Bola parada é tema de Moacir Júnior no Curso de Formação de Treinadores do Sitrefesp

Curso acontece entre 6 e 10 de dezembro

Treinador conquistou o acesso pelo ABC para a Série C

Moacir Junior ABC I
Moacir Júnior, técnico do ABC - Foto: Divulgação

Ribeirão Preto, SP, 1 (AFI) – Moacir Júnior ministra aula no 56º Curso de Formação de Treinadores do Sitrefesp (Sindicato dos Treinadores de Futebol do Estado de São Paulo) para falar sobre bola parada. O treinador, que nesta temporada garantiu o acesso do ABC de Natal à Série C do Campeonato Brasileiro 2022, fará aula prática no polo Ribeirão Preto, que acontece no i9 International Academy. O curso é de 06 a 10 de dezembro, de forma híbrida, e Moacir estará no interior ao lado de Juninho Fonseca e Mazola Jr.

CONTEÚDO
“Vou falar sobre bola parada, tanto ofensiva quanto defensiva. Hoje é um fator de definição de resultado, uma bola parada bem executada é fundamental. É o quinto momento do jogo. Se divide quando tem a bola e a recupera,  quando recupera a bola e tem que tomar uma atitude e a bola parada”, explica Moacir Júnior.
Para o treinador, a prática contribui para o entendimento. “Poder demonstrar, compartilhar e dar opção, variação de marcação quando da bola defensiva e movimentação na ofensiva, como pode executar, é importante. Tudo baseado em estatísticas de campeonatos europeus, brasileiros, estaduais. A gente quer demonstrar na prática fórmulas de ter eficiência”.
Moacir reforça a importância do profissional do futebol se reciclar. Ou mesmo aqueles que estão integrando ao mundo do esporte nesse momento. “Sem dúvida a formação é importantíssima, os cursos causam evolução, reciclagem, te traz network. O profissional que não se preocupar em melhorar o conhecimento, se aprimorar, ele realmente fica pra trás. Nos clubes,  além do conhecimento profissional, a questão da formação está sendo levada em consideração. Alguns campeonatos já exigem isso para que possa treinar as equipes”.