Blog do Lu: De cinegrafista a torcedor, um amante da Copa
Trabalhou em oito Copas do Mundo e foi como torcedor em mais duas. Carismático e competente, ele marcou época no jornalismo esportivo.
José Carlos Mosca, ou simplesmente o “Mosca”, ex-cinegrafista da TV Globo. Uma figura carismática no jornalismo e no futebol
Por LUCIANO LUIZ
Enviado Especial – FUTEBOL INTERIOR
Doha, Catar, 5 (AFI) – Reencontrei no Catar um velho amigo de coberturas esportivas. Um dos caras que me recebeu muito bem quando em 2000 iniciei minha trajetória em treinos e jogos da seleção brasileira. José Carlos Mosca, ou simplesmente o “Mosca”, ex-cinegrafista da TV Globo e que sempre fazia de tudo para me ajudar e me encaminhar pelos melhores caminhos nas coberturas da Seleção.
Com 65 anos de vida e muita simpatia, José Carlos Mosca está vivendo sua segunda Copa do Mundo como torcedor. Sua paixão pela seleção brasileira começou cedo e a partir da década de 1980 iniciou sua trajetória em coberturas.
PASSOU POR 48 PAÍSES
Conversando com sua filha e com a ajuda de um mapa ele chegou a registrar 48 países onde visitou acompanhando partidas de futebol. Desde Copas do Mundo, até amistosos, Eliminatórias e Jogos Olímpicos.
Trabalhou durante anos pelas tvs Bandeirantes e Globo e hoje faz questão de curtir apenas na arquibancada ao lado da esposa.
“Eu fiquei atrás do gol muitos anos, hoje vejo meus amigos lá e dá até uma saudade, mas prefiro agora só olhar e curtir sentado nas cadeiras. Já cumpri minha missão ali no campo”, declarou.

GRANDES AMIZADES
Mosca sempre teve um jeito de abraçar a todos, inclusive os atletas, o que rendeu grandes amizades com jogadores que ele desfruta até hoje.
“Graças ao futebol eu conheci Pelé, Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Neymar, dentre tantos outros e isso é algo que me deixa muito feliz”, comentou.
E o lado torcedor está confiante na seleção brasileira rumo a mais uma conquista.
“Estou muito confiante, nós vamos partir para os outros jogos e levantar o caneco, eu estou aqui para ver isso”, finalizou.
Momentos antes do início do jogo, um susto. O nosso querido amigo teve um pequeno mal estar e foi levado para o ambulatório do estádio. Os médicos, por precaução, o encaminharam para um hospital de Doha, mas ele logo foi medicado e liberado. Agora já se encontra em seu hotel, sem nenhum problema.
Saúde amigo e segue a Copa !!!
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Futebol Brasil
Leila critica Flamengo contra o sintético e BAP responde
08/12/2025 -
Futebol Brasil
Com técnico do Mirassol e Flamengo dominante, CBF divulga seleção do Brasileirão
08/12/2025 -
Futebol Brasil
Flamengo aguarda renovar com Filipe Luís até o Natal
08/12/2025 -
Futebol Brasil
Guarani reforça departamento de performance com 3 profissionais
08/12/2025






































































































































