Bomba! Mulher do Apito anuncia aposentadoria. Confira!
Campinas, SP, 30 (AFI) – Depois de muito tempo no apito, a árbitra Silvia Regina de Oliveira (foto ao lado) anunciou que não vai mais apitar jogos profissionais a partir de 2008. A decisão foi tomada após a realização do curso de instrutores de árbitros de futebol, realizado na última semana, na Granja Comary, em Teresópolis.
Silvia marcou época no futebol paulista e brasileiro, por ser a primeira mulher do Brasil a comandar uma partida de futebol masculino. Apesar dos erros, a agora ex-árbitra teve muito êxito nas funções dentro das quatro linhas e soube lidar muito bem com a pressão recebida dentro e fora dos gramados.
Mas Silvia Regina não vai totalmente abandonar o futebol, pois vai instruir na formação de novos árbitros, direito conquistado após a conclusão do curso certificado pela Fifa (foto) e poderá auxiliar na formação de novos profissionais do apito. Depois dela, as portas se abriram para outras mulheres se aventurarem na carreira, como: Ana Paula de Oliveira, Aline Lambert e Maria Eliza Correia Barbosa.
Confira abaixo o depoimento de Silvia em abandonar os gramados:
VOCÊS AGORA VÃO SABER DA ÚLTIMA: ESTOU DEIXANDO A ARBITRAGEM E NÃO É UM MOMENTO FÁCIL, MAS MESMO ASSIM ESTOU MUITO FELIZ.
JÁ ESTAVA CHEGANDO A HORA, POIS TEMOS UM LIMITE DE IDADE PARA ARBITRAR E O MEU LIMITE CHEGOU. CREIO TER CONTRIBUIDO BASTANTE COM O FUTEBOL DESBRAVANDO AS FRONTEIRAS PARA MULHERES ÁRBITRAS (VERDADEIRAMENTE ÁRBITRAS POR PAIXÃO) E DESFRUTEI MUITO DISTO TUDO, FAZENDO UM CURRÍCULO VASTO COM CLÁSSICOS, MUNDIAIS, OLIMPÍADAS, ETC. EM BREVE PUBLICAREI UM RESUMO DE MINHA CARREIRA.
ESTIVE FAZENDO UM CURSO NA GRANJA COMARY PARA INSTRUTORES DE ÁRBITROS DE FUTEBOL E AGORA JÁ SOU CERTIFICADA PELA FIFA. FOI O BLATTER QUE ASSINOU E TUDO, QUE MARAVILHA NÃO?
É MUITO BOM NÃO PASSAR POR UMA INTERRUPÇÃO LONGA ENTRE PARAR DE ARBITRAR E ENCONTRAR OUTRO CAMINHO DENTRO DO FUTEBOL. E EU O ENCONTREI.
ESPERO PODER TRABALHAR E AJUDAR A IMPLANTAR TODA A METODOLOGIA DA FIFA PARA FORMAÇÃO DE ÁRBITROS E ESPERO TAMBÉM, CONTINUAR SENDO FELIZ NO FUTEBOL. ABRAÇOS E MUITO OBRIGADA PARA TODOS, QUE DE UMA FORMA OU DE OUTRA CONTRIBUIRAM PARA MINHA CARREIRA DE ÁRBITRA.





































































































































