Bom momento para reflexão por parte da Federação Paulista
Bom momento para reflexão por parte da Federação Paulista
Depois das inacreditáveis goleadas ocorridas na última rodada do Campeonato Paulista da Série A3, o título conquistado pelo Flamengo, de Guarulhos, ficou em boas mãos. Na parte final, com dois empates diante do São Bernardo, levou a taça para casa. Terminadas as competições que formam a Primeira Divisão – A1, A2 e A3 – é momento da Federação Paulista de Futebol parar para uma profunda reflexão.
A temporada ficou manchada. Na Série A1, com a confusão armada no Palestra Itália com o “gás pimenta” transformado em “gás da fantasia”, porque eliminou o São Paulo da briga pelo título do Paulistão e custou punição branda ao Palmeiras – dois jogos e R$ 10 mil de multa. Antes disso, houve a interferência política direta do governador de Estado, José Será, que teria dado ordem à Polícia Militar de dar segurança total ao Palestra, em detrimento do Morumbi.
Na Série A2, o “jogo da marmelada” entra Oeste Mogi Mirim poderia até ter passado despercebida, não fosse o descuido do próprio Tribunal de Justiça Desportiva que tentou assumir uma postura de moralidade total. Quase que a competição foi por água abaixo. O Santo André, que não teve nada com a confusão, sagrou-se campeão com méritos.
Estes fatos denigrem a imagem do futebol paulista, que a cada ano perde força para outros Estados. Estaduais como o Goiano, Paranaense e até mesmo os clubes pequenos do Rio de Janeiro já estão sendo mais atrativos para os jogadores em termos financeiros. Tudo porque os clubes têm apoio de suas respectivas federações. É preciso abrir o olho para não ser engolido por outros Estados.
XV com Fescina
Depois da saída do presidente Adilson Maluf, que nunca entendeu nada de bola, o XV de Piracicaba tenta retomar o caminho certo. E começou bem com a contratação do experiente técnico José Carlos Fescina (foto), que conhece bem as dificuldades das Séries A3 e A3.
Segundona
Os dirigentes que participam da competição paulista – 45 clubes – ainda não entenderam bem o que é importante. Sem divulgação e promoção, a competição se torna inviável para a maioria, muitos deles com interesses políticos ou empresariais. Só serve para preencher o calendário.
Pintado vai bem
Com a interferência direta de seus dirigentes, é bastante complicado para os treinadores trabalharem no São Caetano. Mas Pintado (foto) está surpreendendo no comando do Azulão, vice-líder da Série B. O técnico já está ganhadno experiência e, em breve, com certeza, vai dirigir um grande clube.
Copa FPF
Dessa vez, corretamente, sem a presença dos grandes clubes, a Copa FPF vai movimentar os clubes do interior nesse segundo semestre. A competição ainda requer mais atenção da Federação Paulista e perdeu, pelo menos, metade do seu interesse, uma vez que não garante mais uma vaga na Série C do Brasileiro.
* Esta coluna é publicada toda terça-feira nos seguintes órgãos de comunicação:
Jornais
Diário de Marília
Gazeta Bragantina
Folha de Mirassol
Tribuna de Taquaritinga
Notícia da Manhã, de Catanduva
Correio de Lins
O Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo
O Progresso, de Ituverava
Oeste Notícias, de Presidente Prudente
O Jornal Rio Claro
Portais
Valenet (Vale do Paraíba)
Mais Interior (São Carlos)
Folha da Cidade (Araraquara)
Araras Virtual
* Caso sua empresa (jornal, rádio ou site) tenha interesse de receber esta coluna, gratuitamente, favor entrar em contato pelo seguinte e-mail: [email protected]





































































































































