Botafogo 0 x 1 Unión Española - Glorioso perde e tem classificação adiada
Com gol de Canales de pênalti, os chilenos ganharam e garantiram vaga para a próxima fase
Precisando de apenas uma vitória para se classificar em primeiro lugar do Grupo 2, o Botafogo pressionou o Unión Española-CHI durante todo o confronto, mas acabou derrotado por 1 a 0, com gol de pênalti de Canales.
Rio de Janeiro, RJ, 02 (AFI) – Precisando de apenas uma vitória para se classificar em primeiro lugar do Grupo 2, o Botafogo pressionou o Unión Española-CHI durante todo o confronto, mas acabou derrotado por 1 a 0, com gol de pênalti de Canales, gerando muita reclamação dos cariocas na jogada. O confronto foi válido pela 5ª rodada da Taça Libertadores.
Com a derrota, o Glorioso segue com sete pontos, mas na 2ª posição do grupo, atrás justamente dos chilenos que chegaram aos nove pontos e garantiram vaga às oitavas de final da competição internacional.
O jogo
Jogando um futebol de quem quer garantir vaga para a próxima fase, o Botafogo realizou um primeiro tempo praticamente perfeito, se não fosse a falta de um detalhe: o gol. Pressionando muito o adversário, os cariocas criaram boas oportunidades com Bolatti, Lodeiro e Jorge Wagner. Nenhum deles porém, conseguiu superar o goleiro Sánchez do Unión Española.

Por falar nos chilenos, a equipe quase não chegou ao gol defendido por Jefferson e quando chegou, mal sabia o que fazer com a bola, demonstrando ter qualidade técnica muito inferior aos brasileiros.
O show de chances perdidas começou aos 4 minutos, com Marcelo Mattos que aproveitou rebote de escanteio e finalizou da entrada da área, para a defesa do goleiro. Bolatti de cabeça, também teve chance para abrir o marcador, mas errou o alvo. Outro que teve uma boa oportunidade foi Wallyson, que recebeu em profundidade, porém viu o arqueiro Sánchez chegar antes no lance.
Enquanto isso, o único lance de maior perigo contra o gol do Glorioso, havia sido uma oportunidade em que após vacilo da zaga, Jaime recebeu livre, de frente pro gol, no entanto, sem nenhum intimidade com a bola, mandou pra fora.
Já no segundo tempo, o panorama da partida não mudou. Logo aos 2, Lucas tabelou com Henrique e deixou o atacante em boa situação, ele de cabeça, mandou pra fora. No minuto seguinte foi a vez de Jorge Wagner perder chance incrível.

Ainda nos primeiros minutos, uma mistura de incompetência do ataque botafoguense com competência do goleiro Sánchez. A zaga chilena falhou e a bola se ofereceu para Henrique, na pequena área, chutar em cima do arqueiro, no rebote, Jorge Wagner bateu e Sánchez novamente apareceu para salvar.
O Botafogo que até então mal sofria com as chegadas do adversário ao ataque, levou um balde de água fria quando Jaime invadiu a área e foi derrubado por Julio Cesar, gerando muita reclamação dos botafoguenses. Na cobrança, Canales deslocou Jefferson e abriu o placar. O empate poderia ter acontecido minutos depois, quando Sánchez saiu mal fora da área e Wallyson bateu de cobertura, antes que a bola pudesse chegar ao gol, Ampuero salvou.
Nos últimos minutos, o Glorioso continuou com sua pressão, apostando nas bolas na área, mas não conseguiu igular o marcador.
Próximos jogos
O Botafogo tenta garantir sua vaga na próxima quarta-feira, contra o San Lorenzo-ARG, fora de casa, às 19h45. O Unión Española por sua vez, tenta garantir a 1ª colocação do Grupo, no mesmo dia e horário contra o Independiente del Valle-EQU. Em confrontos válidos pela última rodada da fase grupos.





































































































































