Brasil já tem presença garantida na final da Copa Libertadores
Com quatro clubes classificados para as quartas de final da Libertadores (Flamengo, Internacional, Grêmio e Palmeiras)
Com quatro clubes classificados para as quartas de final da Libertadores (Flamengo, Internacional, Grêmio e Palmeiras)
Com quatro clubes classificados para as quartas de final da Libertadores (Flamengo, Internacional, Grêmio e Palmeiras), o Brasil já tem uma vaga garantida na grande final da Copa Libertadores de América de 2019.
Do outro lado, a vaga será do River Plate (atual campeão), Cerro Porteño, Boca Juniors ou LDU. Para chegar a esse ponto, os times brasileiros precisaram vencer seus confrontos diretos contra Emelec, Nacional do Uruguai, Liberta e Godoy Cruz.
OS VENCEDORES
O Palmeiras, por exemplo, venceu o Godoy Cruz por 4 a 0 na Allianz Arena e garantiu sua vaga. O Inter desclassificou o Nacional do Uruguai com vitória no Beira Rio por 2 a 0. O Flamengo teve dificuldades e só se classificou depois de vencer o Emelec, no Maracanã, por 2 a 0 no tempo normal e por 4 a 2 na decisão por pênaltis.
E o Grêmio que já havia vencido o Libertad por 2 a 0 em casa, venceu também o segundo jogo disputado na quinta-feira noite por 3 a 0 .
OS ELIMINADOS
Os outros dois clubes brasileiros foram desclassificados. O Cruzeiro perdeu nos penaltis para o River, dentro do Mineirão (2×4) e o Athletico Paranaense perdeu para o Boca por 2 a 0 em Buenos Aires.
A tabela de jogos das quartas de final já está confirmada. Só faltam as datas. Em jogos de ida e volta jogam Flamengo x Internacional, Grêmio x Palmeiras, River Plate x Cerro Porteño e Boca Juniors x LDU.
DUELOS BRASILEIROS
Nos confrontos entre brasileiros diria que Inter e Grêmio tem um pouco mais de chance de chegar as semifinais. Isso não quer dizer que Palmeiras e Flamengo não tenham time para superar as dificuldades e garantir presença na próxima fase da Libertadores.
Quanto aos clubes estrangeiros, apostaria nos dois argentinos que tem histórico positivo nessa Copa e foram os finalistas na Copa do ano passado. Se isso se confirmar, mais uma vez Brasil e Argentina estarão decidindo mais uma Libertadores.
Lógico que isso é tudo uma projeção com base nos que esses clubes fizeram até aqui. Mas como futebol é imprevisível, de repente surge aí uma zebra que vai desfazer toda essa minha previsão.
MÉRITOS E VAR
De qualquer forma, acho que os clubes classificados para as quartas de final mereceram chegar lá. Foram mesmo os melhores. O VAR trabalhou bastante e impediu que injustiças fossem cometidas.
A expectativa é a de que a arbitragem seja de melhor nivel porque a Conmebol poderá agora escalar os melhores árbitros, já que nas quarta serão só quatro jogos por rodada e com isso os melhores apitadores estarão disponíveis para apita-los.
C * U * R * T * A * S
* O PALMEIRAS goleou na terça-feira. Fez 4 a 0 no Godoy Cruz, da Argentina. Placar ilusório porque não foi mérito do time de Felipão, mas fragilidade da equipe argentina. A diferença de qualidade entre o elenco do time brasileiro com o do argentino é visível.
Bastou o Palmeiras jogar um pouco melhor e a goleada foi uma consequência. Mas o Verdão precisa melhorar. No Brasileirão seu time vai muito mal. Seu ataque não funcionou e a própria defesa mostrou deficiências. Felipão precisa achar soluções para esses problemas.

CHORO ATLETICANO
* TECNICO do Athletico Paranaense reclamou que no jogo de ida em Curitiba o Boca foi excessivamente defensivo. Só que o time argentino venceu esse jogo por 1 a 0 e no jogo de volta também ganhou por 2 a 0.
Ficou provado que defensiva ou ofensivamente, o Boca ainda é bem superior ao Athletico. E é bom lembrar também que em torneios importantes como a Libertadores a tradição e a experiência valem muito. E por esse aspecto o Boca é muito superior ao Athletico PR. um clube ainda principiante neste torneio internacional.
RAPOSA FRACASSA
* COMO um dos técnicos que melhor trabalham nas disputadas de mata mata, Mano Menezes fracassou nesta Copa Libertadores.
Foi eliminado em casa pelo River Plate numa decisão por pênaltis onde a equipe argentina foi bem superior ao time mineiro.
Placar final foi de 4 a 2 para os argentinos. Agora o Cruzeiro só tem Copa do Brasil e Brasileirão para tentar um título neste ano. Maior chance está na Copa do Brasil já que no Campeonato Brasileiro o Cruzeiro está entre os últimos colocados e não terá chance de disputar o título.
MENGO SUOU FRIO

* FLAMENGO suou frio para superar o limitado Emelec nos dois jogos disputados entre eles pelas oitavas de final da competição.
A verdade é que mesmo com elenco cheio de opções orientado por badalado técnico português, o Mengão ainda não encantou nem confirmou sua condição de grande time.
Há algum tempo o Flamengo oscila em todas as competições. Um problema que até agora não foi resolvido e deve impedir o Mengão de ser campeão da Libertadores. No Brasileiro, como tem tempo, ele ainda pode chegar.
MELHOR DO CONTINENTE
* FUTEBOL brasileiro está longe do europeu em organização e em qualidade técnica, mas na América do Sul, ainda pode ser apontado como o melhor do continente. Prova disso é que dois oito clubes classificados para as quartas de final, quatro são brasileiros.
Os argentinos ficaram com duas vagas (River e Boca) Os paraguaios com uma e os equatorianos com outra. Alias, na última Copa América de Seleções isso já ficou provado, porque a Seleção Brasileira foi campeã com futebol superior a de seus concorrentes.





































































































































