BOMBA! Placa de aviso na FPF indica que A2 deve ter o mesmo formato do Paulistão

O quadro de aviso foi flagrado pelo Futebol Interior antes do Conselho Arbitral na FPF

Nesta terça-feira, a partir das 14h30, na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), acontece o Conselho Arbitral que decidirá as datas, formato e regulamento do Campeonato Paulista da Série A2 de 2014.

0002048125854 img

São Paulo, SP, 05 (AFI) – Nesta terça-feira, a partir das 14h30, na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), acontece o Conselho Arbitral que decidirá as datas, formato e regulamento do Campeonato Paulista da Série A2 de 2014. Presente ao evento, o Futebol Interior flagrou uma placa de aviso em que estão os dizeres “Paulistão 2014 Série A2 – sorteio dos grupos”, o que indica que a competição deverá ter a mesma fórmula do Paulistão, com os 20 clubes divididos em quatro grupos.

Conforme noticiado com antecedência pelo Futebol Interior, a fórmula agrada à Federação, presidida por Marco Polo Del Nero, que sempre mediu esforços para prejudicar os clubes do interior. Com a justificativa de que alguns clubes que disputam a Série A2 terão um calendário apertado por conta de Séries B, C e D do Brasileiro, a fórmula reduz o número de jogos.

0002048125854 imgQuadro de aviso na FPF nesta terça-feiraAgência FI

Após a primeira fase, os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final. Nessa fórmula, os quatro cabeças de chave seriam os clubes rebaixados da A1 em 2013 (Mirassol, Guarani, São Caetano e União Barbarense), que ficariam no primeiro pote do sorteio.

No pote 2 estariam os clubes que terminaram a A2 da 5ª a 8ª posição em 2013 (Guaratinguetá, Capivariano, Red Bull e Catanduvense. No pote 3, os posicionados de 9º a 12º posição (São José, Monte Azul, Grêmio Osasco e Velo Clube). No pote 4, os posicionados de 13º a 16ª posição (Santo André, Rio Branco, Grêmio Barueri e Ferroviária) e no pote 5 os clubes promovidos da A3 (Marília, São Bento, Batatais e Itapirense).

Nesta fórmula, os clubes disputam 15 jogos na Primeira fase, já que enfrentam todos os outros clubes com o exceção dos que pertencem ao seu grupo. Estarão rebaixados os quatro clubes com piores campanha entre os 20 que disputam a competição.

Presente na FPF, o presidente do Catanduvense, Reginaldo Borges, disse que acredita que a Federação vai impor a fórmula para os clubes, que não poderão ter muitas escolhas, mas dependendo dele, a fórmula continua a mesma de 2013.

“Os clubes iam votar contra essa fórmula, porque ela prejudica os clubes do interior, mas acredito que a Federação vai forçar os clubes a engolirem a mesma fórmula do Paulistão. Deveria ser mais democrático, mas Federação já definiu o que quer, Eu como presidente do Catanduvense vou lutar para a fórmula deste ano ser mantida”, disse ao Futebol Interior.

Também presentes, o diretor-geral do Red Bull, Rodolfo Kussarev acompanhado de Tiago Scuro, gerente de futebol do clube, disseram que independente da fórmula, vão em busca do acesso.

“A gente ainda não sabe como será o campeonato, mas independente disso, queremos entrar na disputa para conseguir o acesso com o Red Bull”, disseram.

Aprovada a mesma fórmula do Paulistão, os sorteios dosd grupos se dariam assim:

Pote 1 (clubes rebaixados da A1)
Guarani
Mirassol
São Caetano
União Barbarense

Pote 2 (clubes que passaram à 2ª Fase em 2013)
Capivariano
Catanduvense
Guaratinguetá
Red Bull

Pote 3 (clubes posicionados de 9º a 12º em 2013)
São José
Monte Azul
Grêmio Osasco
Velo Clube

Pote 4 (clubes posicionados de 13º a 16º em 2013)
Santo André
Rio Branco
Grêmio Barueri
Ferroviária

Pote 5 (clubes promovidos da A3)
Batatais
Itapirense
Marília
São Bento