Brasil ganha a Copa!
Opinião de Alberto César Iralah: Brasil ganha a Copa!
E a copa do mundo de 2014 será mesmo no Brasil. Quando os brasileiros sonhavam em realizar aqui o maior evento esportivo de modalidade única, fiquei muito preocupado. Achei, a princípio, que seria loucura. Primeiro pensei na segurança. Aliás, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, foi questionado sobre isso na sede da FIFA, no dia do anúncio oficial. Respondeu que a violência é um problema mundial.
Sim, concordo, mas não consigo me imaginar andando com um “lep top” por volta de meia noite, nas ruas de São Paulo, em busca de metrô, como fiz várias vezes em Munique, na Alemanha. No entanto muita coisa será feita para se dar tranqüilidade à população neste período, como nos jogos Pan-Americanos.
Durante a competição um mar de rosas. Depois ficou muito difícil se achar um policial no Rio. Mas não quero evidenciar aqui os problemas do Brasil. Nós os temos e teremos que minimizá-los para sermos bons anfitriões. Vamos olhar pelo lado bom.
Os estádios do Brasil serão remodelados. Mesmo que muita gente se enriqueça com as verbas públicas para as reformas, passaremos a ver estádios com o requinte da modernidade. O sistema de transporte terá que passar por mudanças profundas. O turismo será muito aquecido. O dinheiro do turista vai agitar a economia brasileira. Restaurantes, hotéis, praias mesmo com o inverno, afinal o europeu está acostumado a temperaturas muito baixas, tudo junto num país que eles adoram. O Brasil é idolatrado pelo público que acompanha as Copas do Mundo.
Além de todas as coisas boas que este país oferece, aqui o mundo poderá ver as mulheres mais bonitas do planeta! Esses ingredientes, aliados a uma enorme campanha que o governo fará de conscientização da importância de recebermos bem, vão dar ao visitante um pedaço do paraíso. O que sobrará para todos nós brasileiros, depois, é uma incógnita.
Se a Copa tivesse terminado ontem poderíamos dizer que grandes e belos estádios ficariam para jogos com pequeno público e fracos jogadores sonhando com o futebol europeu. Talvez até lá as coisas mudem. Nós nos preocupamos muito com a bola rolando.
Já a FIFA não! O importante para ela é que tudo esteja organizado. Dois times em campo com o uniforme muito bem passado e bonito, um gramado bem aparado e sem falhas, um estádio que encanta os olhos e pronto. Nada mais importa. Os jogadores podem até ser pernas de pau.
Então Copa do Mundo é isso. Aparência! E vamos nós, pelo menos no mês da copa, viver de aparência, mesmo sabendo que às vezes ela engana!





































































































































