Botafogo aciona protocolo de concussão e Marlon Freitas desfalca
Volante do Botafogo fica fora após choque de cabeça e segue protocolo médico da CBF.
Marlon Freitas sofre concussão contra o Bragantino e desfalca o Botafogo diante do Fortaleza.
Bragança Paulista, SP, 7 (AFI) – Marlon Freitas assustou torcida e elenco do Botafogo ao sofrer uma concussão durante partida contra o Bragantino, pelo Brasileirão. Após choque de cabeça com Laquintana, o camisa 17 ficou desacordado e precisou de atendimento médico, deixando o estádio de ambulância.
Com o lance, o Alvinegro utilizou o protocolo de concussão, regulamentado pela CBF desde 2024. Danilo entrou em campo após a sinalização da comissão técnica, que utilizou o cartão vermelho, como prevê a regra. O mecanismo garante uma substituição extra para casos de sintomas neurológicos após choques de cabeça.
PROTOCOLO DE CONCUSSÃO NO BRASILEIRÃO
Pelo regulamento, qualquer atleta que passe pelo protocolo deve cumprir afastamento de, no mínimo, cinco dias. O procedimento só pode ser utilizado uma vez por cada equipe durante a partida e não interfere nas cinco substituições normais. O adversário também recebe direito a mais uma troca.
O texto oficial da CBF esclarece: “O protocolo estabelece uma substituição extra caso um jogador sofra uma concussão devido a um choque na cabeça. Se necessário, o médico da equipe, que é o único responsável por diagnosticar a lesão, deverá informar a arbitragem utilizando um cartão vermelho. A substituição extra prevista no protocolo só pode ser utilizada uma vez por cada time que está em campo. O atleta substituído deverá ficar afastado pelo período mínimo de 5 dias a partir do momento do traumatismo craniano.”
MARLON FREITAS FORA CONTRA O FORTALEZA
Com isso, ficou definido que Marlon Freitas está fora do jogo contra o Fortaleza, neste sábado, e só poderá voltar aos gramados a partir de segunda-feira, dia 11. O retorno contra a LDU, pela Conmebol Libertadores, depende da avaliação médica.
Segundo comunicado do clube: “O atleta Marlon Freitas sofreu concussão cerebral na partida desta quarta-feira (6), contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, e foi conduzido ao Hospital Universitário São Francisco para a realização de exames de emergência, sem alterações agudas. Marlon Freitas retornará com a delegação para o Rio de Janeiro, onde será reavaliado e novos exames serão realizados. Não há previsão de retorno.”





































































































































