Brasil enfrenta o México, a sua Asa Negra
Muitos ainda lembram a decepção que tivemos com os mexicanos nas Olimpíadas de Londres
Muitos ainda lembram a decepção que tivemos com os mexicanos nas Olimpíadas de Londres
Seleção Brasileira disputa nesta terça feira, sua segunda partida pela primeira fase da Copa do Mundo de 2014. Seu adversário será o México, que nos últimos anos, tem se apresentado como uma verdadeira asa negra do futebol brasileiro. Não será um jogo fácil.
Quem viu a estréia dos mexicanos contra Camarões, pode perceber que eles tem uma equipe bem armada, com alguns talentos bem treinados. Além disso, nos últimos confrontos contra o Brasil, o México conseguiu ótimos resultados. Nas Olimpíadas de Londres, por exemplo, disputaram a final contra o time brasileiro e ficou com a medalha de ouro. Vários daqueles garotos integram hoje o time mexicano.
Acho até que o México vai exigir mais do Brasil do que exigiu a Croácia. O jogo será disputado em Fortaleza, Ceará, onde o clima é bem diferente daquele que vivenciamos aqui no sul. Lá está calor e a exigência física dos jogadores é bem maior. Quem estiver mais bem preparado fisicamente, pode levar enorme vantagem.
Neste momento Brasil e México estão iguais no número de pontos. A diferença está nos gols. Ainda assim, a diferença não é assim tão grande. Que o Brasil entre em campo bem focado ou o resultado final da partida poderá ser decepcionante para o torcedor brasileiro. O jogo começa às 16 horas. Fique de olho.
Se vencer, o Brasil praticamente estará classificado para as oitavas de final. A ordem, portanto, é vencer ou vencer.
C * U * R * T * A * S
* FELIPÃO deve manter o time que venceu a Croácia. Um time que não chegou a jogar um grande futebol mas venceu seu primeiro adversário por 3 a 1 e se vencer o México nesta terça estará nas oitavas de final.
* ENTRE os jogadores que participaram daquele jogo, destaque para Julio Cesar com duas importantes defesas, atuação soberba de Oscar no meio campo e exibição competente de Neymar, que fez dois gols.
* EM compensação, Daniel Alves e Marcelo jogaram mal. Este ultimo fez até gol contra. Hulk só correu e provou que não pode ser titular. Fred ficou perdido lá na frente e “cavou” um penalti na área croata.
* A ESPERANÇA nesta terça é que o Brasil mostre um futebol bem mais eficiente. Se continuar a jogar como no primeiro jogo, não vai chegar à lugar nenhum. Como eu previa, time de Felipão não é nada confiável.
* PRESIDENTE Dilma foi vaiada e xingada. Disse que não haveria corte de energia eletrica mas faltou luz no Itaquerão durante algum tempo. Estádio não ficou totalmente lotado. Os preços cobrados foram bem altos.
* PUBLICO torcedor que compareceu ao Itaquerão não é o mesmo que vai ao futebol nos jogos do Brasileirão. É outro tipo de torcida. Aquela que tem poder aquisitivo e não está acostumada a comparecer aos estádios.
* SÓ GENTE bonita, bem arrumada. Não vi uma pessoa negra entre os torcedores. Nem torcedor desdentado. Aquilo não era a verdadeira torcida de futebol do País. As uniformizadas não compareceram. Só suas faixas.
* TUDO no estádio era caro. A Fifa cobrou o que quis. Pior é que não vai pagar nada de imposto. O Governo brasileiro isentou a entidade de pagar impostos. Só no Brasil isso aconteceu. Em outros países a Fifa pagou.
* GRAMADO do Itaquerão esteve perfeito. Foi molhado antes do jogo e não deu problema para os jogadores. A bola correu mais rápida e atingiu o objetivo das duas seleções. Arbitragem foi muito ruim. Uma decepção.
* FELIPÃO e Fred disseram que o pênalti que deu ao Brasil o segundo gol foi legitimo. Não foi. O pênalti não existiu. Fred simulou e o árbitro entrou na dele. Uma vergonha. Ainda assim, a vitória brasileira foi justa.
* SHOW de abertura da Copa feita no Itaquerão foi ridícula. Medíocre. No Brasil há dezenas de profissionais que fariam coisa bem superior. A decepção do publico e dos jornalistas foi total. Quem viu, desaprovou.
* OU SEJA. A Copa, a partir de sua abertura, começou mediocremente. Esperamos que ela embale e nos ofereça algo melhor. De todos os jogos que vi até agora, Espanha e Holanda foi o melhor. Um show de bola.
* SE JOGAR como o fez contra a Espanha a Holanda poderá ser campeã mundial. Nenhuma outra seleção jogou tanto quanto ela até agora. Foi um show de bola. O Brasil não jogou metade do que o time holandês.
* EM COMPENSAÇÃO a Espanha virou o fio. Assim como o Barcelona. Aquele futebol que encantava, desapareceu. Os espanhois podem nem se classificar para as oitavas. Se conseguirem, não irão longe.
* O MEXICO foi roubado pelo árbitro no jogo contra Camarões. Dois gols legítimos dos mexicanos foram anulados. Ainda assim, os mexicanos ganharam. Pela contagem mínima, mas venceram. Isso é o importante.
* JÁ O CHILE contra a limitada Austrália, só jogou dez minutos. Depois caiu de produção e quase deixou os australianos empatarem. Mas saiu o terceiro gol chileno e tudo bem. Mas o Chile, pra mim, não vai longe.
* ANTES da Copa muita gente considerava a Colômbia como um dos bons times da competição. Na estreia, diante da Grécia, os colombianos confirmaram. Fizeram 3 a 0 e deram passo decisivo rumo a classificação.
* PELO que observei, os gregos estão em baixa. Futebol bem limitado. Outros integrantes do grupo são Japão e Costa do Marfim, que começou muito bem. Numa dessas, Colômbia e Costa do Marfim se classificam.
* O QUE me impressionou no jogo Colômbia e Grécia, disputado em BH, foi a grande presença da torcida colombiana. Que festa!!! Valeu à pena. E quase toda a torcida brasileira que esteve lá apoiou a Colômbia.
* A COSTA RICA deu um passeio no envelhecido time do Uruguai. Placar de 3 a 1 para os costarriquenhos surpreendeu muita gente, mas quem acompanhou as eliminatórias da Concacaf confirmou suas previsões.
* HOJE a Costa Rica joga um futebol rápido e moderno. Tem ótimo aproveitamento nas jogadas de bola parada e alguns jogadores de ótima qualidade. Daí a grande vitória sobre o Uruguai. Que foi justíssima.
* DETALHE. Uruguai está velho. Seu time não me parece em condições de se classificar. Deve cair fora logo na primeira fase. Não adianta só garra. É preciso de técnica, de preparo e de boa organização tática.
* UMA constatação. Vocês viram o futebol medíocre de Lugano? Ainda tem são-paulino que quer esse jogador em seu time. Não dá mais. Ele acabou para o futebol. Contrata-lo seria jogar muito dinheiro fora.
* INGLATERRA e Itália foi um jogão. Mesmo com o calor e a umidade, os jogadores conseguiram suportar a pressão e o ritmo da partida. Vitória da Itália por 2 a 1, merecida. Costa Rica lidera pelo saldo de gols.
* PIRLO jogou demais. Já Rooney, atacante inglês, foi decepcionante. A vitória italiana não me surpreendeu porque os italianos crescem mesmo quando o objetivo é tentar ganhar uma Copa. Muito cuidado com eles.
* INGLATERRA agora pega o Uruguai, que também perdeu. Será o jogo da morte programado para o Itaquerão, em São Paulo. Acho que os ingleses devem vencer. Neste caso, o Uruguai vai voltar pra casa.
* JAPÃO começou melhor, mas com a entrada de Drogba, a Costa do Marfim cresceu e virou o placar. Grande vitória dos africanos e uma decepção para a torcida japonesa. Pelo visto o Japão vai sair da logo da Copa.
* ATÉ agora, dentro de campo, nada a se reclamar da Copa. Ela tem seguido em excelente nivel. Único problema estava na arbitragem que errou muito no começo. Agora parece que as coisas se equilibraram.
* ANDRES Sanchez tentou culpar os croatas pela “enchente” num dos vestiários do Itaquerão. Mas a Fifa provou que os ralos estavam entupidos e os croatas nada tiveram com o acontecido. Sanchez falou demais.
* DE TODOS os estádios que vi pela tv, o Itaquerão é o que tem desenho mais feio. O estádio não tem presença. Arquiteto errou no seu projeto. Em compensação temos estádios maravilhosos nesta Copa.
* TALVEZ o mais impressionante seja o de Manaus. É muito bonito. E dizem, é perfeito por dentro. Os gramados estão em excelente estado. Inclusive o do Itaquerão cujo gramado mais parece um tapete verde.
* TAMBEM a presença de público tem sido muito boa. Estádios estão praticamente cheios em todos os jogos. Lógico que não é só público brasileiro. Há muito turista que veio ver a Copa de perto. Um belo espetáculo.
* COMO eu previ, a Suiça é um dos melhores times desta Copa. Venceu o Equador e deu passo decisivo rumo as Oitavas de Final. É um time forte, que corre o tempo todo. Pode até ser o primeiro colocado do grupo E.
* ERRO grave dos organizadores da Copa. Em Porto Alegre, no jogo entre França e Honduras, não foram executados os hinos dos dois países. Ridículo. Até nisso o Brasil erra. Nunca ocorreu isso em qualquer Copa.
* FRANÇA matou à pau contra Honduras. Ganhou com certa facilidade. Os franceses parecem bem preparados e, em minha opinião, devem ser um dos classificados para as Oitavas. Proximo jogo: Suíça.
* ALÉM de Brasil e México, mais dois jogos serão disputados nesta terça feira. Belgica, que tem um timaço e Argelia. Em tese, os belgas devem vencer bem. Também Russia e Coreia jogam neste dia. Russos favoritos.
* NA QUARTA feira, jogam Camarões e Croácia (jogo do grupo do Brasil), Espanha e Chile e Austrália x Holanda. Na quinta feira, Colômbia x Costa do Marfim, Japão x Grécia e Uruguai e Inglaterra (jogo da morte).
* NO JOGO França e Honduras, o segundo gol francês foi confirmado pelos chips que existem na bola. Ela tocou na trave, o goleiro a empurrou para dentro do gol e a tirou rapidamente. Mas o chip confirmou o gol.
* CURIOSO é que, quando a bola tocou na trave, o chip disse que a bola não entrou, no que estava certo. Em seguida, quando o goleiro tocou nela, o chip confirmou que a bola entrou. Hondurenhos se irritaram.
* NO CASO, não há como contestar o chip. É tecnologia de ultima geração e não há possibilidade de erro. Foi gol mesmo e a França chegou ao seu segundo gol com Benzema. Este, por sinal, foi o destaque do jogo.
* EDUCAÇÃO é educação. Ao final do jogo entre Japão e Costa do Marfim, torcedores japoneses juntaram todo o lixo do local onde estavam e colocaram nas lixeiras do estádio. E olha que o Japão perdeu o jogo.
* UMA DECEPÇÃO a estreia da Argentina na Copa de 2014. A Bosnia exigiu muito de Messi e seus companheiros. Grande número de argentinos foi ao Maracanã. O espetáculo nas arquibancadas agradou.
* MELHOR jogador argentino foi Mascherano, que marcou bem e praticamente não errou passes. Di Maria decepcionou. A Bósnia mostrou ser tecnicamente um bom time. Pode até sonhar com uma classificação.
* IMPORTANTE dizer que a Bósnia jamais disputou uma Copa. Foi sua estreia. O gol contra a Argentina, foi seu primeiro num Mundial. Seu futebol impressiona pela boa qualidade. Seu próximo jogo é contra a Nigéria.





































































































































