Botafogo x Corinthians - Topa contrariar a lógica e calar os matemáticos?

Os matemáticos apontam que o Timão possui apenas 1% de chances de ser campeão brasileiro

E, para contrariar a lógica, nada melhor do que vencer um dos favoritos ao título, dentro de seus domínios. Este é o objetivo do Timão para o duelo decisivo contra o Botafogo, nesta quarta-feira, às 21h50, no Maracanã, pela 20ª rodada.

Rio de Janeiro, RJ, 10 (AFI) – Os matemáticos apontam que o Corinthians possui apenas 1% de chances de ser campeão no Campeonato Brasileiro. E, para contrariar a lógica, nada melhor do que vencer um dos favoritos ao título, dentro de seus domínios. Este é o objetivo do Timão para o duelo decisivo contra o Botafogo, nesta quarta-feira, às 21h50, no Maracanã, pela 20ª rodada.

Após uma breve queda de rendimento, o Fogão parece ter voltado a todo vapor nas últimas rodadas, principalmente após os salários atrasados serem quitados. Com as contas em dia, vieram a vitória sobre o Coritiba, por 3 a 1, e depois contra o Criciúma, por 2 a 1, fora. Resultados que deixaram o Glorioso na vice-liderança, com 36 pontos.

Em compensação, o Timão tenta se reabilitar de dois péssimos resultados: derrota de 1 a 0 para o Internacional, no Sul, e empate sem gols com o lanterna Náutico. A sequência deixar o clube do Parque São Jorge a nada menos que dez pontos do líder Cruzeiro (40 a 30).

Um novo revés pode deixar o título ainda mais distante, que os míseros 0,7% de chances calculados pelo site Chance de Gol. Números que, pelo menos a princípio, são ignorados pelo técnico Tite. “Isso aqui é futebol. A matemática não joga bola”, disparou.

Adversidades superadas
O Botafogo conseguiu se manter entre os primeiros colocados ao longo das 19 rodadas, mesmo com uma série de adversidades. A boa campanha, segundo o volante Marcelo Mattos, é fruto da superação da equipe. Afinal, no período, o clube perdeu o Engenhão (interditado), passou vários meses com salários atrasados e perdeu peças importantes – como Andrezinho, Fellype Gabriel e Vitinho.

“Para não ter queda, já que perdemos jogadores importantes, atribuo ao nosso treinador e à comissão técnica, são vários profissionais trabalhando sem ninguém ver. E ainda temos uma base de muita qualidade. Junta isso tudo com jogadores experientes para dar suporte aos jovens, que podem suprir a necessidade e dar conta do recado. Tivemos dificuldades, mas é nossa profissão e o clube que defendemos, queremos fazer o nosso melhor”, disse.


Outro fator apontado por Marcelo Mattos para o sucesso botafoguense é a torcida, que atendeu o pedido dos jogadores e passou a ir em maior número para apoiar a equipe no Maracanã. “É de suma importância. É diferente sair do vestiário e entrar no gramado com o apoio do torcedor. Precisamos muito. Queremos ver estádio cheio para cada vez mais ter força para conseguir os resultados positivos”, disse.

O volante já está confirmado no time titular, que deve contar com duas alterações em relação ao time que superou o Criciúma. O goleiro Renan e o meia Seedorf retornam de suspensão. Com isso, Milton Raphael e Octávio voltam a figurar entre os reservas.

Mudanças drásticas
Depois da fraca atuação contra o Náutico, o técnico Tite resolveu mexer na escalação do Corinthians. Ainda em busca de um substituto para Paulinho, vendido ao Tottenham, da Inglaterra, no último mês de julho, o treinador barrou Ibson e resolveu escalar Edenílson como o segundo volante.

Guilherme foi a aposta inicial de Tite para substituir Paulinho, mas sofreu uma contusão. Aí, abriu espaço para Ibson, que foi vaiado pela torcida corintiana no empate com o Náutico. Agora, Edenílson vai ocupar a posição contra o Botafogo.

A troca de Ibson por Edenílson não será a única mudança no Timão. Após terem cumprido suspensão, o meia Douglas e o atacante Emerson voltam ao time. Em compensação, o volante Ralf recebeu o terceiro cartão amarelo e não poderá enfrentar o Botafogo, o que abre lugar para a escalação do chileno Maldonado.

Com pubalgia, o lateral-esquerdo Fábio Santos segue vetado pelos médicos – Igor será novamente o titular. O goleiro Cássio, depois da pancada sofrida na semana passada, ainda é dúvida, o que deixa Danilo Fernandes de prontidão. E Alessandro permanece na lateral direita, agora que Edenílson jogará como volante.

Tite ainda pode ter o reforço dos atacantes Alexandre Pato e Guerrero, mas eles dificilmente vão jogar nesta quarta-feira. Os dois atacantes jogaram na noite desta terça-feira – Pato com a Seleção Brasileira nos Estados Unidos e Guerrero defendeu o Peru na Venezuela. Ambos se colocaram à disposição para enfrentar o Botafogo, mas o aproveitamento deles ainda depende da condição física que apresentarem no retorno ao Brasil.