Botafogo-PB 3 x 2 Figueirense - Belo é o primeiro classificado na Série C
Após sair em desvantagem no primeiro tempo, Belo se recupera durante etapa final e conquista virada para avançar de fase
João Pessoa, PB, 03 (AFI) – O Botafogo-PB é o primeiro time a avançar à segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o Belo conquistou uma importante vitória — de virada — sobre o Figueirense, no Almeidão, por 3 a 2: dois gols de Jô e um de Vinícius Leite, enquanto Camilo e Alisson Santos descontaram; duelo válido pela 16ª rodada da Terceirona.
Com o resultado positivo, o Alvinegro da Estrela Vermelha chega a 35 pontos e garantiu classificação, ficando na liderança, já o Figueira estaciona na 8ª posição nos 22 pontos ganhos e vê sua vaga no G-8 ameaçada. Os times voltam a jogar, pela 17ª rodada da Série C, no próximo fim de semana: o Botafogo visita o Náutico nos Aflitos, no domingo (11), às 19h, enquanto o Figueira recebe o Londrina em confronto direto, mais cedo, às 16h30.
FIGUEIRA SAI À FRENTE
O embate começou empolgante, com os paraibanos dominando no início apesar dos catarinenses segurarem os ímpetos. Assim, a primeira oportunidade de perigo foi criada pelo Belo: após cobrança de escanteio, Lídio cabeceou perigosamente e Thiago Gonçalves fez uma brilhante defesa. Logo em sequência, Pipico completou — de carrinho — um cruzamento rasteiro e a bola saiu próxima à trave.
O jogo continuou movimentado, no entanto com domínio do Figueirense, que passou a pressionar o Botafogo. Em jogada ensaiada num tiro esquinado, Dalton evitou a abertura do placar ao fazer defesaça; no fim da primeira metade, o placar foi inagurado. Léo Maia avançou pela direita e fez cruzamento preciso na pequena área para Camilo: o meia acertou um voleio e estufou as redes.
BOTAFOGO VIRA NO FIM
As equipes voltaram sem mudanças do intervalo, com os técnicos aprovando a atuação de seus comandados. Apesar do equilíbrio dentro das quatro linhas, o confronto teve de ser paralisado por uma confusão na arquibancada, já que a polícia lançou spray de pimenta. No reinício, o Belo chegou ao empate: dando o primeiro toque na bola, Vinícius Leite pegou uma sobra na área e tocou para o gol. Logo depois, Jefinho completou cruzamento e parou na trave; Alisson Santos emendou e retomou a vantagem do Figueira.
O resultado caminhou favorável aos visitantes, contudo brilhou a estrela do atacante Jô. Na primeira vez, o centroavante recebeu fora da área, girou sobre a marcação e chutou de longe; bola quicou na trajetória e Thiago não conseguiu afastar. Nos acréscimos, em escanteio cobrado na primeira trave, o camisa 29 botafoguense cabeceou com perfeição e garantiu a vitória em favor do Xerife do Contorno.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- 1ª
- Rodada:
- 16ª
- Data:
- 03/08/2024
- Horário:
- 17:00
- Árbitro:
- Anderson Ribeiro Gonçalves (GO)
- Assistentes:
- Tiago Gomes da Silva e André Luiz Severo (ambos de GO)
- Cartões Amarelos:
- Botafogo-PB: Lídio e Joãozinho
- Figueirense: Léo Maia e Guilherme Pato
- GOLS:
- Botafogo-PB: Jô (2) e Vinícius Leite
- Figueirense: Camilo e Alisson Santos
- Público:
- 4.538
- Renda:
- R$ 88.360,00
- Estádio:
- Almeidão
- Local:
- João Pessoa (PB)