Botafogo 0 x 1 Figueirense - Fogão com um pé na Série B e Argel Fucks está perto de livrar Figueirense do descenso
O gol da vitória saiu no começo do segundo tempo, três minutos depois do time carioca desperdiçar uma penalidade máxima com Jobson.
O Figueirense, sob o comando do elétrico técnico Argel Fucks, deu um largo e importante passo na sua luta contra o rebaixamento ao vencer o Botafogo, por 1 a 0, em São Januário
Rio de Janeiro, RJ, 19 (AFI) – O Figueirense, sob o comando do elétrico técnico Argel Fucks, deu um largo e importante passo na sua luta contra o rebaixamento ao vencer o Botafogo, por 1 a 0, no Estádio de São Januário, nesta quarta-feira à noite, no Rio de Janeiro, pela 35.ª rodada. O gol da vitória saiu no começo do segundo tempo, três minutos depois do time carioca desperdiçar uma penalidade máxima com Jobson.

A vitória foi justa e deixou o Figueirense com 43 pontos, em 13.º lugar, bem na frente por exemplo do pobre Botafogo, com 33 pontos (10 pontos a menos), em 18.º lugar, e praticamente rebaixado para a Série B, em 2015.
Este jogo foi transmitido, ao vivo para todo o Brasil, pela Rádio FUTEBOL INTERIOR que entrou em cadeia com a Rádio Regional FM 106,5, de Florianópolis. E também teve a cobertura da Rádio Manchete do Rio de Janeiro, outra emissora parceira do Portal Futebol Interior.
PARA SE FIRMAR
O Botafogo entrou em campo mais uma vez desesperado, considerando seus últimos quatro jogos como “decisões” na sua luta contra o rebaixamento. Na rodada anterior perdeu o clássico para o Fluminense, por 1 a 0. A sua última vitória aconteceu no dia 25 de outubro, quando venceu o clássico com o Flamengo, por 2 a 1, em Manaus, na Arena Amazonas. Na ocasião o rival rubro-negro usou um time misto, priorizando as semifinais da Copa do Brasil.
De outro lado, mais acima, o time catarinense foi a São Januário para buscar pontos e garantir sua permanência na elite em casa nos próximos jogos. Após o empate, por 1 a 1, com o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, o Figueirense tem no técnico Argel Fucks o aproveitamento de 50%, bem acima dos 19% de seus antecessores.
PRIMEIRA BAIXA
o Figueirense entrou em campo com a volta de dois titulares, que cumpriram suspensão: o zagueiro Thiago Heleno e o meia Marco Antônio. Mas ficou sem o volante Jefferson, justamente, quem marcou um golaço contra o Galo, em Minas, suspenso.
Logo aos oito minutos, Argel Fucks sofreu uma baixa por contusão. O experiente zagueiro Marquinhos sentiu uma fisgada na parte posterior da perna direita e teve que ser substituído. Entrou Nirley, que na rodada anterior atuou na vaga de Thiago Heleno. Tudo igual, portanto.
A primeira chance de gol foi do visitante. Aos 11 minutos, o goleiro Jefferson ficou na dúvida em pegar uma bola que tocou num zagueiro e quando tentou subir nele perdeu a dividida com Marcão. O atacante cabeceou de leve, a bola saiu devagar e foi para fora. Que susto!
Aos poucos, o Botafogo foi ganhando a disputa da segunda bola no meio campo e cresceu em campo. E respondeu com perigo aos 29 minutos. Após cruzamento de Bolatti e desviou na defesa a bola sobrou para o chute de longe de Jobson, que obrigou o goleiro Tiago Volpi a saltar e mandar para escanteio, numa grande defesa do goleiro de apenas 23 anos.
O jovem goleiro fez outra grande defesa aos 33 minutos, quando Júnior César fez o levantamento pelo lado esquerdo e no segundo pau, do outro lado, André Bahia apareceu para testar no ângulo. Volpi mandou para escanteio. Na cobrança, André Bahia cabeceou de cima para baixo, mas a bola subiu muito, tocou no chão e passou por cima do travessão. Já nos acréscimos, em jogada tramada pelo lado esquerdo da área, Murilo cortou um zagueiro e bateu rasteiro, mas Volpi se agachou e fez outra boa defesa.
PÊNALTI PERDIDO E GOL
O recomeço do segundo tempo deixou o clima quente. Antes no segundo minuto, Régis tentou o cruzamento pra a área e Cereceda levantou a perna e interceptou a bola com o braço esquerdo: pênalti claro. Na cobrança, porém, Jobson pisou na bola. Ele chutou o chão, tanto que levantou até poeira, e isolou a bola bem por cima do travessão, aos três minutos.
O castigo veio a cavalo, aos seis minutos, com o gol catarinense. Felipe pegou a bola do lado direito e virou pelo alto para o outro lado. A defesa botafoguense parou pedindo impedimento, mas Marcão e França subiram e este último desviou de cabeça. A bola entrou no canto direito de Jefferson.
A partir daí, os torcedores que foram em bem número a São Januário, passaram a vaiar ao time, não perdoando nem os erros de passes. Isso irritou o time, que cada vez facilitou mais a marcação catarinense. Aos 17 minutos, o Figueirense quase ampliou com Marcão e Pablo, que viram duas defesas seguidas de Jefferson e mais vaias vindas das arquibancadas.
O jogo ganhou contornos de desespero para o Botafogo, deixando o Figueirense mais tranqüilo para segurar a importante vitória fora de casa. Aos 23 minutos, o jovem Bruno Corrêa recebeu de costas na frente da grande área e bateu cruzado, mas para fora. Azar do Botafogo. Aos 29 minutos, Jobson, cansado foi substituído por Zeballos e recebeu uma sonora vaia da torcida.. Muito merecida.
No final do jogo, o capitão Jefferson reuniu todos os jogadores no centro do gramado, inclusive os reservas, conversou alguns segundos e depois agradeceram a torcida, que teve mais de oito mil pagantes em São Januário.
“Infelizmente a bola não está entrando. A fase não é boa, mas vamos lutar”, prometeu o goleiro da seleção brasileira.
ÚLTIMOS JOGOS
Agora só restam três rodadas. O Botafogo não vai ter vida fácil. Vai sair contra a Chapecoense, no final de semana, num confronto direto contra o descenso. Depois, ainda fora, vai medir forças com o Santos, na Vila Belmiro, encerrando a temporada contra o Atlético Mineiro, no Rio de Janeiro, de novo, em São Januário, porque está impedido de atuar no Maracanã para não ter suas rendas penhoradas por causas trabalhistas.
O Figueirense terá uma situação contrária ao time carioca, com dois jogos em casa. Vai receber o ameaçado Vitória, no fim de semana, em Florianópolis, depois sairá contra o São Paulo, preocupado com a Copa Sul-Americana, e vai receber na rodada final o Internacional.





































































































































