Botafogo 0 x 2 Grêmio - Barcos marca dois, chega aos 11 gols e coloca Tricolor perto do G4
Dos 21 gols do Grêmio, 11 são do argentino Barcos. O Botafogo falhou na marcação e continua ameaçado pelo rebaixamento
Num duelo entre dois clubes tradicionais e que lutam por objetivos diferentes, o Grêmio levou a melhor ao vencer o Botafogo, por 2 a 0, com dois gols de Barcos, neste domingo
Rio de Janeiro, RJ, 28 (AFI) – Num duelo entre dois clubes tradicionais e que lutam por objetivos diferentes, o Grêmio levou a melhor ao vencer o Botafogo, por 2 a 0, com dois gols de Barcos, neste domingo à tarde, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 25.ª rodada do Campeonato Brasileiro Chevrolet.
Na briga pelo G4, zona de classificação à Copa Libertadores, o Grêmio aparece em quinto lugar, com 43 pontos, igual ao Atlético Mineiro, que venceu o Vitória, por 1 a 0, em Belo Horizonte. O Galo, porém, tem melhor saldo de gols: 9 a 7. Enquanto isso, o Botafogo continua ameaçado pelo rebaixamento, com 26 pontos, podendo terminar a rodada dentro da zona da degola. No confronto entre eles no Maracanã, este foi o 13.º encontro, com seis vitórias gremistas, três botafoguenses e três empates.
Esta foi a quarta vitória do tricolor gaúcho como visitante. Antes tinha batido dois times catarinenses – Figueirense e Chapecoense – e agora bateu dois cariocas – Flamengo e Botafogo.
A Rádio Gre-Nal transmitiu este jogo direto do Maracanã, bem como a Rádio Manchete do Rio também fez esta transmissão ao vivo. Ambas são emissoras parceiras da Rádio FUTEBOL INTERIOR.
GREMIO NA DEFESA
Com certeza os 7 a 1 que o Brasil levou da Alemanha na Copa do Mundo nunca mais sairão da cabeça do técnico Luis Felipe Scolari, o Felipão. Tanto que o Grêmio, dirigido por ele, é um time que se preocupa, inicialmente, em não tomar gol, depois tenta ir ao ataque.
Tanto é verdade que não perde há oito jogos e não toma gols agora há oito jogos. E começou o jogo no Maracanã com três volantes, mesmo tendo o Botafogo escalado com dois meias. Mesmo assim, com três homens de marcação, o time gaúcho dominou as ações do jogo, com quase 70% de posse de bola contra apenas 30% do time carioca, que praticamente não jogou.
Além de perder o controle da bola, o Botafogo também apresentou dificuldades na linha de impedimento. Por duas vezes, quase levou o gol, não fossem boas defesas do goleiro Jefferson. Aos 11 minutos, Barros recebeu sozinho, virou e chutou em cima de Jefferson, que saiu em cima, diminuindo espaço do atacante argentino.
Aos 15 minutos, foi a vez de Ramiro entrar livre pelo meio da área e ser bloqueado na saída de Jefferson. Aos 34 minutos, quem quase entrou sozinho foi Zé Roberto, mas bloqueado pela defesa. O Botafogo só deu dois chutes de longe, sem dificuldades para o goleiro Marcelo Grohe.
GOL NO INÍCIO
Vagner Mancini voltou o segundo tempo sem Zeballos para a entrada de Alisson, talvez para explorar o lado esquerdo do ataque. Aos dois minutos, quase o time carioca fez um gol de belíssima plástica. Ramirez, emprestado pelo Corinthians e com passagem pela Ponte Preta, deu um passe de “chilena” para Emerson Sheik, que bateu de voleio. Mas o goleiro Marcelo Grohe fez grande defesa.
Quem não faz toma. Aos quatro minutos, Ramirez tentou sair jogando, mas perdeu para Zé Roberto. Ele avançou pelo lado esquerdo e já dentro da área cruzou para a pequena área. Barcos estava sozinho, porém, sem impedimento, porque estava atrás da linha de cruzamento. Ele ajeitou a bola e empurrou devagar para as redes. Seu décimo gol no Brasileiro, metade dos 20 gols marcados pelo Grêmio.
Sem alternativa, o Botafogo se atirou ao ataque, mesmo com um esquema arriscado, com um volante, dois meias e três atacantes. Mas encontrou um sistema de marcação gremista praticamente intransponível. Com três volantes na frente de uma linha de quatro zagueiros que praticamente não desceu mais ao apoio, nem com seus laterais – Pará e Zé Roberto.
O Grêmio ficou na espera para tentar ampliar num contra-ataque. E fez numa falha já manjada do time carioca. Gabriel deu um estourão na defesa, mas demorou para sair, dando condições legais para a bola que chegou aos pés de Barcos (seu 11.º gol). O gringo ajeitou e bateu, com categoria, com a chapa dos pés no canto de Jefferson. Tudo liquidado.
PRÓXIMOS JOGOS
No próximo sábado, nas vésperas de eleição nacional, o Grêmio vai atuar, às 16h20, diante do São Paulo, na Arena Olímpico. No mesmo dia e horário, o Botafogo vai até Salvador, no Barradão, para enfrentar o Vitória.





































































































































