Botafogo Flamengo
Botafogo 1 x 2 Flamengo - Agora é Madureira na semifinal

Flamengo vence o Botafogo e pega o Madureira na semifinal do Carioca. O Botafogo pega o Boavista pela Taça Rio.

O primeiro tempo foi dominado pelo Flamengo, que marcou seu gol com Lucas Paquetá. O segundo foi de Erick Pulgar na final.

Carioca - 2026
Lucas Paquetá fez 1º gol na sua volta ao Flamengo. Foto: Gilvan Souza - CRF

Rio de Janeiro, RJ, 15 – O Flamengo garantiu sua vaga na semifinal do Campeonato Carioca ao vencer por 2 a 1 o Botafogo, neste domingo de carnaval, no estádio Nilton Santos, pelas quartas de finais. Agora, no outro fim de semana, vai enfrentar o Madureira que, sexta-feira, eliminou o Boavista ao vencer por 2 a 1.

O primeiro tempo foi dominado pelo Flamengo, que marcou seu gol com Lucas Paquetá. Este foi o primeiro gol dele em sua volta à Gávea, onde acumula 19 gols. O Botafogo voltou melhor no segundo tempo, empatou com Alexander Barboza. O gol da vitória flamenguista foi anotado por Erick Pulgar na parte final do jogo.

FLAMENGO EM ALTA, BOTAFOGO EM BAIXA

Esta foi a terceira vitória flamenguista em oito dias, porque vinha de goleada por 7 a 1 em cima do Sampaio Corrêa, pela Taça Guanabara, bateu o Vitória por 2 a 1, em Salvador, pelo Brasileirão, e agora eliminou o Botafogo do Cariocão.

Esta foi a quinta derrota consecutiva do Botafogo, somando Carioca e Brasileiro, abrindo um clima negativo no clube. E segue na competição pela Taça Rio diante do Boavista, na disputa entre os eliminados das quartas de finais.

FLAMENGO COM NOVA ESCALAÇÃO

Mesmo com uma formação bem diferente, o Flamengo mandou a campo um time bastante forte tecnicamente e que logo dominou as ações no meio-campo. Além disso, contava com a dificuldade do Botafogo em sair de seu campo de defesa. Num destes erros, aconteceu o gol flamenguista.

Alexander Barbosa tentou ligar Matheus Martins no meio-campo, mas ele sofreu um empurrão por trás de Vitão. Os botafoguenses reclamavam de falta, enquanto Bruno Henrique foi lançado na frente da área e tocou de lado para o chute, de primeira, de Lucas Paquetá. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro Neto.

Os jogadores do Botafogo cercaram o árbitro Bruno Arleu de Araújo, mas as reclamações foram em vão porque o gol acabou confirmado. Momentos depois o auxiliar técnico botafoguense, Pablo de Muner, acabou expulso.

Cariocão - 2026
Lucas Paquetá: 19 gols pelo Flamengo.
Foto: Gilvan Souza – CRF

O Flamengo manteve a sua estratégia de esperar a saída do adversário para contra-atacar em velocidade. O Botafogo teve uma grande oportunidade para empatar aos 34 minutos, quando Matheus Martins foi lançado em velocidade nas costas da defesa, caminhou com a bola e dentro da área se desesperou na frente do goleiro Andrew. A bola saiu do lado da trave.

Nos últimos minutos de jogo, o Botafogo ficou sem o volante Danilo, com dores na virilha, substituído pelo jovem Arthur Novaes.

BOTAFOGO VOLTOU AGRESSIVO

O segundo tempo começou diferente, com o Botafogo adiantado e surpreendendo o Flamengo, que pareceu desatento. O empate saiu aos oito minutos, quando Alex Telles cobrou escanteio no alto e Alexander Barboza ganhou a dividida de Erick Pulgar para cabecear no contrapé de Andrew.

Três minutos depois, Matheus Martins apareceu na área e chutou forte em cima de Andrew, quase virando o placar. Para ‘acordar’ o Flamengo, em seguida, o técnico Filipe Luís promoveu duas trocas. Entraram Everton Cebolinha e Arrascaeta para as saídas de Samuel Lino e Bruno Henrique.

Mas o Botafogo continuou melhor, mais na frente e mais agudo. Por isso, Filipe Luís colocou mais dois jogadores em campo: Evertton Araújo na vaga de Carrascal e Luiz Araújo no lugar de Plata. Estas trocas equilibraram as ações em campo.

FLAMENGO VENCE NO FIM

O Flamengo alcançou o segundo gol aos 38 minutos, numa jogada que começou no escanteio cobrado por Arrascaeta. A bola desviou na área e sobrou para a cabeçada de Erick Pulgar na segunda trave. Neto rebateu e o próprio Pulgar, de cabeça, completou para as redes.

Antes mesmo de sofrer pressão, o Flamengo fez uma mudança defensiva com a entrada do zagueiro Léo Pereira na vaga de Lucas Paquetá. O objetivo era marcar as avançadas de Alexander Barboza, que passou a atuar quase como um atacante. Ele foi acionado duas vezes, mas estava bem marcado.

RECOPA E PRÉ-LIBERTADORES

Os dois times viram a chave na terça-feira, quando viajam para compromissos na América do Sul. O Flamengo, campeão da Libertadores, vai até Buenos Aires, na Argentina, para enfrentar o Lanus, campeão da Sul-Americana, na quinta-feira, pelo primeiro jogo da Recopa Sul-Americana. A volta vai acontecer no Rio no dia 26 de fevereiro.

A viagem do Botafogo é mais distante, porque vai até a Bolívia para enfrentar o Nacional Potosí, quarta-feira, pela pré-Libertadores. A preocupação é com a altitude de 3.800 metros. O jogo de volta acontecerá no Engenhão, dia 25.

FICHA TÉCNICA

Botafogo
Botafogo
1 2
Flamengo
Flamengo
Fase Fase:
Quartas
Fase Rodada:
Única
Fase Data:
15/02/2026
Fase Árbitro:
Bruno Arleu Araújo
Fase Cartões Amarelos:
Botafogo: Villalba, Bastos e Martín Anselmi
Fase GOLS:
Flamengo: Lucas Paquetá 18/1T e Erick Pulgar 38/2T (cabeça)
Botafogo: Alexander Barboza 8/2T (cabeça)
Fase Público:
10.987 torcedores
Fase Renda:
R$ 651. 313,00
Fase Estádio:
Estádio Nilton Santos
Fase Local:
Rio de Janeiro