Blog do Ari: Teimosia de Tite pode tirar Corinthians da Libertadores

Time envelhecido patina no Campeonato Brasileiro

0002048115240 img

Outro dia, no programa Bom de Bola comandado pelo craque Neto, na TV Bandeirante, o repórter Fernando Fernandes ousou dizer que jamais alguém poderia admitir a queda de produção do Corinthians neste Campeonato Brasileiro.

Se fosse leitor da coluna jamais teria generalizado. Seria informado no dia 20 de janeiro do título da postagem que já remetia a coletividade corintiana à reflexão: ‘Pare de teimosia Tite; remoce o time do Corinthians!’

O corintiano que conferiu o texto daquele empate por 1 a 1 com o fraco San Jose, na Bolívia, pela Libertadores, conferiu citação que ‘um dos claros motivos de o Corinthians não estar jogando bem é o envelhecimento do time, sem que o treinador Tite tome as devidas providências de remoçá-lo gradualmente.

0002048115240 img

PAIZÃO

E o arremate da coluna era com alerta: a sorte está lançada. Ou Tite abandona o estilo paizão, sacando veteranos sem pernas, ou o Corinthians não terá a certeza de sequer realizar uma boa campanha da competição.

No dia 17 de fevereiro, Paulistão, no empate do Corinthians por 2 a 2 com o Palmeiras, no Estádio do Pacaembu, o título da coluna foi quase um Ctrl C + Ctrl V: ‘Corinthians precisa dar remoçada na equipe’.

Foi citado na ocasião que a entrada do meia Renato Augusto no lugar de Danilo serviu para dar mais mobilidade na transição do meio-de-campo ao ataque.

O Corinthians dormiu nas glórias da vitória, com a conquista do título do Mundial de Clubes em dezembro passado, e achou que não precisava fazer replanejamento, com substituições de ‘peças’ que apresentassem mais gás. A reposição foi com Ibson e Maldonato no meio de campo.

Aí ,‘os’ pernas cansadas como Alessandro, Fábio Santos, Danilo, Douglas e Emerson travaram – exceto Douglas em alguns jogos. Soma-se a isso a perda do volante Paulinho que foi jogar na Europa e contusão do substituto natural, Guilherme.

O erro de planejamento pode custar perda da vaga à Libertadores do ano que vem.