Botafogo 1 x 1 Fluminense - Sem dúvida o melhor jogo do Brasileirão 2010

O jogo foi quente e teve oito cartões amarelos e três vermelhos

O Botafogo fez grande partida, dominou quase tempo todo, mas ficou no empate por 1 a 1 com o Fluminense. Após muitas chances perdidas pelas equipes, o jogo esquentou e muitos cartões foram mostrados pela arbitragem.

Rio de Janeiro, RJ, 25 (AFI) – Num jogo onde a estrela era o técnico Muricy Ramalho, que falou não para a Seleção Brasileira, o Botafogo foi quem roubou a cena. Jogando melhor a equipe alvinegra empatou por 1 a 1, depois de dominar quase que totalmente a partida. Emerson fez para o Tricolor das Laranjeiras, enquanto Edno empatou para o Fogão.

O jogo foi quente e o árbitro distribuiu oito cartões amarelos e três vermelhos. Os amarelos foram para Danny Moraes, Antônio Carlos e Somália para o Botafogo, enquanto Carlinhos, Mariano, Emerson, Diogo, Gum e Belleti receberam pelo Fluminense. Os vermelhos foram para Danny Moraes e Somália para o Botafogo e Thiaguinho para o Fluminense.

O resultado deixou o Botafogo em situação delicada, já que caiu uma posição em relação ao início da rodada e ficou na 17ª colocação com 12 pontos, entrando na zona do rebaixamento do Brasileirão 2010. O Tricolor das Laranjeiras foi a 23 pontos e perdeu a liderança do campeonato. O time termina a 11ª rodada na vice-liderança do campeonato, ficando atrás do Corinthians, que venceu na rodada e voltou a liderar.

O jogo
O Botafogo tentou resolver o jogo logo no início e aos dois minutos Alessandro partiu pela direita cruzando para a área. Edno ajeitou a bola, tentou virar o corpo para bater, mas caiu após marcação de Gum. O árbitro ignorou acertadamente e mandou o lance seguir, apesar das reclamações dos jogadores alvinegros.

A resposta do Fluminense veio aos seis minutos. Fred deixou Emerson na cara do gol, mas o atacante bateu por cima na saída de Jeferson, desperdiçando grande chance de abrir o marcador.

A partir daí até os 25 minutos o Botafogo passou exercer a situação de mandante da partida e pressionou o Fluminense com Lúcio Flávio, Somália e Herrera desperdiçando oportunidades de tirar o zero do placar. Na melhor delas, aos 12 minutos, Somália caminhou com a bola da intermediária e arriscou o chute. A bola saiu forte, mas Fernando Henrique fez bela defesa mandando para escanteio.

O Fluminense só voltou a assustar aos 37 minutos. Conca desceu pela direita e cruzou para o meio da grande área. Fred pegou de voleio, mas Jeferson fez ótima defesa no canto esquerdo e evitou o gol.

Depois deste lance o Botafogo voltou a pressionar e quase marcou, porem, deu o contra ataque para o adversário. Aos 43 minutos Conca tocou para Carlinhos, em posição irregular não marcada pela arbitragem, pela esquerda e bateu cruzado. Jeferson saltou, não tocou na bola, e ela saiu passando muito perto da trave esquerda do goleiro botafoguense.

Antes do término do primeiro tempo, Herrera foi à linha de fundo pela direita e cruzou. Leandro Euzébio tentou cortar e mandou contra a própria meta. Fernando Henrique, com os pés, evitou mais uma vez a marcação do gol alvinegro.

Flu reage no início
As duas equipes voltaram com os mesmos jogadores para a segunda etapa, mas a conversa de Muricy Ramalho nos vestiários pareceu ter feito mais efeito. Nos primeiros cinco minutos o Fluminense perdeu dois bons momentos de marcar.

Aos dois minutos Carlinhos cruzou da linha de fundo, pela esquerda, e Fred não conseguiu finalizar com precisão. Aos quatro Conca foi para a jogada individual pela direita e bateu cruzado buscando o canto alto direito de Jeferson, mas a bola foi para fora passando muito perto do poste.

O primeiro lance perigoso do Botafogo aconteceu somente aos 10 minutos. Somália pegou abola na intermediária, pela direita, e bateu forte no chão. Fernando Henrique precisou se esticar todo para tocar na bola e mandar para a linha de fundo.

Aos 15 minutos o zagueiro Leandro Euzébio puxou o contra ataque e tocou para Emerson. Na frente de Fernando Henrique o atacante bateu por cobertura, mas para a linha de fundo. No lance seguinte, após saída de bola errada de Jeferson, Emerson recuperou a posse e caminhou em direção ao gol. Jeferson saiu para tentar fechar o ângulo, foi driblado, e sem marcação, o atacante só tocou para o fundo das redes no meio do gol para fazer 1 a 0 Fluminense.

O jogo foi reiniciado e o Botafogo quase empatou com Edno. Neste momento as coisas esquentaram e quatro jogadores foram advertidos. Somália e Antônio Carlos pelo Botafogo e Emerson e Mariano pelo Fluminense receberam o cartão amarelo..

Esquentou geral
O jogo pegou fogo e o Botafogo passou a pressionar em busca do empate. Dos 25 minutos para frente só deu Botafogo. Aos 30 Renato Cajá fez grande jogada pela direita e cruzou. Edno tentou o cabeceio e atrapalhou Fernando Henrique. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro e árbitro validou o gol para Edno.

Aos 33 minutos Leandro Guerreiro tentou e Fernando Henrique fez excelente defesa evitando a virada. Aos 34 não deu para o goleiro do Fluminense, mas a bola parou na trave. Aos 36 Fernando Henrique usou os pés e evitou mais uma vez a virada do Botafogo.

Aos 37 foi a vez do Fluminense responder e mandar uma bola na trave. Após cruzamento da esquerda, Antônio Carlos subiu mais que a zaga do Tricolor carioca e cabeceou forte acertando o travessão de Jeferson.

A torcida do Fluminense ainda comemorava o lance quando Edno disparou pela intermediária, invadiu a área e tocou por cobertura na saída de Fernando Henrique. A bola saiu à direita do gol, rente a trave.

O jogo continuou quente e Thiaguinho que havia entrado a pouco instantes recebeu cartão vermelho aos 41 minutos. As expulsões continuaram acontecendo e Somália, aos 43, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Aos 47 minutos, por fazer falta e receber o segundo cartão amarelo, Danny Moraes também foi expulso.

Tentando aproveitar o homem a mais o Fluminense quase chegou ao gol da vitória depois de cobrança de Marquinho no ângulo esquerdo de Jeferson. O goleiro do Botafogo fez a defesa e o árbitro, que deu quatro minutos de acréscimos, encerrou a partida.

Próximos jogos
O Botafogo volta a campo no próximo dia 01 de agosto, domingo, às 16 horas, em Salvador (BA), para enfrentar o Vitória no Barradão. O Fluminense joga um dia antes, no Maracanã, às 18h30, contra o Atlético Paranaense.

Ficha Técnica

Jogo: Botafogo 1 x 1 Fluminense

Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá
Auxiliares: Luiz Muniz de Oliveira e Marcelo Braz Mariano
Renda: R$ 518.820,00
Público: 19.970 pagantes
Cartões Amarelos: Belleti, Gum, Diogo, Emerson, Mariano e Carlinhos (Fluminense); Somália, Antônio Carlos e Danny Moraes (Botafogo)
Cartão Vermelho: Somália e Danny Moraes (Botafogo); Thiaguinho (Fluminense)
Gols: Emerson aos 15` 2/T (Fluminense); Edno aos 30` 2/T (Fluminense)

Botafogo
Jefferson, Antônio Carlos, Danny Morais e Fahel (Caio); Alessandro, Leandro Guerreiro, Somália, Lucio Flavio (Renato Cajá) e Marcelo Cordeiro; Edno (Edson) e Herrera.
Técnico: Joel Santana.

Fluminense
Fernando Henrique; Gum, Leandro Euzébio e André Luís; Mariano, Diogo, Belletti (Thiaguinho), Conca (Marquinho) e Carlinhos; Emerson e Fred (Alan).
Técnico: Muricy Ramalho.