Brasil sofre, mas cumpre sua obrigação na Copa da Rússia

Justo, apesar do time brasileiro não ter mostrado um grande futebol. Foi sofrido. Foi muito difícil.

Justo, apesar do time brasileiro não ter mostrado um grande futebol. Foi sofrido. Foi muito difícil.

0002050322342 img

Segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa e primeira vitória na competição. Placar final, Brasil 2 x Costa Rica 0. Justo, apesar do time brasileiro não ter mostrado um grande futebol. Foi sofrido. Foi muito difícil.

A Costa Rica jogou como se esperava. Toda fechada, preocupada apenas em não perder ou não tomar gols. Já o Brasil teve um primeiro tempo discreto, com muito toque de bola mas sem eficiência ofensiva. Por isso, o placar não foi alterado nos primeiros quarenta e cinco minutos.

No segundo período a Seleção Brasileira melhorou um pouco. Agrediu mais e as chances de gol começaram a aparecer. Mas a qualidade do futebol ainda era ruim. Neymar, o craque do time, voltou a se atirar no chão, a tentar “criar” faltas à favor do Brasil ou então a expulsão de um adversário.

Como foi difícil o Brasil balançar as redes da Costa Rica. Mas conseguiu nos minutos finais e no sufoco

Como foi difícil o Brasil balançar as redes da Costa Rica. Mas conseguiu nos minutos finais e no sufoco

Mas o juiz não foi na dele. Houve até uma jogada, dentro da grande área costarriquenha em que o zagueiro colocou a mão no peito de Neymar e ele se jogou para trás. O juiz deu pênalti, mas, alertado, procurou o árbitro de vídeo e chegou a conclusão de que tinha errado. Anulou o pênalti e fez dura admoestação a Neymar.

CONFUSÃO E CARTÃO
Pouco depois, o jogador do PSG voltou a provocar confusão e levou cartão amarelo. O tempo passou até chegar aos descontos definidos pelo árbitro. Foi nessa fase que, finalmente, o Brasil abriu o placar através Phillippe Coutinho, que entrou de surpresa na área da Costa Rica e, de bico, tocou a bola por baixo das pernas do goleiro Navas.

Foi um alívio. Isso aos 45 minutos do segundo tempo. Seis minutos depois, numa jogada de Diego Costa que cruzou na pequena área, Neymar fez o segundo. Neymar se emocionou. Assim que o juiz apitou o final do jogo ele colocou as mãos no rosto e começou a chorar.

Phillipe Coutinho: melhor em campo de novo

Phillipe Coutinho: melhor em campo de novo

Prova de que estava tenso e muito preocupado com a possibilidade do Brasil não vencer o jogo. Mas venceu e ficou em posição mais cômoda na tabela de classificação. Agora só falta o jogo contra a Sérvia para garantir a vaga nas Oitavas de Final da competição.

O MELHOR DE NOVO

Em todo final de jogo a Fifa escolhe o melhor jogador em campo. Desta vez o escolhido foi Phillippe Coutinho que fez o gol de abertura do placar em favor do Brasil.

De fato, ele foi o que melhor se apresentou durante os dois tempos do jogo. Como na partida contra a Suíça, ele voltou a decidir. É, no momento, o jogador mais eficiente do time.

Mas houve outro jogador que também merecia um prêmio. O excelente goleiro Navas, da Costa Rica. Fez grandes defesas. Foi um verdadeiro paredão.

Justificou sua condição de titular do melhor time do mundo, o Real Madri. Quanto a atuação do técnico Tite, devemos reconhecer que ele enxergou as falhas de seu time e fez modificações certas.

Jogou com todas as cartas que tinha em mãos. E venceu.

E isso é o que importa, principalmente quando o time brasileiro não esteve inspirado durante o jogo.

A vitória, portanto, também tem o dedo de Tite. Ele teve competência para mudar o que não estava dando certo.

CURTAS *** DA *** COPA

* O BRASIL sofreu demais para ganhar de uma das piores seleções da Copa. A Costa Rica é bem fraquinha. E se sofreu para ganhar dela, o time brasileiro mostrou que não está pronto para disputar jogos mais qualificados. Será preciso melhorar muito para justificar a fama e reviver o bom futebol exibido nas Eliminatórias e nos amistosos pré Copa.

0002050322350 img

Mas Copa é assim mesmo. Jogos são difíceis e tensos. Jogadores que as vezes são craques em seus times, apresentam exibição discreta em suas seleções. Neymar é um exemplo desse fenômeno.

* DE QUALQUER forma, o time brasileiro está invicto, já chegou aos quatro pontos ganhos e se crescer um pouco mais de produção estará classificado para a próxima fase da Copa.

Mais aliviado com o gol marcado, talvez Neymar consiga jogar tudo o que sabe, já que nos dois primeiros jogos não foi nem sombra do que pode ser.

Como ele, outros jogadores de excelente nível como Miranda, Marcelo, Casemiro e Gabriel Jesus não estão jogando o que podem. Quem sabe agora, depois da primeira vitória, esse time embale e comece a jogar o que pode.

AS ANÁLISES INDIVIDUAIS
* NUMA análise sobre o time brasileiro consideramos Alisson com atuação normal. Não teve muito trabalho e saiu do gol quando foi necessário. Fagner mostrou a mesma segurança que o destaca no Corinthians e até conseguiu sair para o apoio. Miranda jogou o necessário, mas tem potencial para jogar mais.

0002050322348 img

Thiago Silva esteve bem e Marcelo teve altos e baixos. Casemiro fez bem sua função. William foi o pior do time e por isso acabou substituÍdo. Phillippe Coutinho foi o melhor e Gabriel Jesus não esteve tão bem. Paulinho foi decepcionante.

* DOUGLAS Costa entrou no segundo tempo e deu outra vida ao setor direito do ataque brasileiro. Depois entrou Firmino que também deu maior potencial ao meio campo e ao ataque brasileiro. Fernandinho entrou para segurar o resultado e jogou o seu feijão com arroz.

O árbitro foi bem. Brasileiros reclamaram de faltas e de um pênalti que não houve sobre Neymar. Acho que conduziu bem a partida assim como seus bandeiras. Próximo jogo será contra a Sérvia, dia 27, quarta feira, em Moscou, a partir das 15 horas. Jogo difícil mas dá para o Brasil ganhar

SUÍÇA VIROU NA SÉRVIA
* PELO mesmo grupo do Brasil também jogaram nesta sexta feira Suíça e Sérvia. Vitória do time suíço, de virada, por 2 a 1. Com o resultado a Suíça igualou o Brasil em pontos ganhos. Cada um tem quatro pontos e o time brasileiro só lidera porque tem melhor saldo de gols.

No dia 27, quarta feira que vem, jogam Suíça x Costa Rica e Brasil x Sérvia. Para se classificar o time brasileiro só precisa empatar com a Sérvia. Como Costa Rica é o um time frágil, a Suíça tem tudo para vencê-la e pode até ser primeira do grupo se o Brasil empatar com os sérvios…

0002050322352 img

* NA QUINTA feira a Dinamarca empatou 1 a 1 com a Austrália. Péssimo resultado. Já a França venceu com dificuldades o Peru por 1 a 0. Cueva jogou muito outra vez mas Guerrero decepcionou. Mas a grande surpresa do dia foi a derrota da Argentina para a Croácia por 3 a 0.

Nem Messi jogou bola nessa partida. Foi um vexame. Agora os argentinos precisam vencer a Nigéria, dia 26 e esperar que a Croácia vença a Islândia. Não será fácil para o time de Sampaoli. Time está psicologicamente destruído. Se jogar o que tem jogado, perde da Nigéria.

* NESSE momento a Croácia é líder do grupo D com 6 pontos ganhos. A Nigéria está em segundo lugar com 3. A Islândia e a Argentina tem apenas 1 ponto. Os croatas tem 5 gols pró e 0 contra. Nigéria 2 gols pró e 2 contra. Islândia, 1 pró e 3 contra. Argentina, 1 pró e 4 contra.

Os jogos da próxima terça feira serão disputados a partir das 15 horas. Nigéria x Argentina será em São Petesburgo. Islândia x Croácia em Rostov. Lógico que a situação argentina é a pior de seu grupo. Mas se voltar a jogar bola, pode vencer bem e até garantir vaga nas Oitavas.

MAIS NO SÁBADO

* JOGOS deste sábado, dia 23 de junho, pela fase de grupos da Copa. As 9 horas, Bélgica x Tunísia. Em tese, favoritismo dos belgas que chegaram a essa Copa com uma das suas forças. O time tunisiano não parece em condições de surpreendê-los. As 12 horas jogam Coreia do Sul x México.

Coreanos não parecem ter time para encarar o muito bem preparado time mexicano que tem tudo para faturar mais três pontos. As 15 horas a Alemanha, que perdeu na estreia, pega a Suécia. Deve se recuperar. Tem mais time e mais tradição. Suecos são zebra.

* NO DOMINGO jogam as 9 horas, Inglaterra x Panamá. Não há termo de comparação entre as duas seleções. O time inglês é muito melhor e preparado. Deve ganhar.

As 12 horas o Japão encara o Senegal. Jogo difícil para os dois. Japoneses correm muito. Sérvios são mais técnicos. Jogo bem interessante. As 15 horas a Polônia que jogou muito mal na estreia enfrenta a Colômbia, que também decepcionou.

Em minha opinião, time colombiano tem tudo para superar o polonês e somar seus três primeiros pontos na Copa. Ou haverá surpresa ???