Botafogo utilizou plataforma digital para emprestar Matheus Nascimento

Após analisar os clubes interessados, o Botafogo optou pelo LA Galaxy, que firmou um acordo de empréstimo até o fim de 2025.

IMG 7771
O Botafogo aderiu ao serviço em 2023 e tem utilizado a ferramenta para facilitar negociações. (Foto: Reprodução/LA Galaxy)

Rio de Janeiro, RJ, 6, (AFI) – O Botafogo utilizou o TransferRoom, uma plataforma que conecta clubes e agentes, para definir o empréstimo de Matheus Nascimento ao LA Galaxy, dos Estados Unidos. O aplicativo, que reúne mais de 800 clubes de 78 ligas em 60 países, permitiu ao Alvinegro encontrar um destino adequado para o atacante.

COMO FUNCIONA?

Criado no Reino Unido, em 2017, o TransferRoom funciona como uma espécie de mercado digital para negociações no futebol. Através da plataforma, os clubes podem anunciar jogadores disponíveis, buscar atletas com determinadas características (como idade, perna dominante e faixa de preço) e estabelecer contatos diretos com agentes e outras equipes.

O Botafogo aderiu ao serviço em 2023 e tem utilizado a ferramenta para facilitar negociações. No caso de Matheus Nascimento, a diretoria buscava uma liga competitiva onde o jogador tivesse mais tempo de jogo e focou na MLS (Major League Soccer), onde surgiram várias opções para o atacante.

ESCOLHA DOS AMERICANOS

De acordo com Deive Bandeira, diretor da Eagle Holding, empresa de John Textor, o Botafogo via a MLS como um cenário ideal para o desenvolvimento do jovem atacante.

– Matheus Nascimento é um jogador muito talentoso que precisa do cenário perfeito para se desenvolver com experiência em níveis maiores. Clube, jogador e estafe estavam convencidos de que a MLS era um bom destino. Estávamos certos de que haveria interessados e ele poderia performar bem lá – afirmou o dirigente.

Após analisar os clubes interessados, o Botafogo optou pelo LA Galaxy, que firmou um acordo de empréstimo até o fim de 2025, com opção de compra ao final do vínculo.

– Quando decidimos mirar na MLS para clubes com interesse em um empréstimo, usamos o TransferRoom para ajudar no negócio. Isso nos permitiu ver quais clubes gostavam do jogador. Tivemos alguns interessados e, no fim, escolhemos o LA Galaxy – completou Deive Bandeira.

APOSTA NO DESENVOLVIMENTO

Matheus Nascimento, de 21 anos, é uma das joias da base do Botafogo, mas encontrou dificuldades para se firmar no elenco principal nos últimos anos. Com John Textor no comando da SAF, o clube tem adotado uma abordagem mais estratégica para desenvolver seus jovens talentos, apostando em empréstimos para ligas competitivas onde possam ganhar rodagem e visibilidade.

Com a ida para os Estados Unidos, a expectativa é que Matheus tenha mais oportunidades e possa retornar mais preparado para o futebol brasileiro ou seguir sua carreira no exterior, caso o LA Galaxy exerça a opção de compra ao fim do contrato.