BOMBA! Pleno do STJD 'amarela' e Brusque recupera os pontos em caso de racismo contra Celsinho

Celsinho foi vítima de racismo por um dirigente do Brusque

Pleno do STJD não manteve a condenação em relação à perda de pontos

celsinho londrina
Celsinho foi vítima de racismo. (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro, RJ, 18 (AFI) – Às vésperas do Dia da Consciência Negra – comemorado no sábado, 20 de novembro -, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devolveu, nesta quinta-feira, os três pontos ao Brusque, que haviam sido tirados por conta dos xingamentos do presidente do Conselho Deliberativo do Brusque, Júlio Antônio Petermann, ao meia Celsinho, do Londrina. O jogador acompanhou todo o julgamento virtual.

Apesar do voto favorável do relator para manter a perda de pontos, todos os auditores foram contra. O Brusque, no entanto, foi punido com multa de R$ 30 mil e a perda de um mando de campo, que será cumprido apenas em 2022, pois seu último jogo como mandante será nesta sexta-feira, contra o Operário, pela 37ª rodada da Série B do Brasileiro.

“Celsinho não vai cortar o cabelo, mas nós do Tribunal vamos cortar seu preconceito”, disse o auditor Mauro Marcelo.

Petermann disse, na oportunidade, “vai cortar o cabelo seu cachopa de abelha”.

Com a recuperação dos pontos, o Brusque subiu para o 14º lugar com 44 pontos, ficando à frente de Ponte Preta (43), Remo (41), Londrina (41) – que abre a degola -, Vitória (40) e Confiança (36), todos na luta contra o rebaixamento.

celsinho stjd
Celsinho acompanhou o julgamento. (Foto: Reprodução)

RELEMBRE O CASO
Celsinho relatou ter sido chamado de “macaco” por um senhor ligado ao Brusque durante partida. No intervalo, o jogador chamou o quarto árbitro do jogo e chegou a apontar a pessoa que proferiu as ofensas racistas.

RECORRENTE
Foi a terceira vez que o jogador sofreu com racismo. A primeira foi no jogo contra o Goiás, no dia 17 de julho, onde um narrador e um comentaristas da Rádio Bandeirantes Goiânia usaram termos como “cabelo pesado”, “bandeira de feijão” e “um negócio imundo” para comentar do cabelo do atleta.

Pouco tempo depois, em partida contra o Remo, narrador Cláudio Guimarães, da Rádio Clube do Pará, falou que Celsinho vai “com seu cabelo meio ninho de cupim para bater na bola”.

Confira também: