Boxe: Everton Lopes estreia com vitória no Mundial

Nesta sexta-feira é a vez do medalhista de prata em Londres, Esquiva Falcão estrear nos pesos médios

Campeão do mundo em 2011, Everton Lopes estreou com vitória no Mundial de Boxe de Almaty, nesta sexta-feira, no Casaquistão. O boxeador brasileiro da categoria meio-médio ligeiro ficou de bye na primeira rodada e não teve problemas.

Campinas, SP, 18 (AFI) – Campeão do mundo em 2011, Everton Lopes estreou com vitória no Mundial de Boxe de Almaty, nesta sexta-feira, no Casaquistão. O boxeador brasileiro da categoria meio-médio ligeiro ficou de bye na primeira rodada e não teve problemas na sua primeira luta, vencendo por pontos Louis Colin, de Miramar.

No único confronto envolvendo brasileiros nesta sexta-feira em Almaty, Lopes mostrou por quê é o primeiro cabeça de chave do Mundial e atropelou Colins, vencendo os três rounds por decisão unânime dos árbitros. Agora ele volta a lutar na segunda-feira, contra o alemão Artem Harutyunyan, pelas oitavas de final.

Nesta sexta-feira, três brasileiros sobem aos ringues. Medalhista de prata nos Jogos de Londres/2012, Esquiva Falcão estreia nos pesos médio contra Vitali Bandarenka, da Bielo-Rússia. Assim como Everton, ele é o primeiro favorito ao título.Robenilson de Jesus faz sua primeira luta no peso galo diante de Reda Benbaziz, da Argélia. Já o mosca-ligeiro Patrick Lourenço encara Tanes Ongjunta, da Tailândia.

Dos oito brasileiros que foram a Almaty, seis ficaram de bye na primeira rodada. Os únicos que não foram privilegiados foram Julião Neto, eliminado por Hamza Touba (Alemanha), na segunda-feira, e Juan Nogueira, que passou por Ainar Karlson da Estônia, no mesmo dia.

A partir desta temporada, a pontuação do boxe amador segue o padrão do boxe profissional, com os juízes dando pontos por round. Antes a contagem levava em consideração apenas o número de golpes aplicados na cabeça. Este também é o primeiro Mundial com os atletas lutando sem proteção na cabeça. Das 24 lutas desta quinta-feira, porém, só duas terminaram por nocaute.