Botafogo 4 x 0 Cruzeiro - Fogão acorda no 2º tempo e goleia na estreia
A boa apresentação no segundo tempo fez diminuir a pressão sobre John Textor, dono da SAF, alvo de fortes protestos durante o intervalo.
Foi a terceira derrota seguida sob o comando de Tite, que começa a ficar pressionado
Rio de Janeiro, RJ, 29 (AFI) – Após um primeiro tempo abaixo e indo para o intervalo sob vaias da torcida, o Botafogo retornou dos vestiários com outra postura para superar o Cruzeiro por 4 a 0 nesta quinta-feira, no estádio Nilton Santos, encerrando a rodada de estreia do Campeonato Brasileiro.
O time contou com noite inspirada de Montoro, participando de dois gols e do volante Danilo, artilheiro da noite, anotando dois tentos. Matheus Martins e Artur também deixaram a sua marca na partida.
A boa apresentação no segundo tempo fez diminuir a pressão sobre John Textor, dono da SAF, alvo de fortes protestos durante o intervalo. Devido aos critérios de desempate, o Botafogo larga na liderança do Brasileiro.
Do outro lado, o Cruzeiro segue em baixa neste início de temporada. Foi a terceira derrota seguida sob o comando de Tite, que começa a ficar pressionado, ainda mais depois da derrota para o rival Atlético-MG no último fim de semana.
PROTESTOS CONTRA TEXTOR
O confronto começou morno, com as equipes se alternando na posse da bola e com muita disputa no meio de campo. A primeira grande chance só veio aos 13 minutos, quando Arthur Cabral desviou de cabeça e tirou tinta da trave. O lance deu ânimo ao Botafogo, que passou a se soltar mais em campo e construir mais jogadas ofensivas.
Na metade da primeira etapa, o Cruzeiro acordou para o jogo e até chegou a balançar as redes com Kaio Jorge, mas o tento foi anulado por impedimento do atacante. A reta final o ritmo voltou a cair, com ambos errando nas transições, deixando o duelo morno novamente.
Após o apito, a torcida botafoguense protestou contra o dono da SAF, John Textor.

Foto: Vitor Silva – BFR
BOTAFOGO COM AUTORIDADE
A pressão funcionou e o Botafogo voltou com outra postura do intervalo, tanto que abriu o placar com dois minutos. Em bela jogada coletiva de Montoro, Arthur cruzou e Danilo bateu rasteiro para marcar um belo gol e deixar o duelo animado.
O Cruzeiro tentou reagir de imediato, mas encontrou dificuldades para furar a defesa carioca.
Mais tranquilo em campo, o Botafogo ficou na espreita pelo contra-ataque e ele veio aos 30, quando Matheus Martins disparou e bateu na saída de Cássio para ampliar.

Foto: Vitor Silva – BFR
Com a vantagem, o Botafogo colocou o Cruzeiro na roda na reta final e foi coroado com outro belo gol, novamente com Danilo, de cabeça, aos 39. Ainda deu tempo de Artur driblar Cássio e decretar a goleada do Botafogo na estreia.
SEGUNDA RODADA
Na segunda rodada, quarta-feira, dia 4, o Botafogo vai sair diante do Grêmio, que na quarta-feira perdeu para o Fluminense por 2 a 1 no Maracanã. O Cruzeiro volta ao Mineirão para receber o Coritiba, que estrou em casa e perdeu por 1 a 0 para o Red Bull Bragantino.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Única
-
Rodada:
- 1ª rodada
-
Data:
- 29/01/2026
-
Horário:
- 12:30
-
Árbitro:
- Matheus Delgado Candançan (SP)
-
Assistentes:
- Brigida Cirilo Ferreira (AL) e Schumacher Marques Gomes (PB)
-
VAR:
- Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
-
Cartões Amarelos:
- Botafogo: Allan
- Cruzeiro: Kaique Kenji e Lucas Silva.
-
GOLS:
- Botafogo: Danilo 02′ e 39’/2T, Matheus Martins 30’/2T e Artur 45’/2T
-
Público:
- 16.901 torcedores
-
Renda:
- R$ 538.780,00
-
Estádio:
- Nilton Santos
-
Local:
- Rio de Janeiro (RJ)



































































































































