Botafogo 0 x 1 Palmeiras - Verdão é letal e dorme vice-líder do Brasileiro
Forte na marcação, Verdão contou com gol no final da primeira etapa, em contra-ataque letal que terminou Felipe Anderson batendo na saída do goleiro
Com o resultado, o Palmeiras assumiu momentâneamente a segunda colocação, com 39 pontos
Rio de Janeiro, RJ, 17 (AFI) – Voltando a enfrentar o Botafogo depois de eliminá-lo no Mundial de Clubes nos Estados Unidos, o Palmeiras vai voltando a sua boa fase. Forte na marcação, contou com gol no final da primeira etapa, em contra-ataque letal que terminou Felipe Anderson batendo na saída do goleiro, para vencer por 1 a 0, neste domingo, no Engenhão, pela 20ª rodada.
Com o resultado, o Palmeiras assumiu momentâneamente a segunda colocação, com 39 pontos, quatro a menos que o líder Flamengo. Já o Botafogo é o quinto colocado, com 29.
A partida foi marcada por jogo de transição dos dois times. Ambos buscavam o ataque de modo bem vertical e precisavam se recompor com velocidade ao perder a bola. Em campo, tudo indicava que o resultado seria resolvido em detalhes.
Foi em um desses momentos em que o ataque palmeirense foi mais rápido que a defesa botafoguense, e Felipe Anderson decidiu. No mais, um duelo tático se impôs, com os ataques operando até os minutos finais. A eficácia do Palmeiras no único gol marcado cravou a vitória alviverde.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp.
CONTRA-ATAQUE MORTAL
Ainda no começo da partida, os dois times pularam a etapa de estudar o adversário e buscaram atacar. A pressão maior foi do Botafogo, tentando se impor como mandante.
Assim, as equipes ofereciam chances uma a outra. A dificuldade era deixar os atacantes em plenas condições de gol. Quem teve a primeira chance desse tipo foi o Botafogo, com Joaquín Correa, após boa troca de passes. O argentino ficou cara a cara com Weverton e finalizou, mas o goleiro palmeirense salvou.
Quando foi a vez de o Palmeiras ter oportunidade semelhante, o time visitante abriu o placar. Em contra-ataque, Vitor Roque passou de primeira para Felipe Anderson. O camisa 7 tirou Barboza, único marcador restante, com uma finta de corpo e finalizou sem chances para John.
Foi o momento em que a transição ofensiva do Palmeiras superou a defensiva do Botafogo. O time alvinegro estava com a última linha desajustada, o que permitiu a infiltração de Felipe Anderson.
EFICIENTE
O Botafogo até voltou do intervalo com mais intensidade, buscando igualar o placar ainda cedo, mas não teve sucesso. Davide apelou para mudanças e promoveu o primeiro enfrentamento de Danilo contra o Palmeiras, clube que o formou e com o qual conquistou seis títulos, como o bicampeonato da Libertadores.
A entrada de Savarino, porém, que mais mudou a cara da equipe alvinegra. O venezuelano tentou ocupar um espaço de articulação que ficava cada vez mais esvaziado no meio de campo botafoguense.
Buscando pressionar, o Botafogo também se expôs. Novamente Felipe Anderson e Vitor Roque fizeram boa jogada. O camisa 9 teve chance de marcar, mas John defendeu. Depois, ainda foi assinalado impedimento.
Abel Ferreira trocou a dupla de ataque que se afirmou desde a goleada sobre o Universitario, tentando que Luighi e Mauricio conferissem mais velocidade ao setor do Palmeiras.
Davide decidiu apostar tudo na busca por um empate ou até mesmo uma virada, recuando Marlon Freitas para a linha de zagueiros e colocando mais um atacante, Jeffinho.
O Palmeiras compactou-se na defesa. A equipe não renunciava a buscar contra-ataques quando tinha a posse. O Botafogo lançou-se à frente. John aparecia como um goleiro-líbero.
Savarino obrigou Weverton a fazer uma defesa com a ponta dos dedos aos 50 minutos do segundo tempo. Mais uma vez o goleiro palmeirense salvava seu time, como fez na primeira etapa.
O Palmeiras chegou a responder no ataque seguinte. As mudanças de Abel criaram a chance: Maurício cruzou e Luighi estava na área. O garoto, porém, não alcançou a bola. Restou o último ataque ao Botafogo, que não conseguiu converter em gol.
AGENDA
Na próxima rodada, o Palmeiras terá o Sport pela frente, sem Aníbal Moreno, suspenso pelo terceiro amarelo. Antes disso, o time recebe o Univeristario, do Peru, no Allianz Parque, com uma sólida vantagem de 4 a 0 construída em Lima pela Libertadores. Já o Botafogo vai a Quito duelar contra a LDU, após uma vitória por 1 a 0 no Rio. Depois, o adversário dos cariocas no Brasileirão será o Juventude.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Única
-
Rodada:
- 20ª
-
Data:
- 17/08/2025
-
Horário:
- 23:30
-
Árbitro:
- Davi De Oliveira Lacerda (ES)
-
Assistentes:
- Bruno Raphael Pires (GO) e Douglas Pagung (ES)
-
VAR:
- Rodolpho Toski Marques (PR)
-
Cartões Amarelos:
- Botafogo: Danilo
- Palmeiras: Aníbal Moreno e Murilo
-
GOLS:
- Palmeiras: Felipe Anderson 44’/1T
-
Público:
- 18.183 torcedores
-
Renda:
- R$1.052.565,00
-
Estádio:
- Nilton Santos
-
Local:
- Rio de Janeiro (RJ)




































































































































