Brasil precisa ter cuidado com o México nas oitavas da Copa da Rússia

Os mexicanos evoluíram e aprenderam a jogar e até a vencer nossa Seleção. Perigo nas quartas da Copa da Rússia

Os mexicanos evoluíram e aprenderam a jogar e até a vencer nossa Seleção. Perigo nas quartas da Copa da Rússia

0002050324471 img

No passado, jogar contra o México para o Brasil era uma moleza. Torcida brasileira já podia contar com os três pontos. Mas com o passar dos anos essa realidade mudou radicalmente. Os mexicanos evoluíram e aprenderam a jogar e até a vencer nossa Seleção.

Por isso, ao fazer a análise sobre as possibilidades brasileiras no jogo desta segunda feira, as 11 horas, em Samara, sugiro ao meu leitor que esteja preparado para ver seu time sofrendo muito para ganhar o jogo na tentativa de se classificar para as quartas de final da Copa.

MÉXICO EVOLUIU
O México evoluiu muito e nos últimos treze anos ganhou do Brasil em 6 oportunidades, empatou 3 e perdeu 4. Ou seja, em 13 jogos o México só perdeu 4 vezes. Além disso, os últimos jogos do

0002050324475 img

Mundial também sugerem muita cautela aos jogadores brasileiros que não devem encarar os adversários de hoje com excesso de confiança.

Lembramos que três campeões mundiais foram desclassificados (Argentina, Portugal e Espanha). Por isso é bom ficar esperto. É preciso manter o foco, a aplicação e saber respeitar o inimigo. Lógico que, por circunstâncias do jogo, o time brasileiro pode até fazer mais gols e ganhar com folga do México.

Mas essa possibilidade certamente não é a mais provável. Em tese, existe sim um favoritismo do Brasil, mas a chance de acontecer uma surpresa também existe. O técnico Tite já confirmou o time que começa esse jogo.

Alisson no gol. Fagner e Felipe Luiz nas laterais. Miranda e Thiago Silva no miolo de zaga (Thiago será o capitão). Casemiro, Paulinho, Willian e Phillippe Coutinho; Gabriel Jesus e Neymar.

JOGAR MELHOR
O grande ausente será Marcelo, que é muito superior a Felipe Luiz, mas ainda não tem condições físicas para jogar. No mais, a expectativa é que o Brasil jogue mais do que nos seus três primeiros jogos. Em especial, o competente mas individualista, Neymar.

No último jogo ele já deixou de simular faltas, de se jogar no chão e passou a incorporar mais o espírito coletivo. Ainda assim, não foi muito eficiente durante o jogo diante da Servia. Pelo seu potencial técnico, ele poderia render muito mais.

Já Phillippe Coutinho, que tem sido o grande nome do time nessa fase da Copa, que repita suas últimas atuações. Se o fizer, temos certeza que o meio campo e até o ataque brasileiro produzirá mais e chegará mais vezes até o gol mexicano.

México fará de tudo para parar o ataque do Brasil

México fará de tudo para parar o ataque do Brasil

ALTOS E BAIXOS
Por falar no México, é um time que tem altos e baixos. Contra a Alemanha, por exemplo, jogou demais. Acabou com a alegria dos ainda atuais campeões do mundo. Mas no jogo contra a Suécia (perdeu por 3 a 0), foi incompetente no ataque, irregular na defesa e taticamente confuso.

Para tentar adivinhar o que os mexicanos vão fazer no jogo desta segunda feira diante do Brasil é preciso saber como eles vão se apresentar. Com o mesmo futebol envolvente da partida contra a Alemanha ou com aquele no qual levaram um passeio da Suécia.

Eu acredito que será um meio termo. Certamente o México não vai jogar aberto diante do Brasil, mas também não vai se preocupar apenas em se defender. É um time perigoso e será melhor que o Brasil não entre otimista demais em campo para enfrenta-lo na manhã de hoje.

Se o fizer, pode favorecer a zebra!!!

CURTAS * DA * COPA

* COMO ARGENTINA e Portugal, também a Espanha, caiu fora da Copa. Uma surpresa, já que o adversário dos espanhois foi a Seleção da Rússia, que apesar de estar em casa, não era favorita no jogo. No final do tempo regulamentar, no entanto, ficou evidente que os russos iam mesmo dar o sangue para se classificar.

Conseguiram empatar no tempo normal em 1 a 1 com a Espanha e também na prorrogação. Como consequência, a decisão foi para os pênaltis. A Rússia foi melhor e desclassificou mais um campeão do mundo. Russos estão nas quartas.

* NO OUTRO jogo do dia também houve sofrimento e drama. A Croácia que ganhou todas na fase de grupos, encontrou seria resistência da Dinamarca que também terminou o tempo regulamentar com placar de 1 a 1 e chegou ao final da prorrogação com o jogo empatado.

Na cobrança dos pênaltis, ganhou a Croácia que se classificou, mas os dinamarqueses merecem aplausos pela forma objetiva e eficiente como se exibiram. É como se diz, a Dinamarca caiu de pé. A Croácia agora pela a Rússia no próximo sábado, em Sochi, pelas quartas de final.

Croácia comemorou muito a vitória nos pênaltis que eliminou a Dinamarca

Croácia comemorou muito a vitória nos pênaltis que eliminou a Dinamarca

* DIANTE desses resultados, vamos a uma reavaliação do que já aconteceu nas oitavas de final da Copa. A França venceu a Argentina por 4 a 3; o Uruguai ganhou de Portugal por 2 a 1; a Espanha empatou com a Rússia em 1 a 1 mas foi desclassificada na cobrança de pênaltis e a Croácia, que ganhou as três na primeira fase do Mundial, só empatou no tempo normal com a Dinamarca e conseguiu classificar-se para as quartas de final nos pênaltis. Pelas quartas, sexta feira, França x Uruguai às 11 horas. No sábado, a Rússia pega a Croácia, as 15 horas.

* ALEM DE Brasil x México, as 11 horas em Samara, nesta segunda feira, a Bélgica encara o Japão as 15 horas, em Rostov. Diria que os belgas são favoritos. Na terça feira, as 11 horas, a Suecia pega a Suíça. Jogo bem equilibrado e sem um favorito disparado.

Finalmente, as 15 horas, a Colômbia enfrenta a Inglaterra em Moscou. Considero o time inglês em melhor fase, mas seleção colombiana tem boa qualidade técnica e pode vencer o jogo. Serão jogos tão tensos e equilibrados que não será surpresa se só forem decididos na cobrança de pênaltis.