Botafogo x Fluminense - Clássico Vovô pode definir rumos!
O Fogão está na briga por uma vaga na Libertadores de 2018 e o Flu luta contra o rebaixamento
O Fogão está na briga por uma vaga na Libertadores de 2018 e o Flu luta contra o rebaixamento
Rio de Janeiro, RJ, 03 (AFI) – O clássico mais antigo do futebol nacional será realizado a partir das 19 horas deste sábado no Estádio Nilton Santos e pode definir algumas diretrizes no Campeonato Brasileiro. Em partida válida pela 32• rodada, Botafogo e Fluminense entram em campo na luta por objetivos distintos.
Sem perder há três jogos – dois empates e uma vitória -, a Estrela Solitária tem 48 pontos e está na sexta colocação, mas busca terminar entre os cinco melhores para se garantir na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem. Atualmente, o quinto lugar pertence ao Cruzeiro, que tem a mesma pontuação e está na frente no saldo de gols (8 contra 7).
Enquanto isso, a briga do Fluminense é contra o rebaixamento. Eliminados na última quarta-feira pelo Flamengo nas quartas de final da Copa Sul-Americana, os comandados de Abel Braga focam 100% no Brasileirão. O Tricolor das Laranjeiras é o atual 14• colocado, com 39 pontos, quatro a mais que a Ponte Preta, primeiro time da zona de rebaixamento.
O duelo entre Botafogo e Fluminense é conhecido como Clássico Vovô porque se trata da rivalidade mais antiga do Brasil. Os dois times se enfrentaram pela primeira vez em outubro de 1905.
MISTÉRIO NO BOTA
Ninguém sabe qual será a escalação inicial do Botafogo no clássico deste sábado contra o Fluminense. O técnico Jair Ventura fechou o treinamento realizado na tarde desta sexta-feira para a imprensa e evitou dar qualquer pistas na entrevista coletiva.
“Tem jogadas ensaiadas, questão de jogadores com questões físicas. Alguma movimentação para tentar surpreender. Expectativa de grande jogo. Que o Botafogo possa estar em grande dia e vencer”, afirmou o treinador botafoguense.
O meia João Paulo recebeu o terceiro cartão amarelo e é desfalque certo. Ele será substituído por Rodrigo Lindoso, que volta após cumprir suspensão automática contra o Atlético-MG. Pelo mesmo motivo, o meia Marcos Vinícius retorna e o lateral-esquerdo Gilson vai para o banco de reservas depois de ser improvisado.
APOIO E TÉCNICO MANTIDO
O gerente executivo de futebol do Fluminense, Alexandre Torres, garantiu que o clube tricolor não deverá promover mudanças na estratégia para a próxima temporada após a eliminação traumática para o Flamengo na Copa Sul-Americana. O dirigente também bancou a permanência do técnico Abel Braga.
“Abel tem contrato até o fim do próximo ano. A diretoria confia no Abel. Acho que tem se mostrado, nos últimos anos, que um técnico que enfrenta um período de dificuldade mas se mantém, conhece o grupo, melhora a comunicação. Nunca foi cogitada a saída do Abel. Acredito que a gente vá manter (o treinador). Até porque, acredito em trabalhos longos, com as pessoas conhecendo mais o ambiente do clube”, disse.
O treinamento desta sexta-feira foi fechado para a imprensa e Abel Braga não deu pistas sobre qual time vai mandar a campo no clássico deste sábado. A tendência, porém, é que a base que enfrentou o Fluminense seja mantida. O zagueiro Reginaldo cumpre suspensão pelo terceiro amarelo e dá lugar para o experiente Gum, que não estava inscrito na Copa Sul-Americana e por isso não enfrentou o Flamengo.





































































































































