Botafogo x São Paulo - Péssimo anfitrião x Visitante indigesto. Quem leva?
O jogo colocará frente a frente o melhor mandante contra o visitante mais eficiente
Rio de Janeiro, RJ, 24 (AFI) – Não será apenas o Rock in Rio que vai “balançar” o Rio de Janeiro, neste final de semana. Em uma partida que colocará frente a frente dois concorrentes ao título brasileiro, Botafogo e São Paulo farão o duelo do mandante mais eficiente contra o melhor visitante do Campeonato Brasileiro. O confronto acontece, neste domingo, às 16 horas, no Engenhão, pela 26ª rodada da competição.
A partida também servirá como um tira-teima, já que os dois clubes estão rigorosamente empatados no retrospecto geral. Até hoje, Bota e Sampa se enfrentaram 82 vezes, com 33 vitórias para cada lado e 16 empates. No primeiro turno, porém, quem levou a melhor foi o time carioca, que venceu dentro do Morumbi, por 2 a 0.
Para evitar que o Tricolor dê o troco, o clube alvinegro se apóia em seu excelente histórico dentro de casa. O Fogão tem a melhor campanha atuando como mandante, conquistando 29 dos 36 pontos disputados. Foram nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota para o Corinthians (2 x 0), ainda no primeiro turno. Números que garante o Alvinegro na terceira posição, com 44 pontos, após a grande vitória sobre o Grêmio, por 1 a 0, em Porto Alegre.
Se o Bota é um péssimo anfitrião, o São Paulo, pode-se dizer, também não é uma visita muito agradável. Isso porque o time paulista ostenta a melhor campanha como visitante. Dos 36 pontos que disputou, conquistou nada menos que 23, um aproveitamento de 63%. Após o empate sem gols contra o Corinthians, o Tricolor sabe da necessidade de vencer para sonhar com a ponta. Hoje, o clube é vice-líder, com 45 pontos. Um a menos que o Vasco.
Novo camisa 1
Com o goleiro titular Jefferson suspenso, quem mais uma vez assume o gol botafoguense é o reserva Renan, que tem a seu favor um retrospecto positivo. O time não perdeu em nenhuma das oito vezes em que ele foi titular, sendo cinco partidas no Brasileirão – no qual acumula duas vitórias e três empates. A última vez que o Botafogo perdeu com ele em campo foi em junho de 2009.
Além do jogo contra o São Paulo, Renan sabe que terá pelo menos mais outras duas chances nas próximas rodadas: ante Bahia e Corinthians, quando o titular Jefferson estará com a seleção brasileira para amistosos na América Central contra Costa Rica e México.
“Já fiz essas contas, calculei e me sinto bem, preparado. Venho treinando para, quando aparecer a oportunidade, estar pronto. É preciso estar sempre disposto a fazer o melhor. Se são esses os jogos, vamos cair para dentro”, afirmou Renan.
O técnico Caio Júnior ainda promoverá outra novidade no time alvinegro. O volante Marcelo Mattos não enfrentou o Grêmio por estar suspenso, mas retorna aos titulares. Com isso, Lucas Zen ficará apenas como opção no banco de reservas. O restante do time será o mesmo.
Problemas tricolores
O São Paulo ganhou um importante desfalque de última hora para o jogo contra o Botafogo. O atacante Dagoberto sentiu dores no joelho direito e não treinou na sexta-feira. Ele ficou no Reffis, fazendo tratamento e, neste sábado, foi reavaliado e acabou vetado. Em seu lugar, o técnico Adilson Batista vai escalar Henrique.
O treinador também não vai poder contar com o zagueiro João Filipe. O defensor não está suspenso, nem machucado. Ele será desfalque por conta de uma cláusula contratual que o impede de entrar em campo contra o time carioca.
Quando precisa urgentemente de um zagueiro e procurou o Botafogo para se reforçar com João Filipe, o São Paulo o fez por meio de um contrato de empréstimo. O defensor teve ótimo desempenho e acabou contratado em definitivo pelo time tricolor, mas o novo acordo só passa a valer quando acaba o antigo. Ou seja, em janeiro de 2012. Até lá, vale o contrato por empréstimo, que tem a cláusula que não permite que João Filipe jogue contra o Botafogo. Xandão deverá substituí-lo.
Outro desfalque certo de Adilson Batista no Engenhão será Casemiro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Para o lugar dele, o treinador vai escalar o também volante Denilson, que está recuperado de lesão e volta ao time após ficar de fora de dez jogos.





































































































































