COPA FGF: Brasil de Pelotas e Aimoré disputam o título da temporada

No primeiro jogo da final, realizado na quinta-feira (27), no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, Aimoré e Brasil de Pelotas empataram em 1 a 1

A arbitragem ficará por conta de Wagner Silveira Echevarria, auxiliado por Otavio Legramanti e Luiz Paulo Duarte Rodrigues

Copa
Foto: Gabriel Costa/Brasil-Pel

Pelotas, RS , 29 (AFI) – A Copa Federação Gaúcha de Futebol “Professor Ruy Carlos Ostermann” conhecerá neste domingo (30) o campeão de 2025. Às 19h, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas, Brasil de Pelotas e Aimoré disputam o segundo jogo da final do torneio, que garante vagas no Campeonato Brasileiro Série D ou na Recopa Gaúcha de 2026 (contra o campeão do Gauchão Série A).

A arbitragem ficará por conta de Wagner Silveira Echevarria, auxiliado por Otavio Legramanti e Luiz Paulo Duarte Rodrigues.

PRIMEIRO JOGO

No primeiro jogo da final, realizado na quinta-feira (27), no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, Aimoré e Brasil de Pelotas empataram em 1 a 1. Caso haja novo empate no duelo de volta, o título será decidido nos pênaltis.

No jogo de ida, o Aimoré abriu o placar com o zagueiro Micael, e o empate do Brasil de Pelotas veio após um cruzamento com efeito em que a defesa do Aimoré ficou apenas olhando; o goleiro Enzo tentou interceptar, mas a bola bateu no peito de Wesley Santos e entrou: 1 a 1.

SEMIFINAIS

Para chegar à decisão, o Xavante empatou em 0 a 0 com o Gaúcho na Arena Be8, após empate por 1 a 1 no primeiro jogo, vencendo por 3 a 2 nas penalidades. O Aimoré superou o Pelotas nos pênaltis na Boca do Lobo, depois de reverter a desvantagem do confronto e vencer a partida de volta por 1 a 0.

O goleiro Enzo, destaque da equipe de São Leopoldo, defendeu uma cobrança, e Victor Lima acertou a trave, garantindo a classificação do Aimoré por 4 a 3 nos penais.

NAS QUARTAS

Nas quartas de final, o Brasil de Pelotas passou pelo Juventude por 2 a 1, e o Aimoré venceu o Esportivo de Bento Gonçalves por 1 a 0.

Na fase de classificação, o Xavante fez a terceira melhor campanha, somando 13 pontos em 7 jogos, com três vitórias e quatro empates, 16 gols pró e 4 contra. O Aimoré terminou em quinto, com 10 pontos em 7 partidas, três vitórias, um empate e três derrotas, 9 gols pró e 5 contra.

SÉRIE B GAÚCHA

As emoções do futebol gaúcho também acontecem na terceira divisão, a Série B Gaúcha, que terá neste domingo a segunda rodada das semifinais. Às 15h, no Estádio Edmundo Feix, Guarani de Venâncio Aires recebe o Rio Grande.

No primeiro jogo, realizado no Estádio Aldo Dapuzzo, o Guarani venceu por 2 a 0 e agora joga pelo empate para garantir vaga na final.

Na outra semifinal, também às 15h, no Estádio Aldo Dapuzzo, o São Paulo de Rio Grande recebe o Apafut. No jogo de ida, realizado em 23 de novembro em Caxias do Sul, o Apafut venceu por 1 a 0 e agora joga pelo empate para confirmar presença na grande final.