Botafogo 1 x 0 River Plate - Vitória magra e vantagem

Rio de Janeiro, RJ, 19 (AFI) – Poderia ter sido mais. Foi com esse gostinho que o Botafogo saiu de campo nesta quarta-feira à noite, na vitória por 1 a 0 sobre o River Plate, em partida válida pela segunda fase da Copa Sul-Americana. O jogo marcou a estréia do Botafogo no Engenhão, após o time carioca assumir a administração do estádio.

O Botafogo foi superior, enquanto o River mostrou muitos erros, deixando claro que o placar poderia ter sido mais dilatado. Agora, o Botafogo poderá jogar pelo empate no jogo de volta, semana que vem, no estádio Monumental, em Buenos Aires.

Essa foi a volta do Fogão às competições internacionais, após quase 11 anos de ausência. Campeão brasileiro de 1995, o Botafogo disputou a Libertadores do ano seguinte.

O Jogo
Empurrado pelo ótimo público presente no Engenhão, o Botafogo começou empolgado, tentando partir para cima do River desde o começo.

Mesmo assim, apesar da posse de bola superior, o Fogão pouco chutava a gol, fazendo o goleiro do River ficar com sono.

Vendo que o Botafogo não acertava os passes finais e as finalizações, a torcida do time carioca apoiava o Fogão cada vez mais.

Aos 33 minutos, o primeiro grande lance de perigo. Após bobeira da zaga adversária, Zé Roberto ficou com a bola e mandou uma bomba. A bola explodiu na trave do River.

Quando o primeiro tempo caminhava para o empate sem gols, o Fogão chegou ao seu tento. Aos 44 minutos, Joílson recebeu no ataque, dominou, deixou a bola pingar no chão e emendou para o gol: 1 a 0.

Segundo tempo
Precisando do empate, o River Plate voltou para os últimos 45 minutos com mais agressividade. O técnico Daniel Passarela liberou seu time para o ataque. Mesmo assim, o Botafogo conseguiu se segurar.

A melhor chance do começo do segundo tempo foi do Fogão. Aos 17 minutos, Zé Roberto percebeu o goleiro do River adiantado e tentou o chute. A bola passou por cima, infelizmente.

O River assustou aos 33 minutos, após finalização de Garcia.

O Botafogo acabou jogando com um misto de sabedoria e covardia. Podendo aumentar o placar, o time carioca foi cauteloso, conseguindo sair de campo apenas com o 1 a 0.

Ficha Técnica

Botafogo 1 x 0 River Plate

Local: Estádio do Engenhão (Rio de Janeiro-RJ)
Data: 19/09/2007
Árbitro: Oscar Ruiz (Colômbia)
Cartões amarelos: Zé Roberto e Túlio (Botafogo). Gerlo, Sánchez e Villagra (River)
Gol: Joílson, aos 44’/1T (Botafogo)

Botafogo
Max; Juninho, Renato Silva, Alex; Joílson, Túlio, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio (Adriano Felício) e Zé Roberto (Athirson); Jorge Henrique (Reinaldo) e Dodô.
Técnico: Cuca.

River
Carrizo; Martinez (Ahumada), Sánchez e Gerlo; Villagra, Ponzo, Lima (Peralta), Belluschi e Alexis Sanchéz; Rubén (Abelairas) e Falcão.
Técnico: Daniel Passarela.