chegou a vice liderança da competição. O Inter continua líder com 54 pontos. O Paraná tem 49, O Ceará chegou aos 48, mesma pontuação do América Mineiro.

* QUEM DEIXOU o G4 foi o Vila Nova, que perdeu para o Ceará por 2 a 0, em Fortaleza. O Brasil de Pelotas, também na terça, bateu no Juventude por 1 a 0. Na Zona de Rebaixamento estão Luverdense com 31 pontos. Santa Cruz com 29. Náutico com 23 e ABC com 18. A rodada terá sequência nesta sexta feira com três partidas.

* JOGAM Boa Esporte x Paysandu. CRB x ABC, Goiás x Náutico. No sábado mais quatro jogos. Criciúma x Londrina, Oeste x Guarani, Santa Cruz x América MG e Luverdense x Figueirense. Se vencer o Luverdense em Belo Horizonte nesta sexta, o América de Minas volta à vice liderança e chega aos 51 pontos ganhos.