Botafogo-SP x Guarani - 'Jogo da Vida' dentro do Paulistão
Faltando apenas duas rodadas, o objetivo do Guarani é somar pontos e torcer contra os concorrentes direitos na luta para fugir da degola.
Na lanterna do Grupo B, o Guarani soma os mesmos seis pontos do Ituano e somente está na frente pelo saldo de gols negativo: (-5 a -11).
Campinas, SP, 29 (AFI) – O Guarani não quer chegar na última rodada dependendo de outros resultados para permanecer na elite do Campeonato Paulista. Por isso o jogo desta sexta-feira, contra o Botafogo, às 18h30, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, é encarado como uma ‘jogo da vida’. E vai abrir a 11.ª rodada, a penúltima da fase de classificação.
O empate com o São Paulo, por 1 a 1, no último final de semana, tirou o Guarani da zona de rebaixamento. A situação, porém, ainda é delicada. Na lanterna do Grupo B, tem os mesmos seis pontos do Ituano e só está na frente pelo saldo de gols (-5 a -11). O lanterna geral é o Santo André, com cinco pontos. No momento, o time campineiro tem apenas 28% de chances de queda e planeja vencer para chegar aos nove pontos. Na última rodada, o Bugre vai receber o Red Bull Bragantino.
Esse confronto histórico do interior paulista já soma 102 jogos totais com retrospecto equilibrado. Com 32 vitórias do Botafogo, 35 do Guarani e 35 empates. A última derrota do Pantera para o Guarani aconteceu em 2021, em um jogo válido pelo Paulistão, no qual perdeu de 1 a 0. Desde então, foram quatro jogos e quatro vitórias do Botafogo, tanto na Série B quanto no Paulistão.
Este jogo vai ter a transmissão, ao vivo, dos Canais Futebol Interior com a Rádio Futebol Interior em parceria com a Rádio Valinhos FM, com imagens no Youtube e Facebook. A narração será de Gustavo Marquês e comentários de Albert Cavalcante.
GUARANI NÃO MUDA
Tudo indica que o técnico Claudinei Oliveira mantenha a mesma formação que iniciou contra o São Paulo, armado no esquema 3-5-2. Substituído com dores no joelho, o volante Camacho treinou normalmente e viajou com a delegação. O lateral-direito Heitor retorna de suspensão e fica como opção no banco de reservas. Havia esperança de que o atacante Derek fosse relacionado, mas ele segue vetado pelos médicos.
“O importante é seguir com a postura que o time teve contra o São Paulo, pois temos totais condições de fazer um grande jogo e terminar o campeonato cumprindo o objetivo da permanência”, disse o zagueiro Léo Santos, autor do gol contra o São Paulo.
BOTAFOGO TRANQUILO
Do outro lado está um Botafogo sem maiores pretensões dentro do campeonato. Na lanterna do Grupo D, com 11 pontos, o time de Ribeirão Preto tem remotas chances de conseguir a classificação e também de ser rebaixado. O discurso, no entanto, é de brigar até o final.
“Eu só vou falar para você que o Botafogo está livre ou não tem chance de classificar quando olhar para tabela e não tiver chance alguma matematicamente nas duas situações. Enquanto houver perigo embaixo e chance em cima, vamos jogo a jogo”, disse o auxiliar Alexandre Faganello, que substituiu Paulo Gomes na vitória sobre a Portuguesa.
O retorno do treinador português, inclusive, é a única novidade no Botafogo. Sem desfalques por suspensão ou contusão, time deve ser o mesmo que iniciou na última rodada quando, em casa, venceu por 2 a 1 a Portuguesa.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- 1.ª
- Rodada:
- 11.ª
- Data:
- 01/03/2025
- Horário:
- 18:30
- Árbitro:
- Edina Alves Batista
- Estádio:
- Santa Cruz
- Local:
- Ribeirão Preto